• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Atleta paralímpico paga do bolso preparação para o Mundial

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0


Um atleta paralímpico do Fundão está a custear do seu bolso todas as despesas de preparação para o Campeonato do Mundo de Atletismo (Desporto Adaptado).

Gabriel Macchi, medalha de bronze nos 5 mil metros do Campeonato Europeu de Atletismo da IBSA (Federação Internacional de Desporto para Cegos), em 2009, na Grécia e 14.º classificado na Maratona dos Jogos Paralímpicos de Pequim2008, parte no dia 13 para aquele País do Pacífico, onde vai disputar as provas de 10 mil metros e da maratona, na categoria de amblíopes.

“Tudo aquilo que preciso para a minha preparação sai do rendimento familiar. Não tenho patrocínios e as verbas da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência (FPDD) e do Comité Paralímpico de Portugal (CPP) estão muito atrasadas”, lamenta.

O atleta ainda nem sequer foi ressarcido das despesas efectuadas num estágio nacional realizado no último verão.

Professor de Educação Física, no Agrupamento de Escolas Serra da Gardunha, Gabriel Macchi sente-se desiludido pela “diferenciação de tratamento” em relação aos atletas olímpicos. “Não têm estas dificuldades na preparação”, desabafa.

Recordista nacional dos 5 mil e 10 mil metros, Macchi, de 35 anos, não pôde realizar qualquer estágio em altitude: “treino nas ruas do Fundão, naquelas com menos trânsito”. E fá-lo nas bermas: “não posso correr nos passeios, por causa dos postes e dos sinais”.

Depois da participação nos Jogos Paralímpicos de Pequim, em 2008, este atleta do Grupo Convívio e Amizade nas Donas (freguesia do concelho do Fundão) solicitou uma reunião à autarquia fundanense: “na altura prometeram apoiar a minha preparação, mas até hoje não recebi nada”.

A comitiva portuguesa, com cerca de duas dezenas de atletas, parte dia 13 para a Nova Zelândia. Gabriel Macchi, acompanhado pelo guia Martim Nunes, também seu treinador, corre os 10 mil metros no dia 23 de Janeiro e a maratona no dia 30. Na prova rainha espera fazer um tempo entre as 2:35 horas e as 2:40. “Já deu para conquistar medalhas com estas marcas”, refere.

Como está incluído no Projecto Paralímpico Londres2012, o CPP paga as despesas de deslocação, na ordem dos quatro mil euros. “Esse valor é suportado em detrimento do apoio para material e para a preparação que deveria existir a este nível”, diz o fundista, que desde 2006 tem participado em todos os campeonatos nacionais (cinco vezes consecutivas campeão dos 5 mil metros) e internacionais destinados à área visual.


sapo desporto

_____________
 
Topo