• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Full Load e suas vantagens

H

helldanger1

Visitante
No que toca a temperaturas ainda tenho que referir outro aspecto muito, mas mesmo muito importante. Quando se fala em temperaturas temos duas situações:

1- Full Load (Temperaturas medidas com o cpu a funcionar a 100%)

2- Idlle (Temperaturas medidas com o cpu praticamente sem processos a decorrer)

Quando se fala de overclock, acho absurdo relativizar-se a palavra temperatura, para a temperatura em Idlle (mas algumas pessoas cometem esse erro). Ou seja, na minha opinião e não só minha, quando em overclocking falamos de temperaturas (sem referir se é em Full Load ou Idlle) estamos implicitamente a falar de temperaturas em Full Load.

Porquê perguntam vocês? Porque simplesmente o overclock e os seus riscos são demasiados sérios para estarmos a brincar com um factor tão importante. Que nos adianta saber que a temperatura em Idlle é de 45º se essa temperatura em Full Load pode disparar para 60º ou mais?? A diferença entre o estado Idlle e Full Load é sempre superior a 10º, por isso tenham cuidado e não se fiem nas temperaturas em Idlle. Eu por omissão sempre que falo de temperaturas falo em Full Load e muitos deveriam fazer o mesmo.

Outro factor vantajoso de se falar em Full Load e não em Idlle é porque em Idlle não conseguimos testar a 100% a estabilidade da máquina. Para conseguirmos testar a estabilidade do sistema, temos que ter esse sistema saturado (de trabalho), só assim conseguimos saber ou não, se ele aguenta sobre as condições mais adversas. Ter um sistema que aguenta sobre as condições mais complicadas, também vai aguentar situações menos complicadas o contrário já não se verifica. Para que me serve ter um sistema overlcockado se quando estou em Idlle tudo funciona bem, mas depois ponho uma série de programas pesados a funcionar e tenho um blue screen, um reboot, ou um erro?

Outro grande beneficio de estarmos sempre a trabalhar em Full Load com overclocking é que sabemos qual é a temperatura máxima do sistema e sabemos que essa temperatura só irá subir se a temperatura ambiente subir. Como podem verificar a temperatura em Full Load é muito, mas muito mais estável que a temperatura Idlle, para alem de que sempre ouvi dizer que qualquer componente, seja ele qual for, prefere temperaturas estáveis a constantes variações de temperaturas.

Outros Cuidados

Para além das temperaturas existem outros factores a ter em consideração, como por exemplo, a migração de corrente da qual os Pentium 4 sofrem bastante, isto a partir de vcore's de 1.7v. Podem consultar aqui e aqui alguns dados sobre este factor (um agradecimento especial ao Drak que me forneceu os links). Mas existem muitos outros cuidados a ter, específicos de cada marca/modelo. Por exemplo nas Boards, algumas medem e devolvem temperaturas bastante superiores as reais outras é ao contrário e existem muitas outras situações que são demasiado especificas para estar aqui a falar de todas elas. O que interessa fixarem na vossa mente é que nada é perfeito e como tal nunca será de mais consultar o universo da internet para saberem tudo e mais alguma coisa sobre o vosso equipamento informático, para o conhecerem melhor e estarem ao corrente de todos os seus trukes.

Para quem está a pensar comprar equipamento, recomendo seriamente que se informem muito bem antes de comprarem o que pretendem. Nem todos os componentes tem a mesma capacidade e potencialidade em Overclock, um grande exemplo disso são as Boards que muitas delas estão limitadas a um determinado FSB, ou vcore, etc. Por isso nunca será de mais dizer: Vasculhem, procurem tudo o que puderem sobre o que pretendem comprar.

Retenção de expectativas

Já vi muito boa pessoa, ficar completamente desiludida com os resultados do overclocking obtido. Cada componente é único e mesmo dentro do muito bom, podemos encontrar do menos bom e vice versa. Já vi P4 1.8A a darem só 2.0 mas também já vi 1.8A a darem 3.0 com air cooling, diferença brutal, não é? Eu também fiquei espantado, mas o que é certo é que cada componente é único e como tal não devemos procurar os casos únicos mas sim a média, depois é só rezarmos para que nos tenha calhado um componente na média ou acima dela. O overclocking para alem de ser algo que requer alguma perícia também requer muita sorte.



Riscos/Desvantagens do Overclocking.

Como já devem ter percebido, o overclocking também possui riscos. Riscos estes que podem ser limitados como em tudo na vida. Pegando no exemplo dos carros, todos andamos de carro, alguns de nos até somos condutores e sabemos que é um risco andar na estrada, mas não é por isso que deixamos de andar. O segredo está no controlo desses riscos, sabemos que existem e temos que os dominar/controlar, usando cinto, respeitando as regras do código, etc. Aqui é a mesma coisa, antes de começarmos a praticar overclocking, temos que estar cientes dos riscos e temos que estar prevenidos para podermos enfrentar esses riscos em condições de não nos afectarem.

Deterioração do equipamento

Este é sem dúvida um dos factos que mais preocupa todos os overclockers e aspirantes a overclockers e é também aquele que menos conseguimos controlar. Um processador quando é "construído" tem como objectivo ter uma determinada durabilidade. Existe sempre uma garantia de 1 ou 2 anos, mas o processador em questão não é feito para funcionar apenas durante esse tempo, como é obvio. A durabilidade de um cpu em condições normais, está estimada a mais ou menos 10 anos. Aquando da prática de overclocking essa durabilidade é logicamente reduzida. Agora para quanto?? É complicado responder a esta pergunta, mas os experts estimam esse valor em 5 anos. Cada caso é um caso e existem sempre excepções à regra, mas eu apoio a opinião dos mais entendidos.

Temperaturas

Cá estou eu outra vez a falar das temperaturas... Mas este é um mal necessário. Uma forma de controlarmos os riscos de um overclocking é controlando as temperaturas. Por isso instalem um programa de computação distribuída como os seguintes:

UD Agent

Seti@Home

E ponham lá, um destes programas a funcionar como background 24h/24h, se conseguirem ter o computador ligado 24h (sem crashes e afins) com um destes programas a funcionar e trabalhando normalmente no computador (Jogando/Trabalhando em CAD/Internet/etc), estão de parabéns porque conseguiram estabilizar o vosso sistema. Tenham outra situação em atenção, se o vosso sistema já anda a dar erros sem mais nem menos (ainda antes de praticarem OC) vai ser-lhes complicado determinar se o sistema está ou não estável, por isso uma instalação nova do sistema operativo não será de excluir ainda antes de começarem a overclockar. E lembrem-se de testar a estabilidade, anotarem as temperaturas, etc do vosso sistema ainda antes de praticarem overclocking, de forma a poderem acompanhar a evolução das temperaturas e estabilidade do sistema em condições de poderem detectar qualquer anomalia.

Temperaturas máximas recomendadas (estas temperaturas não deverão ser ultrapassadas em muito):

Chipset: 45º

CPU: 60º

Placa Gráfica: 75º

Temperatura Ambiente da caixa: 40º

cumpts
hell
 
Topo