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Tópico: Táxis do Mundo!

  1. #16
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    Padrão Taxi de Hong Kong - Tung Chung (Lantau)


  2. #17
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    Padrão Taxi de Buenos Aires - Peugeot 405


  3. #18
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    Padrão Taxi do Rio de Janeiro - Fiat Marea 1995


  4. #19
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    Padrão Taxi de Tóquio - Nissan Cedric


  5. #20
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    Padrão Taxi de Tóquio - Nissan Cedric


  6. #21
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    Padrão Táxis de Havana

    A população cubana utiliza táxis colectivos que são pagos em pesos. Para os turistas existem empresas privadas que, com carros equipados com taxímetro, cobram em dólares. Ainda hoje, modelos de Ford Fairlane continuam a ser utilizados como táxis em Cuba. Mais ou menos conservados, estes velhos automóveis são verdadeiras jóias para os coleccionadores, sobretudo norte-americanos, que se deslocam à ilha para os comprar. Membros de uma ampla gama que foi diversificada até ao termo da produção em 1969, os primeiros modelos do Ford Fairlane foram lançados no mercado em 1955. Produzidos entre 1955 e 1969, com motor de 6 cilindros e uma velocidade máxima: 106 km/h.

    Ford Fairlane – Havana 1956
    Última edição por mjtc; 21-09-2014 às 17:54.

  7. #22
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    Padrão Táxis do México

    Na Cidade do México existem várias companhias e diferentes modalidades de contratação. Os Táxis especiais são brancos com riscas cor-de-laranja e não podem ser mandados parar na rua, atendendo apenas por chamadas telefónicas. O Volkswagen pintados de amarelo ou verde são táxis normais. Os condutores dos que têm um distintivo branco e vermelho falam inglês e são mais caros. Por fim, os táxis que operam no aeroporto têm o símbolo de um avião para se distinguirem dos outros.

    Curiosidade: Como os «carochas» apenas têm duas portas e o acesso ao banco traseiro ser difícil, a maior parte não tem o assento do «pendura» o que facilita a entrada e saída dos passageiros.

    Volkswagen Coccinelle Vocho - Um dos modelos mais populares do mundo, chamado de Fusca no Brasil, este táxi é até hoje um símbolo no México. Com motor boxer 1.6 litros, o modelo de quatro cilindros alcança 50 cv de potência e foi fabricado no México de 1955 a 2003. Actualmente ainda monopoliza as corridas "populares" na sempre engarrafada capital mexicana. Mas não é muito recomendável, já que se costuma dizer que sempre optam pelos caminhos mais longos para levar os turistas.

    Última edição por mjtc; 21-09-2014 às 17:53.

  8. #23
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    Padrão Táxis do Brasil

    A cidade de São Paulo agrega o maior número de táxis do Brasil, com aproximadamente 33.000 táxis, dos quais cerca de 4000 são táxis de frotas, que são de propriedade de empresas. Na maior parte do Brasil e do mundo, os táxis trabalham através de licenças emitidas pelo Poder Público. Em Curitiba, em 1976, surgiu o primeiro serviço de rádio-chamada (rádio-táxi) do Brasil. Actualmente existem serviços de rádio-táxi em praticamente todas as capitais e cidades principais do Brasil. No Brasil não se adopta um modelo único de veículo para táxi; então numa mesma cidade haverá carros grandes ou pequenos, de diferentes marcas e modelos actuando no sector. Algumas cidades adoptam uma cor padrão para os veículos de táxi. Por exemplo, em Curitiba a cor padrão é laranja. A maioria dos táxis no Brasil hoje é da cor branca.

    Táxi de Curitiba (Brasil)

    Frota de Táxis de São Paulo (Brasil)

  9. #24
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    Padrão Peugeot 504 - Táxi Oficial da Argentina

    Nunca um carro francês fez tanto sucesso na Argentina. O Peugeot 504 é o modelo de táxi mais emblemático de Buenos Aires. Com motor a diesel 2.3 litros e 70 cv, o três volumes alcança velocidade máxima de 145 km/h e tem capacidade para cinco passageiros. De 1968 a 1987 foram produzidos na Europa 3,7 milhões de unidades da versão, caracterizada pela traseira com queda acentuada.
    Última edição por mjtc; 21-09-2014 às 17:52.

  10. #25
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    Padrão Citroën 11 cv BL Traction Avant

    Fabricado durante quase um quarto de século, o 11 BL TA, do qual se venderam 400.000 unidades, foi o primeiro automóvel com tracção à frente a ser produzido em série. Conhecido pela alcunha do "Arrastadeira" foi produzido entre 1934 e 1957, com motor de 4 cilindros em linha, 11 cv, capacidade do depósito de 50 litros e atingindo uma velocidade máxima: 106 km/h.
    Última edição por mjtc; 21-09-2014 às 17:51.

  11. #26
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    Padrão Tuk Tuk TT 350 SD - Triciclo-táxi da Tailândia

    Um dos táxis mais inusitados do mundo circula na Tailândia. O modelo asiático é muito popular no país e serve para transportar desde pessoas e animais a sacos de alimentos em geral. Sem janelas ou portas, o triciclo que teoricamente carrega três passageiros, alcança velocidade máxima de 90 km/h e é produzido desde 1960. Com boa agilidade no tráfego pesado, o Tuk Tuk tem motor dois cilindros e 23 CV de potência.

  12. #27
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    Padrão Austin FX4 – O Emblemático Táxi Londrino.

    O aspecto do FX4 permaneceu quase inalterável até 1997, sendo o táxi londrino das décadas de 1960 e 1970. Depois foi substituído pelo FX4R, de aspecto semelhante mas com motor Land Rover, que foi substituído por sua vez, em 1985, pelos modelos LTI FX4S e FX4S Plus, e estes últimos pelo LTI Fairway (com motor Nissan), que continuava a conservar a linha do velho FX4 que apareceu em 1989. Depois de quase 40 anos acostumados às linhas do FX4, em 1997 apareceu o LTI TX1, mais moderno e com design de monovolume, que pouco a pouco vai substituindo o velho estilo imposto pelo FX4. Produzido a partir de 1957, o Austin FX4 pesava 1664 kg, tendo uma capacidade de depósito de gasolina: 52,5 litros. Está equipado com um motor de 4 cilindros e 2600 c.c., atingindo uma velocidade máxima: 90 km/h. Foram fabricados aproximadamente, 100.000 veículos.
    Última edição por mjtc; 21-09-2014 às 17:51.

  13. #28
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    Padrão Táxis Lisboetas

    O serviço de táxis de Lisboa é um dos melhores da Europa, tanto pela sua qualidade como pela sua quantidade. Actualmente convivem ainda táxis pretos de tejadilho verde claro com os novos modelos de cor bege. O Mercedes 180D foi o primeiro automóvel com motor diesel a alcançar um grande êxito de vendas. Foram fabricadas 150.000 viaturas entre 1954 e 1962. Chamavam-lhes os Matateus, porque um jogador de futebol com esse nome terá sido o primeiro proprietário de um Mercedes 170D, o modelo anterior. E por isso, o 180D herdou a alcunha. Os Matateus só muito mais tarde desapareceram das nossas praças de táxis, substituídos por carros de outras marcas, e também, outros Mercedes Benz, entre eles o 220D, um sucessor natural e já na década de 80, o 190D.

    Muitas histórias se contam ainda hoje nas praças, entre os profissionais mais velhos; algumas serão lenda. Mas a existência de motores que duraram mais de três milhões de quilómetros, isso ainda hoje ninguém ousa colocar em dúvida. Até porque, parece, não existem actualmente motores capazes de tais proezas. Portanto, ainda hoje deixam saudades. Eram duros, lentos, poderosos e duravam. Na verdade, o 180D foi o segundo automóvel da Mercedes Benz de grande produção equipado com um motor a gasóleo – o primeiro e talvez mesmo pioneiro, foi o "marreco" 170D – e a sua fiabilidade e qualidade de acabamentos, situada numa fasquia muito acima do normal para a época. O primeiro motor a gasolina do 170D era um bloco de válvulas laterais, de 1767cc e 52 cv (126 km/h). Em 1957, foi substituído por um bloco de 1897cc, quatro cilindros e uma árvore de cames, com uma potência de 65 cv (136 km/h) – que no contemporâneo 190 SL, chegou aos 105 cv, permitindo uma velocidade máxima de 171 km/h! Foi com este motor que a produção encerrou em 1962. Por sua vez, em 1953 o Mercedes-Benz 180D tinha um motor de 1767cc e válvulas à cabeça (40 cv/3500 rpm, 120 km/h de velocidade máxima), que cedeu lugar em 1961 a um bloco com uma árvore de cames à cabeça e 1988cc (46 cv/3500 rpm), que continuou depois a equipar outros modelos da marca nos anos seguintes.

    Os 180D – símbolo inequívoco de fiabilidade
    na dura vida de táxi.
    Última edição por mjtc; 21-09-2014 às 17:50.

  14. #29
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    Padrão Mercedes 190D - Táxi Popular Português

    O serviço de táxis que serve a cidade portuguesa de Lisboa foi assegurado por carros pintados de preto (parte de baixo) e verde-mar (parte de cima), predominando o modelo Mercedes 190 D. Actualmente a maioria dos táxis são de cor bege, apesar de existirem novamente alguns pintados da maneira tradicional.

    Actualmente o táxi mais popular de Lisboa.

  15. #30
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    Padrão Checker de N.Y – O Clássico Yellow Cab

    É considerado o Rolls-Royce do mundo Táxi. Foi criado nos Estados Unidos por um imigrante russo chamado Morris Markin. Durante mais de meio século, os Checker foram os táxis habituais de grandes cidades norte-americanas como Chicago, Nova Iorque ou Los Angeles. O serviço de táxi motorizado começou em Nova Iorque em 1896. Uma década mais tarde, em 1907, chegou de Paris a inovação do taxímetro, que começou a ser regulado pelas autoridades municipais dois anos mais tarde. Hoje em dia, todos os táxis autorizados, reconhecem-se pela cor amarela e têm as tarifas afixadas nas portas. Checker Marathon A11 - O táxi mais famoso do mundo foi fabricado de 1956 até 1982 e teve mais de 100 mil unidades produzidas. O Marathon tinha duas opções de motorização, ambas de origem Chevrolet: um seis cilindros em linha, 3.8 litros e 142 cv, e um V8 com 5.8 litros e 198 cv. Com motores de 4, 6 e 8 cilindros, este modelo atingiu a velocidade máxima: 190 km/h. Foi estrela do filme "Taxi Driver", dirigido por Martin Scorsese, com Robert De Niro ao volante e a jovem Jodie Foster, na época com 14 anos, no banco de trás.
    Última edição por mjtc; 21-09-2014 às 17:48.

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