• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Qual é o maior lago de Portugal?

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Mensagens
7,803
Gostos Recebidos
28
Qual é o maior lago de Portugal?
 

katy

GF Prata
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
288
Gostos Recebidos
1
Boas
Não quero ser desmancha prazeres, mas ,não vamos confundir LAGOS com ALBUFEIRAS...o que torna o Alqueva num lago sim ,,,mas,,,,Artificial... o que embora se trate de lagoa, penso que a maior, é a lagoa de fermentelos...perto de Aveiro...muito maior que a lagoa da Ervideira perto de Mira .
Eu sei que a pergunta é ...''qual o maior lago'',,,e não a maior lagoa,,,mas pode-se enquadrar no mesmo conceito.

Cumpts.

katy
 

marcruzlda

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
87
Gostos Recebidos
0
localizaçao da Lagoa da Ervedeira

Boas
Não quero ser desmancha prazeres, mas ,não vamos confundir LAGOS com ALBUFEIRAS...o que torna o Alqueva num lago sim ,,,mas,,,,Artificial... o que embora se trate de lagoa, penso que a maior, é a lagoa de fermentelos...perto de Aveiro...muito maior que a lagoa da Ervideira perto de Mira .
Eu sei que a pergunta é ...''qual o maior lago'',,,e não a maior lagoa,,,mas pode-se enquadrar no mesmo conceito.

Cumpts.

katy

Aqui deixo a localização exata da Lagoa da Ervedeira ficando esta um pouco distante de Mira :
Lagoa da Ervedeira uma lagoa localizada na freguesia de Coimbrão, município de Leiria. Mais um tesouro bem guardado no Centro de Portugal que gostaríamos de dar a conhecer por toda a parte do mundo, contamos consigo para que isso aconteça ,venha fazer parte da nossa comunidade e Divulge. um Bem haja .
Lagoa da Ervedeira by Grupo de Amigos Da Lagoa Da Ervedeira
Lagoa da Ervedeira Video 1
Lagoa da Ervedeira Video 2
Lagoa da Ervedeira e o seu Habitat Patrimonio Natural
Facebook
ihjk.jpg 1558388_537128916399672_859627881_n.jpg
Comprimentos:
marcruzlda
 
Última edição:

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,471
Gostos Recebidos
9
Maiores Lagos de Portugal

O maior lago artificial de Portugal

Alqueva é a maior barragem de Portugal e da Europa, situada no rio Guadiana, no Alentejo interior, perto da fronteira espanhola.
Tem 250 km2 de superfície, 83 km de comprimento e 1160 km de perímetro, sendo considerado o maior lago artificial da Europa.
Barragem_de_Alqueva_3.jpg

A barragem foi construída com o objectivo de armazenar água destinada ao regadio para toda a zona do Alentejo e também para a produção de energia eléctrica, além de outras actividades complementares. Diversas infra-estruturas do Sistema Global do Alqueva encontram-se já construídas e muitas outras em fase avançada de projecto.

O maior lago natural de Portugal

A Pateira de Fermentelos ou simplesmente Pateira é uma lagoa natural, localizada no triângulo dos concelhos de Águeda, Aveiro e Oliveira do Bairro, antes da confluência do Rio Cértima com o Rio Águeda. É circundada pelas freguesias de Óis da Ribeira, Fermentelos, Espinhel e Requeixo. É a maior lagoa natural da Península Ibérica. É uma zona muito rica em fauna, flora e espécies aquáticas, incluindo diversas espécies de aves tais como: rabilas, curtos, pica-peixes, e vários tipos de patos. Na flora podemos encontrar desde de nenúfares, canizia e bonhos. A nível piscatório existem achigã, lúcio, carpa, tainha, perca, sendo conhecida pelos seus pimpões existem também grandes quantidades de lagostins-vermelhos e variados tipos de rãs.

Fonte: Wikipédia.

[video=youtube_share;FYoIltE7sXk]http://youtu.be/FYoIltE7sXk[/video]

Lagoa das Sete Cidades (São Miguel)

A lagoa das Sete Cidades é o maior lago de água doce dos Açores e está situado na zona oeste da ilha de São Miguel. Envolvida por uma paisagem paradisíaca, convida a um passeio ou a um piquenique nas suas margens tranquilas. Ocupa uma área de 4,35 km2 e é um duplo lago composto pelas lagoas Verde e Azul, ligadas por um canal pouco profundo, atravessado por uma ponte onde passa a estrada de acesso à freguesia das Sete Cidades. O comprimento máximo da lagoa, no sentido norte-sul, é de 4,2 km, por uma largura de 2 km. A profundidade máxima é de 33 metros.
337648.jpg

A famosa lenda atribui a diferente cor das águas das lagoas às lágrimas vertidas por
uma princesa de olhos azuis e a um pastor de olhos verdes, ao verem o seu amor
contrariado. Em 2010 foi classificada como uma das Sete Maravilhas Naturais de
Portugal.

A Lenda das Sete Cidades!
[video=youtube_share;5_hTQi2JMg0]http://youtu.be/5_hTQi2JMg0[/video]
 
Última edição:
Topo