• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

.::Curso PIC::..

edu_fmc

GForum VIP
Entrou
Fev 29, 2008
Mensagens
21,260
Gostos Recebidos
14
Boas pessoal...


a linguagem k eu aprendi foi em "jal"... é uma boa linguagem de programar ou aconselham-me outra?
Já dei pic ás uns 4 anos atrás, muita coisa está eskecida, mas eu estou interessado em alinhar num projecto com o pessoal...


Paz para todos...

A linguagem que eu aprendi pras pic foi a C pra pic...

se poder ajudar tb quero :espi28:
 

Antonio Fernando Abrahão

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 17, 2008
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
Estou preparando um curso sobre Pics ( 16f84) para alguns amigos, só com material da internet pois estou meio sem tempo, e assim que terminar ( acho que até amanhã pois tenho que entregar na terça feira), vou ver se posto aqui.
Eu trabalho com Pics e as programo em assembrer. Obs: Para comunicar com o PC uso a porta sérial, é mais prático.
 
Última edição:

golf2

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2008
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
boa tarde a todos.....preciso fazer um programa com pic16f84a tou começando apouco tmpo,,,,é o seguinte, eu preciso q 2 teclas comande um motor de passo. e q mande mensagem no lcd..exemplo:quando eu preciono s1 o motor vai p/esqueda e escreve no lcd "esqueda" quando eu preciono s2 o motor vai p/direita e escreve no lcd "direita"..alguem pode me ajudar?????agradeço desde já....abraços atodos
 

rotterball

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Mai 30, 2008
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
olá pessoal , sou novo por aqui. mas como o topico fala sobre os PIC gostaria de saber se alguem me pode ajudar a iniciar a aprendizagem, ou seja por onde posso começar, já tou a tempos interessado no assunto mas nao sei bem por onde começar. gostaria se fosse possivel da vossa parte uma ajudazinha, fika muito grato

o meu e-mail
rotterball@hotmail.com

Cmp. Rotter
 

1zon

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Mai 21, 2008
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
boas este post ja é antigo, mas eu tou a num curso de automação e por acaso tamos a construir um carro que tbm vai funcionar por uma especie de sonar

é só um bocado diferente porque o nosso sonar vai ser caseiro :p

vai ser um motor passo-a-passo com um sensor infravermelhos a correr o espaço em volta . e o resto de programação é na pic lool

ah eu ja dive linguagem C e C++ mas nao sei cfg a pic por C trabalho com o mplab.

se quiserem eu dps poxo ir divulgando resultados...

ah e ja agr deixo uma pergunta nao sabem onde arranjar o programa niple ???
é que tamos um problema com a pic16f877A, o programa que criamos corre bem na 16f678a, mas kando o colocamos na 877 as saidas nao alteram ou temos a cfg mal feita nos port de entrada ou de saida ou a pic foi com os porcos lol

se conseguirem arranjarme ixo era mt fixe era msm so para testar a pic pq nao podemos fazer o trabalho com esse programa :S

ah ja agr pa quem nao conhece o niple e uma linguagem mt simples para programar as pic atraves de fluxogramas, mais simples nao existe o pior é que na net nao existe crack e o programa free so da pa controlar a 16f84a se nao me engano.
comprado da pa tudo lool
 

ramb

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
47
Gostos Recebidos
0
Boas pessoal, descobri agora aqui este cantinho e fiquei satisfeito pois também gosto de brincar com os PICS e já tenho alguns anos de experiência.

Utilizo essencialmente o CCS e o ICProg com os PICS 16F84A e 16F876.

Aproveito para colocar uma dúvida: Ultimamente não tenho conseguido arranjar os 16F876 só a versão 16F876A, mas o problema é que não consigo programar esta versão!! Já andei a tentar descobrir porquê mas ainda não cheguei lá, se alguem souber como é agradecia que explicasse.

Continuação de boa aprendizagem.

Ramb
 

85roberto

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Mai 22, 2009
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Pic 16f84

Olá a todos,
Em seguimento do post anterior deixo um esquema do programador mais usado, e mais barato e simples de construir, JDM.
Uma outra forma de programar um pic é através de bootloader, é um processo bastante rápido e simples para tal apenas temos de construir. um cabo igual aos usados para desbloquear alguns telemoveis, a unica coisa é converter que faz os niveis de sinal da porta RS232 +12V e -12v em niveis +5V e 0V. para tal podemos usar um MAX 232, bem conhecido.
Contudo o bootloader implica sempre a programação de um pequeno programa no pic, depois é através dele se se reprograma o pic.

Fera.. blz cara vc não tem uma apostila que comesse do principio eu estudei o 16f84 mas não estou conseguindo mais.. se vc tiver uma apostila ou uma projeto simples que possa me passar.
 

Atus

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Set 14, 2009
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Carro sonar

Olá amigo vc já tem esse projeto pronto?
Ou algo parecido?
 
Topo