• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Toshiba Satellite A300

prcunha

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 29, 2012
Mensagens
1,552
Gostos Recebidos
0
Boas amigo.

Tens alguma experiência em eletrónica?

Abraço

Tenho estado a seguir este tópico, e cheguei à conclusão de que o meu portátil sofre do mal do "NEC"
Com bateria ele funciona perfeitamente sem problemas, mas assim que se liga o carregador, puf, reinicia e entra nesse ciclo vicioso, o que vale é que, com o portátil desligado, a bateria carrega.
Estou tentado a comprar um desses kits de reparação rápida, mas tenho algumas dúvidas e se me podessem, que me esclarecessem:
1º Esses kits de reparação rápida, o dessoldar e soldar é fácil de seguir as instruções sem ter grandes experiencias no campo de soldar componentes?
2º Qual o kit que devo escolher? O kit que trás o NEC Tokin ou o kit que trás os quatro condensadores?
3º Qual é a diferença em se usar o kit com o NEC Tokin ou o kit com os quatro condensadores? É que li algures na net que ao se usar o kit com os quatro condensadores, a autonomia da bateria fica reduzida, é apenas esse o único inconveniente? Perde-se mais alguma coisa?

Obrigado.
 

prcunha

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 29, 2012
Mensagens
1,552
Gostos Recebidos
0
Boas.

Então se arranjas quem perceba e te ajude força ;)
Boa sorte ;)

Abraço
 

pokker

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 1, 2008
Mensagens
14
Gostos Recebidos
0
Só queria mesmo saber qual é a diferença entre usar o NEC ou os 4 condensadores, se o portatil vai perder alguma capacidade ao usar os 4 condensadores por exemplo.
 

Sweet_lemon

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Jan 18, 2013
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Boa noite, efectivamente estou a ver que isso é problema dos toshibas. o meu é um A300 e anda a fazer o mesmo há um ou dois meses... primeiro reiniciava sozinho uma vez, e agora nao reinicia uma, nem duas, nem três vezes, mas 6 a 7 vezes antes de ligar. E por vezes passado 10mn ligado também vai abaixo. E fiz o mesmo que voces substitui o vista pelo windows 7, formatei o pc... nada... O pior mesmo é quando às vezes (só aconteceu ainda 2 vezes) ele nem inicia, aparece Toshiba e depois fica o ecrã a preto com o cursor a piscar e não sai dali e a unica forma de dar é se eu retirar a bateria e o deixar só ligado na corrente. No pc speed, uma lojita que há no palácio do gelo, disseram-me que só enviando para laboratório e que devia ser da motherboard mas só o envio pro lab é de 100€ mais o preço de uma board nova... acho que vou comprar um novo :\ Só me deu problemas este pc... desde a drive de dvds nem sempre funcionar a aquecer demasiado... Toshibas nunca mais!
 

prcunha

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 29, 2012
Mensagens
1,552
Gostos Recebidos
0
Se estás a pensar em adquirir um equipamente novo podes sempre vender o que tens atualmente às peças amigo.

Sempre te pode render uns trocos,

Abraço
 

mlcalves

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 20, 2010
Mensagens
2,278
Gostos Recebidos
0
Boa noite, efectivamente estou a ver que isso é problema dos toshibas. o meu é um A300 e anda a fazer o mesmo há um ou dois meses... primeiro reiniciava sozinho uma vez, e agora nao reinicia uma, nem duas, nem três vezes, mas 6 a 7 vezes antes de ligar. E por vezes passado 10mn ligado também vai abaixo. E fiz o mesmo que voces substitui o vista pelo windows 7, formatei o pc... nada... O pior mesmo é quando às vezes (só aconteceu ainda 2 vezes) ele nem inicia, aparece Toshiba e depois fica o ecrã a preto com o cursor a piscar e não sai dali e a unica forma de dar é se eu retirar a bateria e o deixar só ligado na corrente. No pc speed, uma lojita que há no palácio do gelo, disseram-me que só enviando para laboratório e que devia ser da motherboard mas só o envio pro lab é de 100€ mais o preço de uma board nova... acho que vou comprar um novo :\ Só me deu problemas este pc... desde a drive de dvds nem sempre funcionar a aquecer demasiado... Toshibas nunca mais!


Com o devido respeito... o problema não está na marca do portátil mas sim na utilização que é dada.. Claro que existe material mais fraco mas não podem esquecer o tempo de duração é inferior ao de um desktop. e que um portátil é bom para tar 2/3h ligado e depois desliga-se ou então usar um cooler mas mm assim.. Vai sempre aquecer muito e como é tudo compacto, estraga-se com muito mais facilidade..


Eu no meu caso, tenho um laptop e tenho um desktop. Mas dou sempre preferência ao desktop e claro tem boa refrigeração... o material não está todo compacto... Por algum motivo já tem, uns 5/6 anos senão estou em erro.. e o disco mais antigo, ainda é vivo :p
 

prcunha

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 29, 2012
Mensagens
1,552
Gostos Recebidos
0
Amigo mcalves. Concordo. Tudo nesta vida devidamente estimado dura.

Abraço
 

pokker

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 1, 2008
Mensagens
14
Gostos Recebidos
0
Quem me fazia o trabalho (dessoldar e soldar os 4 condensadores) não tá com pachorra (o meu primo).

Vai daí, pensei que não deve ser muito dificil fazer, há muita informação e fotos na net, e lá meti mãos à obra.

Com muita calma e paciência à mistura lá tirei o nec tokin, custou mas saiu, limpou-se as pistas com a malha de dessoldar, estanaei as pistas, soldei os 4 condensadores (não ficou perfeito, mas ficaram soldados).

Monta-se o portatil, mete-se a bateria, carrega-se no botão do power... funciona, entra no windows sem problemas, até aqui tudo bem, ligo o carregador... e não bloqueou, não reiniciou, está a funcionar!!! :espi28:
 

serpa1982

GForum VIP
Entrou
Fev 1, 2010
Mensagens
2,444
Gostos Recebidos
29
Em breve tenho aqui dois desses para fazer o mesmo lol
A ver se me safo hehehe
 

pokker

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 1, 2008
Mensagens
14
Gostos Recebidos
0
mlcalves não tenho cooler, mas por acaso já estava na minha lista de compras pra este fim de semana.
 

kaluk

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 29, 2008
Mensagens
6
Gostos Recebidos
0
Não... nada disso, o componente remove-se sem ferro de soldar... tira-se mais facil do que isso, entretanto devem-se ter equecido de me enviar isso...
O manual faz parte da compra do componente... O meu pc continua a funcionar bem sem problemas.
Posso dizer que usei uma daquelas ferramentas de apoio a soldadura, parece uma chave de fenda mas é afiada, se forem ver, na descrição do componete, no fundo tem um link para um fórum com uma breve explicação, por acaso comprei lá o kit de ferramantas e o ferro de soldar...

Link: LIZBIT - Fórum de Suporte • Ver Tópico - Dicas antes de comprar os kits de reparação




Boas!

Depois de muita pesquisa acho que achei a solução (penso eu de que...) para retirar o componente sem estação de IR ou Ar Quente :D

@Kaluk verifica se é isto:
Using ChipQuik to Desolder Surface Mount Components - YouTube

Cumprimentos.
 
Última edição:

lascarino

GF Prata
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
262
Gostos Recebidos
0
Toshiba a300

amigos os balores saõ estes Condensador de Tantalo 330uf 2,5V ESR 7
 

Anexos

  • img2481f[1].jpg
    img2481f[1].jpg
    68 KB · Visualizações: 146

JSTECK

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 14, 2013
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
Boa noite

eu faco a reparação do

nec tokin oe907

ou

nec tokin oe128



tambem faco de tudo o tipos de reparação em portátil e telemovel GPU, DC POWER , LCD ETC...

Cumprimentos

------

Editei o tópico devido aos valores.
 
Última edição por um moderador:

Joao Marna

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Jun 5, 2013
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Não percebo estas empresas, se lhe dizemos exactamente o que tem de ser substituido, porque não dão orçamento?
De qualquer maneira mandei um mail para a Chip7 a perguntar quanto custa a substituição do condensador por outro igual.
É ridiculo, pois no Ebay custam entre 3 e 4€... o problema é dessoldar...

Nao e assim tao dificil, se comprares a peça basta conheceres alguem que tenha uma estacao de soldadora de ar quente, nao e preciso peca ferramenta nehuma de infarvemelhos, e é uma coisa que demora 5 minutos a fazer , qualquer gajo q trabalhe com eletronica tem essa estacao de soldadora tens de procurar, eu meti o NEC no meu por 18€
 

serpa1982

GForum VIP
Entrou
Fev 1, 2010
Mensagens
2,444
Gostos Recebidos
29
Não necessitas de estação de soldadura, vende-se o chip ja preparado para soldar com um ferro convencional de 60w.
 
Topo