• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Toshiba Satellite A300

FMacau

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 20, 2011
Mensagens
56
Gostos Recebidos
0
Boa Noite a todos os membros.
Ando à uns tempos com o seguinte problema.
Tenho um Toshiba Satellite A300 à 2 anos, nunca me deu problemas até agora.
Ele começou a reiniciar várias vezes sem eu fazer nada e de forma completamente aleatória, até mesmo sem eu lhe mexer.
Eu tinha o Windows Vista, para tentar resolver o problema formatei-o e instalei o Windows 7, mas o problema continua.
No ano passado tive obras em casa, então pensei que seria pó na ventoinha, abriu, limpei tudinho, montei-o igualzinho. Agora não aquece tão rápidamente como antes, mas continua a reiniciar.
Será que é do disco rigido?
Eu arranquei com o Slax a partir de uma pen, e também me aconteceu ele reiniciar, por isso penso que seja uma peça ou um programa que é utilizado tanto no Windows como no Slax, talvez a RAM ou assim?

Espero que tenham percebido a explicação do meu problema e que me possam ajudar, pois vou agora começar a trabalhar com bases de dados e aprofundar ainda mais em websites e se ele estiver sempre a ir a baixo não vou conseguir trabalhar em condições.

Cordeais Cumprimentos.
 

jfaneves

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2006
Mensagens
1,559
Gostos Recebidos
0
amigo experimenta retirar as memorias dele e passar uma borracha pelo pente dourado, e inserir uma de cada vez e testar a ver se tens alguma danificada.
 

FMacau

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 20, 2011
Mensagens
56
Gostos Recebidos
0
Foi o mesmo que o meu professor de TIC e de SI me aconselhou, logo à noite tratarei disso. Se não for das Memórias RAM's, o que poderá ser?
 

jorgehsilva

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 1, 2009
Mensagens
203
Gostos Recebidos
0
Não, não é problema nenhum das memórias.
Tenho exactamente o mesmo problema num L300.
Se efectuares uma pesquisa na net, verás que o problema é muito comum nos toshibas...
Para confirmares, experimenta ligar o portátil, SEM ESTAR LIGADO À CORRENTE, apenas com a bateria.
Com o carregador ligado, o portatil reinicia, o que não aconteçe quando está só com bateria.
O problema é um condensador.
Um condensador que fica por detrás do processador, um NEC TOKIN OE907.
A solução é substituir esse condensador por outro igual, ou como muitos aconselhas a substituir por 3 Smds de 330 uf e 1 x de 220uf, ou por 4 de 220 uf.
Os orçamentos que pedi até agora rondam os 75€.
Vou continuar a procurar, pois acho 1 exagero, visto que o NEC TOKIN OE907 no Ebay custa à volta de 3 ou 4€...
 

Alkaria

GF Ouro
Entrou
Fev 2, 2007
Mensagens
773
Gostos Recebidos
0
olá amigos boas, olha posso dar mais uma dica retira a tampa de traz onde se encontra o cooler e vê se ele funciona limpa-o bem e reinicia a máquina, por outro lado podes ver as configurações da bios qual a temperatura do processador, isso normalmente acontece com o aquecimento da máquina . Um abraço
 

FMacau

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 20, 2011
Mensagens
56
Gostos Recebidos
0
Já abri o portátil e limpei todas as peças. As temperaturas estão nos valores normais. Estou mesmo desesperado, visto precisar dele para trabalhos escolares e não só :/
 

FMacau

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 20, 2011
Mensagens
56
Gostos Recebidos
0
Onde é que tens perguntado esses orçamentos?
 

rocheiro

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
80
Gostos Recebidos
0
Boas o problema é exactamente como o jorgehsilva esta a dizer, tenho 2 toshibas A300 com o mesmo problema, por acaso nao exprimentei ligar apenas com a bateria mas aposto que o problema é esse, visto que um dos portateis ficou comigo vou testar soldar esses 4 condensadores..
 

rocheiro

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
80
Gostos Recebidos
0
abaixo deixo alguns links para o problema

h**p://www.forumnow.com.br/vip/mensagens.asp?forum=32226&topico=3029069
h**p://img823.imageshack.us/img823/5528/trabalhopronto.jpg
h**p://i1115.photobucket.com/albums/k549/vlad_itj/PLACA.jpg
 

jorgehsilva

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 1, 2009
Mensagens
203
Gostos Recebidos
0
Boas o problema é exactamente como o jorgehsilva esta a dizer, tenho 2 toshibas A300 com o mesmo problema, por acaso nao exprimentei ligar apenas com a bateria mas aposto que o problema é esse, visto que um dos portateis ficou comigo vou testar soldar esses 4 condensadores..
Consegues dessoldar o condensador da motherboard?
Pelo que vi no youtube, é necessário uma ferramenta especial de infra-vermelhos.
 

FMacau

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 20, 2011
Mensagens
56
Gostos Recebidos
0
Eu vou tentar leva-lo à Chip7, jorgehsilva onde é que já perguntas-te orçamentos?
 

rocheiro

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
80
Gostos Recebidos
0
bem exprimentei tirar uma uma chave mas nao deu ta mesmo bem soldado de momento nao tenho ferro amanha vou tentar com um ferro dos xinesses xD entretanto ja estou a consegui instalar o Sistema operativo no outro A300 que tinha mas apenas com a bateria assim que meto carregador bloqueia logo ou nem inicia.... mesmo problema do condençador, abraço
 

jorgehsilva

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 1, 2009
Mensagens
203
Gostos Recebidos
0
Por mail, a empresas aqui em Leiria.
Uma das empresas respondeu isto:
De facto temos as duas opções de reparação, com os condensadores e fica sem o VCORE, a bateria passa a durar metade, em 80% dos casos o processador fica na sua velocidade total, 20% ficam em velocidade mínima, não se pode ter a certeza do que acontece.
Temos a reparação também com o Nec Tokin e o portátil fica a trabalhar normalmente...
Contactei tambem a PCteste que me disse que ficaria à volta dos 50€, pedi para que me indicassem o valor certo, disseram que precisavam do portatil para diagnóstico, ainda não me responderam se cobram alguma coisa pelo diagnóstico.
Assim que souberes quanto a Chip7 cobra, diz.
Obrigado
 

FMacau

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 20, 2011
Mensagens
56
Gostos Recebidos
0
Estou com um certo receio de o levar à Chip7, isto foi o que me responderam:
"Terá que trazer o seu equipamento para nós podermos analisar . O custo de não aceitação de orçamento é de 20€"
 

jorgehsilva

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 1, 2009
Mensagens
203
Gostos Recebidos
0
Não percebo estas empresas, se lhe dizemos exactamente o que tem de ser substituido, porque não dão orçamento?
De qualquer maneira mandei um mail para a Chip7 a perguntar quanto custa a substituição do condensador por outro igual.
É ridiculo, pois no Ebay custam entre 3 e 4€... o problema é dessoldar...
 

rocheiro

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
80
Gostos Recebidos
0
pois enfimm ..... ja consegui instalar o sistema operativo esta a bombar, mas assim que meto o carregador puff desliga lool
 

FMacau

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 20, 2011
Mensagens
56
Gostos Recebidos
0
Pois rocheiro ainda estás melhor que eu, porque a minha bateria está tão viciada que nem 5 minutos dura xD
 

jorgehsilva

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 1, 2009
Mensagens
203
Gostos Recebidos
0
Ainda considerei comprar outra board, mas corro o risco de voltar a acontecer o mesmo...
Parace que vou ter de desembolsar 75€...
 

rocheiro

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
80
Gostos Recebidos
0
e que tal investir numa bateria ??? xD sempre que tiver descarregada é desligar o computador e deixar carregar ..... :)
 
Topo