• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Sementes para aves

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
As sementes ,suas origens e suas propriedades ,já á muito que tinha em vista este tópico ,vai esclarecer muita coisa e também dosagens que devemos seguir para cada tipo de ave e as devidas misturas

Alpista
Alpiste.jpg


Componente principal da maioria das misturas ,não só para canários .Pertence á familia das Gramíneas .
O tamanho e aspecto dependem muito do país de origem .Em certos países é por vezes considerada uma erva daninha .
A sua origem é Canada ,EUA,Argentina ,Austrália,Hungria ,e Marrocos .
Destina-se a canários ,pássaros silvestres ,exóticos ,periquitos ,grandes periquitos .O alpista tem alto valor protéico e aminoácidos.
O alpista tem a capacidade de curar o organismo das aves .
Também reduz a hipertensão e, por possuir a enzima lipase que dissolve rapidamente depósitos de gordura das veias e artérias, é um grande remédio contra obesidade e restaurador da tonicidade muscular.
Valor nutricional do Alpista em %:
Proteína bruta-16,6
Hidratos de carbono -49,0
Substancias gordas-4,0
Lipídeos -6,4
Minerais -3,0


Aveia Descacada
2405_2.jpg

Ingerida com gosto e alimentada com facilidade ás crias no ninho ,Quantidades demasiado elevadas podem levar á obesidade das aves ,oriunda da Bélgica ,França e Inglaterra .
Para canários ,pássaros silvestres ,exóticos ,periquitos e grandes periquitos,papagaios É um excelente provedor de energia, muito rico em amido, e especialmente rico em lisina e cistina, dois dos principais aminoácidos essenciais. Deve ser utilizada no balanceamento da mistura como o principal provedor de Carboidratos exercendo ação benéfica sobre o aparelho digestivo, semelhante ao grão de trigo e arroz com casca. O risco desta semente é a alta manifestação de fungos e outras formas de vida indesejáveis, que podem causar sérios danos à saúde dos pássaros.
Valor nutricional da Aveia descascada em %:
Proteína bruta-11,3
Hidratos de carbono -68,4
Substancias gordas-5,0
Lipídeos -8,7
Minerais -3,O
 
Última edição:

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Cânhamo
Hemp_seeds.jpg

Sementes da planta que faz rir a malta hehe da Cannabis .Contém proteínas de alta qualidade ,As crias adoram que os pais os alimentem com cânhamo ,Estimula o ardor sexual nos pássaros .atenção ,podem-se tornar demasiado excitados.Rica em Omega 3(ácido alfa linoleico) e ómega 6 (ácido linoleico)
É igualmente rica em minerais e em aminoácidos essenciais, o que a torna numa fonte completa de proteínas. Pela sua riqueza nutricional é considerada um super alimento para as aves .Oriunda da China ,França ,Rússia ,Líbano ,Uruguai e Hungria
Valor nutricional do Cânhamo em %:
Proteína bruta-18,0
Hidratos de carbono -20,0
Substancias gordas-25,0
Lipídeos -30,0
Minerais -2,0


Semente de Nabo
2355_1.jpg


As sementes de nabo tem um sabor doce ,a semente de nabo é redonda, preta acastanhada, do tamanho da cabeça de um alfinete.
De um sabor adocicado fazendo dela uma autêntica perdição para muitas aves.
A sua côr depende bastante da zona de produção .Rica em proteínas e gorduras e ,por isso ,usar com moderação ,é para canários ,pássaros silvestres pássaros granívoros em geral,estimula o canto ,sementes de germinar o seu uso fora das misturas convencionais deve ser condicionada. Esta semente é muito rica e em excesso causa terríveis danos ao fígado.
As sementes de nabo pode também ser fornecido cozidas e depois de lavadas é adicionado a outro tipo de comidas.
Ex: Papas húmidas ou cous-cous. É um óptimo alimento para as crias, os pais adoram-nas.Originária dos USA ,Canadá , Hungria , Escandinávia,Polônia ,França
Valor nutricional da Semente de Nabo em %:
Proteína bruta-20,4
Hidratos de carbono -10,0
Substancias gordas-40,0
Lipídeos -25,0
Minerais -4,0
 
Última edição:

newpine

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,963
Gostos Recebidos
3
Zé , ando aflito .

O casal de tentilhões deixaram de comer...!

Tenho dois recipientes , um com mistura de canários que deixaram de beliscar , e outro com mistura e pouca semente de alpista com "perilla " , semente de saúde para

tentilhões , e outras sementes...mas faz dois dias que não tocam na comida , e não sei o que hei-de dar.

Lembrei-me de dar aquela mistura castanha com bichos , será que eles "pegam " ?

Dá aí uma dica, se fazes favor.

Abraço.
 

newpine

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,963
Gostos Recebidos
3
Zé ,não comem comida para insectívoras...:shy_4_02:

Já corri as casas que vendem comida , perto e longe , e não consigo material com bichos vivos ou similar...

Se calhar é melhor soltar os tentilhões .

Não vou vê-los morrer por causa do cio.

Arranja um tempinho , para dar uma dica.
 

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Zé ,não comem comida para insectívoras...:shy_4_02:
Nâo comem ? Que papa insectivora tás a dar,nâo pode ser igual á dos melros ,é uma papa específica ,aqui vende-se avulso ,uma castanha clarinha ,nunca me aconteceu isso

Já corri as casas que vendem comida , perto e longe , e não consigo material com bichos vivos ou similar...
Vivo agora dás só a trela ,o tal tenebrio
Se calhar é melhor soltar os tentilhões .
Nâo podes ter dois machos no mesmo espaço amigo e o casal tem de estar sozinho ,uma boa mistura ficam bem ,tens de me dizer o que estás a dar
Não vou vê-los morrer por causa do cio.
O cio nada tem a ver com o nâo pegar na comida ,podem estar com problemas de figado ,tenta misturar um pouco de mistura com a papa insectívora ,e colocas á parte um de cada eles aqui mamam tudo e choram por mais ,
nâo sei se terás de ir para o Legazin
legazin_detall.jpg

Um género de granulado miudinho
formatodepiensos.jpg

Á outras marcas e até mais baratas, é aquele granulado que substitui a mistura e colocas também lá um comedouro á parte ,tens de dar bichos trela (tenébrio molitor )
tenebrio_molitor.jpg

Também gostam de rodelas de pepino é é muito bom para eles ,eu ponho ás vezes e unga ,desaparece rápido
 
Última edição:

newpine

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,963
Gostos Recebidos
3
Tenho um casal , macho e fêmea.

Coloco mistura de sementes para canário , e outro copo com sementes de saúde dedicada aos tentilhões , e de repente deixaram de comer todas estas sementes.

Tentei de facto que eles comessem comida para insectívoras mas nem lhe tocaram...

Não encontro por aqui quem venda esse tipo de comida que me indicas , ao não ser que domingo encontre na feira do Porto.

Vou levar os nomes que indicaste , e acho que vou conseguir.

Obrigado pela dica ,é que nas casas que vendem sementes para pássaros não existe nada disso.

Isto é uma cidade de terceiro Mundo !

Abraço.

Vou-te informando.
 

newpine

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,963
Gostos Recebidos
3
Zé , esse bichos trela estão mortos ou vivos ?

Se estão vivos , não tenho hipótese de os arranjar.

Aqui não há nada.

Se estivessem mortos , talvez os arranje , pois deve ser fácil de acondicionar, não sei.

Vou vasculhar a feira.
 

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Olha cá em baixo ,é quase a mesma cena ,para se encontrar algo corre-se seca e meca ,e por vezes nicles
Tens um granulado que é esverdeado e castanho escuro ,esquece-me agora o nome daquilo ,acho que está no tópico de criaçâo de tentilhôes nas primeiras páginas ,já usei e desaparecia ,é mais barato ,dizes na loja que é um granulado que substitui a mistura á sacos de kilo e de 5 kilos se nâo estou em erro
 

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Zé , esse bichos trela estão mortos ou vivos ?

Se estão vivos , não tenho hipótese de os arranjar.

Aqui não há nada.

Se estivessem mortos , talvez os arranje , pois deve ser fácil de acondicionar, não sei.

Vou vasculhar a feira.
Convém ser vivos ,e dados numa cena de vidro,tipo uma chavena para nâo subirem ,na feira dos passarinhos encontras
trela ,de certeza ,e também se vende nos aviários ,grilos anôes ,pinkies em embalagem ,tem que haver por aí alguma coisa ,compadre ,também dâo aos pintas em criaçâo ,portanto alguém tem de vender .aqui 100 gramas é 3 herois
Eu tenho todo o ano ,faço criaçâo ,as lagartinhas sofrem uma metamorfose e transformam-se em baratas que vâo colocar os ovos ,onde nasceram centenas delas ,se morasses aqui ,já estavas servido dava-te para criares ,aquilo até na papa dos canários esmagada com um garfo,crescem que é uma maravilha ,de vez em quando dou aos pequenotes ,que já estâo fôra do ninho canários claro ,tentihôes é mais tardio
Tenho de acabar este tópico ,gamaram-me o livro ,ó caneco ,tinha lá tudinho
 
Última edição:

newpine

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,963
Gostos Recebidos
3
Boas luzes Zé .

Vou tentar encontrar alguma coisa já amanhã na feira semanal que se faz por aqui.

E vou ler o que colocaste por aqui , com mais calma. Tens por aqui muito conteúdo , para aprender a " cozinhar " os tais bichinhos.

Mais uma a teu favor ! :espi28:
 

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
As trelas cria-se bem amigo ,só compras uma vez ,depois é sempre a aviar ,nem vais dar vazâo ,aquilo com farelo ou sêmeas ,pâo dura ,lâ ,as caixinhas dos ovos ,bocados pequenos de cana grossa com uns buracos espalhados aí de 7 milimetros cada buraco ,tem de ser numa cena de plástico ,pois de madeira roiem e piram-se ,se fugirem para onde exista panos ou papel ,á isso és o maior criador de trelas heheh
 
Topo