• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Reeplantar jardim!!

Tred1

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 6, 2007
Mensagens
13
Gostos Recebidos
0
Boa tarde

Tenho um pequeno jardim na parte trás do meu apartamento com 15 metros de comprimento por 5 de largo.





A minha ideia inicial era de colocar uma laranjeira de um lado , palmeira(Cycas revoluta – Cica, sagu, palmeira-sagu ) ao centro um pouco recuada para fazer um pequeno lago a frente dela e uma tangerineira no outro lado.Mas tudo isso foi destruido por uma cadela araçada de pastora alemã e projecto de cão(pequinês)...Por problemas com o barulho que a cadela fazia , tive que a levar para casa dos meus sogros.
E agora quero reconstruir tudo!!!

Primeiro quero reparar o estado em que ficou a relva!!!




Tenho andado a replantar aos buracos, mas sera que isto vai dar resultado ???



No meio ainda ficou o resto da palmeira que estava a começar a rebentar novamente mas o pequinês tratou dela, agora vedei , para evitar isso.



A minha ideia actual é de plantar novamente as laranjeiras(Li em qualquer lado que as arvores de citrino não se dão em relvados, isto é verdade ???se sim tenho que pensar em arvores)e fazer um arranjo com pedra e uns arbustos ou mesmo uma pequena arvore num vaso no centro...

Pessoal umas dicas e ideias reparar o relvado e fazer um centro bonito são bem vindas... obrigado!!!
 

yz.™

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jul 22, 2008
Mensagens
2,266
Gostos Recebidos
0
A palmeira já foi! não tem folhas não tem vida.Devia ter um metro sem relva (caldeira)para a poderes regar.Precisava de ser regada até estar bastante bem enraizada no solo.A relva nota-se que precisa ser regada mais vezes e aparada.Quanto á laranjeira precisará toda a sua vida de uma caldeira para rega própria independente da relva,seja o clima frio ou quente.O solo e o clima terá sempre muita influencia no desenvolvimento das varias espécies de árvores.
novecoisasarvores05.jpg
O plantio de uma árvore é uma operação simples, mas que requer cuidados. O primeiro passo é escolher a espécie adequada para as condições do local. Ainda temos que observar qual o nosso objetivo ao escolher uma árvore (para sombra,frutas ou ornamentação). Se não pensarmos bem e nos informarmos sobre a espécie adequada para o local poderemos ter que, no futuro, cortar uma árvore plantada em local inadequado ou não obter o efeito desejado dela. Por isto é bom se informar sobre a espécie antes de plantá-la.Existem vários tipos de plantação de árvores (torrão e raiz nua) são os mais vulgares.Se uma árvore é plantada correctamente, ela crescerá duas vezes mais depressa e viverá pelo menos o dobro de tempo do que uma plantada incorrectamente. Faz uma cova com cerca de 30 centímetros de profundidade e, com aproximadamente 5 vezes o diâmetro do torrão da raiz. Deste modo a árvore crescerá mais saudável.Ao fazer o transplante, deve manter-se a terra à volta da raiz. Deves segurar sempre a planta pelo torrão e, não pegar só no caule ou nos ramos. Não deixes nunca secar o torrão. Para a raiz nua é na prática o mesmo.Não esquecer que é sempre preciso regar o que acaba de ser plantado.
 

Tred1

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 6, 2007
Mensagens
13
Gostos Recebidos
0
Não sei se a palmeira ja foi!!! Como referi ela foi toda roida por uma cadela , e a um mes começou a rebentar novamente. Se rapar um pouco daquela casca castanha superficial ,por baixo ela esta verde , ela ja tem cerca de 1 ano , pode e demorar outros tantos meses ate que rebente novamente...

Quanto a relva , era para ter sido aparada se nao estivesse de chuva...
Precisar de agua ... talvez mas leva todos os dias 2 regas , uma as 20h e outra as 7h de cerca 5 minutos .
Mas o que me aconselhas para repovoar ? Será que vai dar resultado o que fiz?

As arvores quero para ter os frutos, dispenso a sombra , alias, nem as quero deixar cresçer muito .
E vou deixar um circulo de volta delas com a mesma pedra que utilizar no centro que quro fazer.Será suficiente?
 
Última edição:

yz.™

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jul 22, 2008
Mensagens
2,266
Gostos Recebidos
0
A palmeira (vi agora) como é tropical e bem bonita é possivel que resista.Convem ter o espaço dentro da rede em terra (mexida) com caldeira.Não parece mas como tens muita humidade é de aproveitar e transplantar, porque não? A que está no sítio das covas das árvores por exemplo,ou de um canto que poderá depois ser novamente semeado com a mesma variedade de semente.Os pequenos espaços vão ser preenchidos naturalmente.As árvores de fruto de um modo geral,há que ter em conta a melhor época de transplante que é algum tempo antes da rebentaçáo no fim do Inverno .Covem ter sempre á volta um circulo (caldeira) porporcional ao seu tamanho pelo menos sem ervas que neste caso é relva.
 

Tred1

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 6, 2007
Mensagens
13
Gostos Recebidos
0
Boas

A palmeira ja esta a responder e ja rebentou novamente.
Este fim de semana quero por maos a obra e arrancar aquela relva estragada e replantar , aproveito que estou com a mao na pa e enxada e arranco ja do centro tb...

Ideias para este espaço???Sendo que sera um xerojardim... [/IMG]

Ja agora uma duvida ,para um lago destes com 65ltrs precisarei de filtro, so la vou por 2 tartarugas pequenas e talvez 1/2 plantas ...
 

yz.™

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jul 22, 2008
Mensagens
2,266
Gostos Recebidos
0
Boas
Uns pequenos canteiros rusticos com pedras com arbustos verdes, flores,roseiras alfazema hortenses etc e uns caminhos com lages tambem pode embelezar e dar alguma cor ao jardim.Quanto ao lago parece que precisa de mais alguma criatividade em redor!?
A relva para transplantar deve ser levantada com as raizes e o maximo de terra em blocos +ou - no formato do espaço que vai preencher.
Quem corre por gosto não cansa.:)
 

Tred1

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 6, 2007
Mensagens
13
Gostos Recebidos
0
Boas

A mangueira marca a zona de relva que vou arrancar , e encher com cascalho e tijolo\telha e algumas plantas, claro que nao vai ficar assim.
A relva nao vou replantar , prefiro arrancar a que esta estragada , remexer a terra para trazer terra boa pra cima ,alisar e semar novamente para ficar certa com a que esta.
 
Topo