• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

A minha prova pratica-Exame carta de caçador

uni1003

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 28, 2009
Mensagens
7
Gostos Recebidos
0
Tens toda a razão, devotrio! Esqueci-me de mencionar isso!
No segundo dia, quem passa na prova teórica vai recambiado para o ginásio do comando da PSP para fazer um exame prático:

1 - Identificar 3 armas com que se pode caçar (estavam lá 6, no meu caso).
2 - Identificar 3 munições com que se pode caçar (estavam lá muitas, desde zagalotes, a balas de revólver).
3 - Escolher uma arma (escolham de canos sobrepostos ou paralelos, é mais fácil fazer as manobras de segurança).
4 - Dizem-vos para pegarem na arma. Assim que lhe pegarem, virem-na para a "zona de segurança" assinalada por eles, verifiquem se está travada, abram-na, olhem para os canos e vejam se estão desobstruídos (vão falando, para eles perceberem que voces sabem o que estã a fazer). No caso dos agentes do comando da PSP de Aveiro, eles exigiam que dessemos um disparo de segurança, mas essa exigência é polémica. Assim, tive de fechar a arma, destravá-la, dar um disparo de segurança (em seco), e voltar a abri-la. Deixem-na aberta, nesse momento.
5 - Os agentes dizem-vos para municiarem a arma. Olham novamente para os canos, colocam os cartuchos na câmara, e NÃO A FECHAM (municiar é diferente de carregar).
6 - Os agentes pedem para vocês o acompanharem, e voces vão com ele DE ARMA ABERTA. Quando ele pedir para iniciarem o vosso percurso de caça, vocês perguntam se estão sozinhos, ou ainda têm companheiros à volta (mostram que sabem que só podem carregar a arma quando afastados dos companheiros).
7 - Carregam a arma (fecham-na, mas mantêm-na travada). Não se esqueçam de ter os canos virados para zona segura (para o chão ou para o ar).
8 - Ao encontrar um obstáculo no chão (um colchão, uma bola medicinal, seja o que for...), viram a arma para uma zona segura (lado oposto ao dos agentes), abrem-na, retiram os cartuchos e poem-nos no bolso. Com a arma aberta, passam para o lado de lá do colchão, olham para os canos, e voltam a municiar a arma e a carregá-la.
9 - Disseram-me que se aproximava um agente de autoridade. Imediatamente, e sem hesitar, abri a arma, retirei os cartuchos, coloquei a arma aberta no chão, com os canos virados para o lado oposto ao do agente, e fiz o mesmo com as munições.
10 - Deram-me os parabens :p
 

luciano antunes marques

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 3, 2009
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
alguem me arrenja o teste numero 33?
eu ja fui a exame hoje e passei com 3 erradas.
eu keria o teste para ver as que enrrei.
se alguem tiver diga-me alguma coisa.
obrigados
 

luciano antunes marques

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 3, 2009
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
alguem me arrenja o teste numero 34?
eu ja fui a exame hoje e passei com 3 erradas.
eu keria o teste para ver as que enrrei.
se alguem tiver diga-me alguma coisa.
obrigados
 

bento pardal

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Jun 25, 2009
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Amigo Devotrio, vou pedir-te o manual do exame teorico da psp. espero que o exame não seja complicado. cumprimentos:espi28:
 

devotrio

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 14, 2008
Mensagens
68
Gostos Recebidos
0
O manual está mais abaixo. É do ano passado, quase igual ao deste ano.
O manual deste ano tem 100 folhas
 

T.Rodrigues

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 15, 2009
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
Acabei de me inscrever para tirar a carta de caçador, o meu horário não vai ser compatível com as aulas, será que al´guém me pode mandar exames?
Muito obrigado e boas caçadas a todos
 
Última edição por um moderador:

T.Rodrigues

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 15, 2009
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
Muito obrigado jcodigo, vou ter de começar a estudar. Um abraço e boas caçadas
 

mighcar

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 30, 2009
Mensagens
6
Gostos Recebidos
0
Fui fazer o exame técnico cívico na passada 2ªfeira a Torres Novas ( classe C ).
Da parte teórica não me lembro das perguntas mas eram sensivelmente iguais as que estão no fórum. Alerto para as pessoas mais nervosas que tomem um calmante antes do exame. Pude observar duas pessoas que entraram muito nervosos e depois o exame correu mal.
O exame pratico foi feito em duas partes, de manhã e de tarde.
Durante a manha tivemos que identificar, dum conjunto de 7 armas, 3 que pudéssemos usar na caça. Tinham 5 mesas com armas. Na minha mesa estava exposto 1 caçadeiras de canos serrados e também havia uma AK(classe A). De seguida tive que identificar 3 munições que podia utilizar na caça, dum conjunto de 7. Após estas perguntas peguei numa caçadeira e fiz as manobras de segurança.
Após todos os examinados terem feito o mesmo, fomos atirar a um alvo com carabina. Foram feito dez disparos e os examinadores estiveram sempre atentos as regras de segurança; Dedos fora do gatilho até a hora de disparar, armas com a segurança activa até ao momento de disparar, armas viradas para a zona de segurança, etc. Chamo atenção que os tiros devem acertar no alvo porque conta na avaliação. Não é preciso estar no centro, mas tem que atingir o alvo.
Da parte da tarde fiz um percurso onde me perguntaram:
1- Se o guarda empresta-se a sua arma, porque a minha avariou, podia caçar — Não pq tem que ser feito a declaração de empréstimo e validada pela psp
2- Caso esteja validada com uma declaração, posso caçar?
As perguntas eram mais ou menos nestes moldes.
Em seguida fiz um percurso onde estava simulado um obstáculo, onde se tinha que descarregar a arma para transpô-lo e executar os procedimentos de segurança. Andamos mais um pouco e perguntou como representante da autoridade no acto venatório ao aproximar-se e levantando a mão três vezes e baixando ao lado do corpo, o que representava o acto e o k tinha que fazer.
Depois de responder a estas questões entreguei a arma, fazendo 1º os procedimentos de segurança e entreguei a arma com as câmaras viradas para o agente.
A ultima parte do exame, consistiu em atirar com uma caçadeira a 5 balões. Algumas armas tinham os canos bloqueados com papel e durante a prova estiveram sempre atentos aos procedimentos de segurança.
No final passei. Agora é esperar que enviem os documento.

Boa sorte a todos
 

sharpshooter

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 16, 2009
Mensagens
9
Gostos Recebidos
0
Fui fazer o exame técnico cívico na passada 2ªfeira a Torres Novas ( classe C ).
Da parte teórica não me lembro das perguntas mas eram sensivelmente iguais as que estão no fórum. Alerto para as pessoas mais nervosas que tomem um calmante antes do exame. Pude observar duas pessoas que entraram muito nervosos e depois o exame correu mal.
O exame pratico foi feito em duas partes, de manhã e de tarde.
Durante a manha tivemos que identificar, dum conjunto de 7 armas, 3 que pudéssemos usar na caça. Tinham 5 mesas com armas. Na minha mesa estava exposto 1 caçadeiras de canos serrados e também havia uma AK(classe A). De seguida tive que identificar 3 munições que podia utilizar na caça, dum conjunto de 7. Após estas perguntas peguei numa caçadeira e fiz as manobras de segurança.
Após todos os examinados terem feito o mesmo, fomos atirar a um alvo com carabina. Foram feito dez disparos e os examinadores estiveram sempre atentos as regras de segurança; Dedos fora do gatilho até a hora de disparar, armas com a segurança activa até ao momento de disparar, armas viradas para a zona de segurança, etc. Chamo atenção que os tiros devem acertar no alvo porque conta na avaliação. Não é preciso estar no centro, mas tem que atingir o alvo.
Da parte da tarde fiz um percurso onde me perguntaram:
1- Se o guarda empresta-se a sua arma, porque a minha avariou, podia caçar — Não pq tem que ser feito a declaração de empréstimo e validada pela psp
2- Caso esteja validada com uma declaração, posso caçar?
As perguntas eram mais ou menos nestes moldes.
Em seguida fiz um percurso onde estava simulado um obstáculo, onde se tinha que descarregar a arma para transpô-lo e executar os procedimentos de segurança. Andamos mais um pouco e perguntou como representante da autoridade no acto venatório ao aproximar-se e levantando a mão três vezes e baixando ao lado do corpo, o que representava o acto e o k tinha que fazer.
Depois de responder a estas questões entreguei a arma, fazendo 1º os procedimentos de segurança e entreguei a arma com as câmaras viradas para o agente.
A ultima parte do exame, consistiu em atirar com uma caçadeira a 5 balões. Algumas armas tinham os canos bloqueados com papel e durante a prova estiveram sempre atentos aos procedimentos de segurança.
No final passei. Agora é esperar que enviem os documento.

Boa sorte a todos

acertaste nos balões? :shy_4_02:

abraço e espero que obtenhas a carta de caçador
 

devotrio

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 14, 2008
Mensagens
68
Gostos Recebidos
0
....começo do tempo de espera....

Fui fazer o exame técnico cívico na passada 2ªfeira a Torres Novas ( classe C ).
Da parte teórica não me lembro das perguntas mas eram sensivelmente iguais as que estão no fórum. Alerto para as pessoas mais nervosas que tomem um calmante antes do exame. Pude observar duas pessoas que entraram muito nervosos e depois o exame correu mal.
O exame pratico foi feito em duas partes, de manhã e de tarde.
Durante a manha tivemos que identificar, dum conjunto de 7 armas, 3 que pudéssemos usar na caça. Tinham 5 mesas com armas. Na minha mesa estava exposto 1 caçadeiras de canos serrados e também havia uma AK(classe A). De seguida tive que identificar 3 munições que podia utilizar na caça, dum conjunto de 7. Após estas perguntas peguei numa caçadeira e fiz as manobras de segurança.
Após todos os examinados terem feito o mesmo, fomos atirar a um alvo com carabina. Foram feito dez disparos e os examinadores estiveram sempre atentos as regras de segurança; Dedos fora do gatilho até a hora de disparar, armas com a segurança activa até ao momento de disparar, armas viradas para a zona de segurança, etc. Chamo atenção que os tiros devem acertar no alvo porque conta na avaliação. Não é preciso estar no centro, mas tem que atingir o alvo.
Da parte da tarde fiz um percurso onde me perguntaram:
1- Se o guarda empresta-se a sua arma, porque a minha avariou, podia caçar — Não pq tem que ser feito a declaração de empréstimo e validada pela psp
2- Caso esteja validada com uma declaração, posso caçar?
As perguntas eram mais ou menos nestes moldes.
Em seguida fiz um percurso onde estava simulado um obstáculo, onde se tinha que descarregar a arma para transpô-lo e executar os procedimentos de segurança. Andamos mais um pouco e perguntou como representante da autoridade no acto venatório ao aproximar-se e levantando a mão três vezes e baixando ao lado do corpo, o que representava o acto e o k tinha que fazer.
Depois de responder a estas questões entreguei a arma, fazendo 1º os procedimentos de segurança e entreguei a arma com as câmaras viradas para o agente.
A ultima parte do exame, consistiu em atirar com uma caçadeira a 5 balões. Algumas armas tinham os canos bloqueados com papel e durante a prova estiveram sempre atentos aos procedimentos de segurança.
No final passei. Agora é esperar que enviem os documento.

Boa sorte a todos


Boas,
Parabéns
Eu prestei a mesma prova e no mesmo local em Maio2009.
E á data de hoje continuo-o á espera da LUPA, sem prespectivas de evolução
Agora é a parte pior
Não desanimes.........
 
Última edição:

Augusto Patacao

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 28, 2008
Mensagens
49
Gostos Recebidos
0
Acabei de me inscrever para tirar a carta de caçador, o meu horário não vai ser compatível com as aulas, será que al´guém me pode mandar exames?
Muito obrigado e boas caçadas a todos

Amigo o proximo exame a ser feito em Abril / Maio será o último a ser feito nos mesmos moldes dos dos últimos por isso leve a sério com estudo o exame pois já saiu uma portaria que obriga ter formação obrigatória para a carta de caçador na teorica ja que para o uso e porte de arma já se é obrigado ter formação onde nada se aprende e somos examinados em trés frentes, por isso nada de facilidades OK.
 

Augusto Patacao

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 28, 2008
Mensagens
49
Gostos Recebidos
0
Boas,
Parabéns
Eu prestei a mesma prova e no mesmo local em Maio2009.
E á data de hoje continuo-o á espera da LUPA, sem prespectivas de evolução
Agora é a parte pior
Não desanimes.........

Aqui á qualquer coisa mal contada por isso o melhor é dirigirem-se á PSP onde fizeram exame a perguntar pelo certificado de aprovação de exame e pagar depois entregar os documentos para tirar o uso e porte de arma, pois nada disto vem ter conosco.............
 

mighcar

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 30, 2009
Mensagens
6
Gostos Recebidos
0
Hoje fui a direcção geral das florestas pedir a carta de caçador. São necessários os seguintes documentos: Atestado médico para a carta de caçador, registo criminal para a carta de caçador, 2 fotografias e fotocópia do BI (ou cartão de cidadão). Temos que pagar 10,25 euros
Segundo a informação dos serviços, a carta demora cerca de 2 a 3 semanas e está previsto por decreto que não pode demorar mais que 2 meses. Portanto, se alguém está a mais de dois meses a espera da carta de caçador é melhor “dar corda aos sapatos “ e tentar saber o que se passa com o seu processo.
Para a licença de uso e porte de arma fui informado que são necessários os seguintes documentos:
Cópia do BI (ou cartão de cidadão), 2 fotografias, certificado de aprovação do curso técnico e cívico, cópia da carta de caçador, certificado médico para o uso e porte de arma, registo criminal para a licença de uso e porte de arma, certificado da autoridade nacional de segurança rodoviária ( acho que é pedido na psp), Prova de residência e caso já tenha arma de caça (se for praticante do tiro desportivo, etc) tem que apresentar prova do seguro obrigatório.
Convém levarem os originais dos documentos que tiraram fotocópias porque a psp pode querer confirmar se as cópias são verdadeiras. Não sei quanto temos que pagar mas penso que há-de ser uma triste surpresa:::::
Quanto ao certificado de aprovação do curso técnico e cívico, no dia do exame fui informado que o documento demorava, cerca de 10 a 12 dias, a ser enviado por correio.
Temos que levar isto na desportiva……………….. não sei é se tenho paciência para tanto:shy_4_02:.
 
Última edição:

rsantos_tvd

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 11, 2008
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
Pedido de Informações

Boa noite pessoal. espero que a caçada de dia 24 a noite tenha corrido bem...

O que queria saber era quais os tramitos que o pessoal tem de seguir para poder ter carta de caçador e uso e porte de arma de fogo...

O que eu já fiz foi ir a minha Camara Municipal e inscrever-me.
E disseram-me que depois me chamavam para o exame. mas como não me dei por contente com esta resposta...

venho pedir ajuda...

cumprimentos de natal
 

jcodigo

GF Ouro
Entrou
Fev 21, 2007
Mensagens
3,912
Gostos Recebidos
3
Boa noite pessoal. espero que a caçada de dia 24 a noite tenha corrido bem...

O que queria saber era quais os tramitos que o pessoal tem de seguir para poder ter carta de caçador e uso e porte de arma de fogo...

O que eu já fiz foi ir a minha Camara Municipal e inscrever-me.
E disseram-me que depois me chamavam para o exame. mas como não me dei por contente com esta resposta...

venho pedir ajuda...

cumprimentos de natal

Amigo rsantos_tvd, uma vez inscrito irás fazer exame entre 15 de Abril a 15 de Maio...
:espi28:
 

Tomé26

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 19, 2009
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
:n1:Ola pessoal antes de mais voçes tem um forun 5***** .
Depois de ter dado uma "olhadela" nos testes convencime entao a irme inscrever na camara municipal para realizar o teste para (caça com arma de fogo)!
Gostaria de saber se existem mais alguns conselhos uteis para um gajo chegar la no dia do teste e nao se estender ao comprido...
Abraços pessoal e a continuação de umas belas caçadas aos tordinhos!:espi28:
 

salvador almeida

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Jan 19, 2010
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Camaradas,

Preciso e com alguma urgência se me podiam dar os exames para a carta de caçador!!!

Boas Caçadas.
 

tchico86

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 23, 2009
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
tambem nao consigo vizualizar os exames alguem me os podia enviar.
obrigado
 

Rennato76

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 21, 2010
Mensagens
43
Gostos Recebidos
0
Boas....quem poder colocar umas perguntas dos exames de 2010.....:espi28::espi28:
 
Topo