• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

[Dúvida] Engodo para Barbos

VegaSupreme

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2011
Mensagens
13
Gostos Recebidos
0
Boas caros amigos!

O meu problema é o seguinte, iniciei-me na pesca á inglesa com bóia, pois o meu objectivo é pescar uns bons exemplares de barbo.
Como isco utilizo milho cozido pois já vi outros pescadores utilizarem o milho e a "sacarem" uns bons barbos.
Mas reparei que estavam a fisgar engodo. Pelo que observei parecia engodo "seco", pois caia na água como se fosse chuva. Ainda tentei lá meter conversa para tentar obter a receita do engodo, mas não estavam com muita vontade de falar.
Apenas me disseram que era receita caseira.

Não queira desistir e nesse mesmo dia (ontem) voltei ao pesqueiro depois da hora de almoço, com uma saca de engodo feito por mim, com base em farinha para frangos, pão ralado e um pouco de milho cozido. Misturei tudo com um pouco de água para dar só um pouco de humidade. Lá fisguei aos poucos intercalando com milho cozido. No final do dia apenas tirei 2 barbos mas de pequenas dimensões.

Após este testamento, queria saber qual a melhor e mais eficaz receita de engodo para os barbos.
 

RSCSA

GForum VIP
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
15,094
Gostos Recebidos
1
Boas amigo ,existe muito tipo de engodo ,eu quando pesco barbo utilizo morcão como isto e como engodo .Se for para pescar fundo custumo por cola nos bichos.
O que viste a engodar parecido com chuva devia ser bicho solto
 

VegaSupreme

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2011
Mensagens
13
Gostos Recebidos
0
O que viste a engodar parecido com chuva devia ser bicho solto

Boas, asticot posso garantir que não era, porque eu desloquei-me até ao carro e foi lá meter conversa, consegui ver o que era. Era engodo de cor amarelo-seco, com textura farinhenta, e parecia ter pouca humidade, pois eles faziam uma pequena bola que depois colocavam na fisga e ao lançar esta caia na água como chuva, desintegrava-se no ar. Também vi que eles de vez em quando fisgavam milho cozido para perto da bóia.
 

RSCSA

GForum VIP
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
15,094
Gostos Recebidos
1
Devia ser um tipo de farelo ou então mesmo engodo comprado ,eu utilizo milho para a carpa

Experimenta isto :

Pão ralado
Farinha de milho
Farinha de cânhamo
farinha de ervilhaca
farinha de bolacha

Os ingredientes misturam-se em partes iguais e uns asticot´s mortos nas massas ajudam muito.
 
Última edição:

VegaSupreme

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2011
Mensagens
13
Gostos Recebidos
0
Andei a fazer umas pesquisas e vou tentar o seguinte:

Para engodar, faço uma mistura de farinha de milho, pão ralado, farinha de cânhamo e um pouco de milho cozido. Misturo tudo com um pouco da goma da cozedura do milho para dar mais odor e um pouco de humidade. De vez em quando fisgo um pouco de milho cozido.
Como isco fica na mesma o bago de milho.

Que acham desta receita?
 

RSCSA

GForum VIP
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
15,094
Gostos Recebidos
1
Andei a fazer umas pesquisas e vou tentar o seguinte:

Para engodar, faço uma mistura de farinha de milho, pão ralado, farinha de cânhamo e um pouco de milho cozido. Misturo tudo com um pouco da goma da cozedura do milho para dar mais odor e um pouco de humidade. De vez em quando fisgo um pouco de milho cozido.
Como isco fica na mesma o bago de milho.

Que acham desta receita?

Parece - me bem ,se não resultar experimenta a alternativa que postei
 

VegaSupreme

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2011
Mensagens
13
Gostos Recebidos
0
Eu vou experimentar ambas, quer tenha resultado com a minha ou não.

Obrigado amigo RSCSA :)
 

edu_fmc

GForum VIP
Entrou
Fev 29, 2008
Mensagens
21,260
Gostos Recebidos
14
Ao engodo junte-lhe aromas como anis, mentol, baunilha, ananás...
 

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
boas

o mentol nao é para os barbos nem para outros peixes, a nao ser que os gostos dos peixes tivessem mudado como por veses mudam o das pessoas.

a essençia de anis baunilha e ananás sim sao boas como trigo, ervelhaca, farinha centeia, etc desfeitos e tudo misturado fica otimo.

por exemplo as carpas gostas de cheiros e sabores fortes como a baunilha e anis misturado no trigo quando está a cozer fica exelente.

se estiver enganado agradeço que comentem.

boas pescas.
 

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
No alentejo (Maranhão), uso muito miolo de pão com mel, anis e cola fazendo uma massa grossa da qual se retiram depois pequenos pedaços para o isco e para engodar também junto com bolas tipo laranjas(mistura de vários engodos: milho cozido ração de poedeiras pv1(cola). Por vezes uso trigo(para a carpa) ou asticot como isco. O chato agora é que lá, como em outras barragens, já aparecem, com frequência, os famosos peixes gato e, se são chatos!!!
Cumps.
 
Última edição:
Topo