• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

F Truck:

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Truck - Cascavel promete entregar "novo" autódromo até fim de junho
truck-pmuffato-350.jpg
Uma solenidade que reuniu centenas de pessoas no Autódromo Zilmar Beux marcou no último sábado (4), na cidade paranaense de Cascavel, o início das obras de reestruturação e revitalização do complexo desportivo. Políticos, pilotos, promotores de eventos, desportistas e simpatizantes do automobilismo de competição comemoraram o processo, que deverá fazer com que a cidade volte aos calendários das principais competições nacionais.

A Fórmula Truck esteve representada no evento em Cascavel por seu diretor de Operações, Roberto Cirino, que ratificou a disposição da categoria de voltar, depois de cinco anos, à pista onde viveu seus primeiros momentos, na década de 90. “Vocês podem contar com a Fórmula Truck. Com toda certeza estaremos aqui em agosto, marcando a reinauguração desse autódromo, que é a nossa casa”, adiantou Cirino, em rápido discurso aos presentes.

O prefeito Edgar Bueno, que na solenidade assinou a ordem de licitação para execução do novo asfalto do autódromo, frisou que a meta é ter a F-Truck como primeiro grande evento na nova fase do autódromo. “Nossas máquinas já estão trabalhando desde muito cedo até a noite, e vamos entregar o autódromo com todas as melhorias no dia 30 de junho”, adiantou. “Nós vamos ter aqui a segunda melhor praça de esportes do Brasil, a melhor do interior”.

A presidente da Fórmula Truck, Neusa Navarro Félix, já havia adiantado que, uma vez cumprido o projeto de revitalização do autódromo, a possibilidade de Cascavel ser anunciada como sede da sexta etapa de 5 de agosto é real – a prova, sexta das dez que compõem o calendário, ainda não tem sede definida. Edgar Bueno assumiu, desde o início do processo que consolidou as obras de reforma do autódromo, que a volta da Truck à cidade é uma prioridade.

Pedro Muffato, que já foi prefeito de Cascavel e acaba de completar 45 anos de carreira como piloto, compete na Fórmula Truck desde a temporada de 2000. Ele observou que a reativação do autódromo pelas categorias nacionais “é irreversível”. “Senti firmeza na atitude do prefeito, senti nele a empolgação com o projeto do autódromo, é um projeto que atende ao clamor da cidade, um clamor de várias décadas. O autódromo vai ficar ótimo”, avalizou.

A Confederação Brasileira de Automobilismo fez-se presente ao evento em Cascavel por seu diretor de Marketing e Planejamento, o ex-piloto Paulo Gomes, que asseverou o apoio da entidade à iniciativa. “Cascavel aproveitou muito esse autódromo e vai aproveitar ainda mais a partir de agora. Vai ser um autódromo de primeiro mundo, e a CBA vai dar total colaboração para que haja provas das principais categorias nacionais aqui”, adiantou o dirigente.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Truck - "2012 será ainda melhor", diz Neusa Félix
Truck11-DBueno.jpg
“Se 2011 foi bom, 2012 vai ser ainda melhor”. Foi com essas palavras que a presidente da Fórmula Truck, Neusa Navarro Félix, finalizou o breve discurso que fez na noite de quinta-feira (9), na solenidade que marcou o lançamento da temporada 2012 dos campeonatos Brasileiro e Sul-Americano. O evento reuniu mais de 300 pessoas entre pilotos, parceiros, integrantes da equipe da categoria e jornalistas no Spaço Quatá, em São Paulo.

A solenidade que integrou o lançamento da temporada teve como mestre de cerimônias o jornalista Téo José, narrador das corridas da Fórmula Truck nas transmissões ao vivo pela Rede Bandeirantes. Uma edição em vídeo mostrou as pistas que vão receber as dez corridas de 2012, todas válidas pelo Campeonato Brasileiro – e quatro contando pontos pelo Sul-Americano – e apresentou os pilotos que vão participar da temporada, a 17ª da categoria.

Neusa Navarro Félix falou durante o coquetel que antecedeu o jantar oferecido aos convidados. “Quero frisar aqui, de coração, o meu agradecimento a todos os colaboradores que fazem esse grande evento que é a Fórmula Truck, nossos patrocinadores, a imprensa”, disse a presidente da categoria, bastante emocionada. No palco, ela foi homenageada pelo piloto Felipe Giaffone, atual campeão da Truck, com um buquê de flores.

O lançamento da temporada 2012 também revelou a nova piloto do Pace Truck: a partir de 2012, a atribuição será da modelo paulista Talula Pascoli, que substituirá Mariana Felício. Ela vai conduzir o caminhão de apoio, que neste ano passa a ser um Ford Cargo. A recepção a Talula foi conduzida pelo gerente de Marketing da Ford Caminhões, Pedro Aquino, que brindou a modelo entregando-lhe um buquê.

A preparação do evento festivo valorizou os motivos da Fórmula Truck. À recepção do Spaço Quatá foram expostos os caminhões que Petrobras, Crystal e Bridgestone-Bandag utilizam no Truck Test, ação promocional que antecede cada corrida da categoria. O ambiente interno destacava três dos minicaminhões do projeto social Truck Kids. O evento festivo foi encerrado com show musical da cantora Patrícia Limah.

CALENDÁRIO
A temporada da Fórmula Truck terá 10 corridas: 4 de março – Velopark (RS); 1º de abril – Jacarepaguá (RJ); 6 de maio – Caruaru (PE); 3 de junho – Goiânia (GO); 8 de julho – Interlagos (SP); 5 de agosto – a definir; 9 de setembro – Córdoba (ARG); 14 de outubro– Guaporé (RS); 11 de novembro – Curitiba (PR); 9 de dezembro – Brasília (DF). As etapas do Velopark, de Caruaru, de Interlagos e de Córdoba vão valer, também, pelo Campeonato Sul-Americano.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Truck - Christian Fittipaldi estreia na categoria em 2012
truck12-christian_fittipaldi-350.jpg
O paulista Christian Fittipaldi já passou pelas principais categorias do automobilismo mundial: Fórmula 1, Indy, NASCAR, 24 Horas de Le Mans, 24 Horas de Daytona, entre muitas outras. Mas nada comparado com o novo desafio que o piloto terá em 2012.

Fittipaldi aceitou o convite da equipe ABF/Mercedes-Benz e disputará as duas primeiras etapas - Velopark (RS) no dia 4 de março e Jacarepaguá (RJ) em 1º de abril - no caminhão de número 3. Ele substituirá o brasiliense Geraldo Piquet, suspenso pela Confederação Brasileira de Automobilismo.

"Em primeiro lugar, gostaria de agradecer o convite da Mercedes e de toda a família da Fórmula Truck. Quero acelerar o meu aprendizado para tentar chegar o mais competitivo possível na 1ª etapa e fazer duas corridas sólidas", comentou o piloto, que realizou testes no Rio de Janeiro no início desta semana.

"Treinamos com o caminhão de 2011, mas vamos tentar fazer mais um teste com o caminhão novo no Rio Grande do Sul, antes da temporada começar. O Leandro Totti (piloto da equipe) esteve no Rio e me ajudou bastante. Estou bem ansioso e curioso para aprender a ‘dominar’ esses ‘monstros’", brincou o piloto.

Os testes no Rio, no entanto, não foram a primeira experiência do piloto na categoria. "Há alguns anos, dei algumas voltas num caminhão da Volkswagen e num da Ford, em Interlagos, mas não havia nenhum compromisso. Agora é diferente e estou muito contente com a chance de pilotar na categoria mais popular do Brasil", completou o piloto.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
"ESTOU GUIANDO PARA A MELHOR EQUIPE", DIZ TRICAMPEÃO FELIPE GIAFFONE
in%201.jpg

Felipe Giaffone disputou cinco temporadas completas no Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck. Conquistou três títulos, em 2007, 2009 e 2011, um vice-campeonato em 2010, ano do histórico empate em pontos com o campeão Roberval Andrade, e foi quarto colocado na pontuação final de 2008. Também é dele o título do Campeonato Sul-Americano do último ano, que compreendeu etapas distintas das que lhe valeram o título nacional.
in%203.jpg
O histórico de Giaffone não deixa dúvidas quanto à sua inscrição na galeria dos principais nomes da história da F-Truck. Subiu ao pódio de 64,81% das 54 corridas que disputou até 2011, com 15 vitórias, sete segundos lugares, quatro terceiros, sete quartos e dois quintos, além de 12 pole-positions e 12 voltas mais rápidas em provas. “Não dá para reclamar, de fato. Claro que estar numa equipe como a RM justifica a maior parte disso”, atribui.
in%202.jpg
Giaffone fez suas cinco primeiras participações na F-Truck em 2005, pela equipe de Roberval Andrade. Voltou a competir na Fórmula Indy em 2006 e, a partir de 2007, assumiu sua carreira na série nacional dos caminhões. No ano passado, conquistou os dois títulos ganhando metade das 10 corridas do calendário. “Foi o melhor ano nosso, mas é preciso lembrar que também tive muita sorte. Herdei pelo menos três corridas”, ressalta.O tricampeão brasileiro e campeão sul-americano credita a campanha positiva de 2011 aos caminhões Volkswagen Constellation. “Ter um caminhão confiável me deixou em uma condição mais tranquila no campeonato, a ponto de poder aproveitar os problemas dos adversários para vencer. De uma coisa eu tenho certeza: estou guiando para a melhor equipe. A RM tem quatro pilotos e estrutura para dar a mesma condição aos quatro”, avaliza.

A carreira eclética nas pistas é tomada como argumento por Giaffone para valorizar a RM Competições. “Eu já sou bem experiente em corridas para saber que piloto não faz nada sozinho. Saí da Fórmula Indy por guiar em uma equipe onde eu sabia que não tinha condição de lutar por uma corrida. Com a cobertura de uma equipe boa, o piloto acaba até guiando melhor. Equipe ruim puxa o piloto para baixo. A minha é boa, me puxa para cima”, diz.

A perspectiva de Felipe Giaffone é de uma temporada equilibrada em 2012. “Tivemos mudanças de regulamento, nos testes no Velopark já deu para ver que vamos ter de melhorar um pouco mais para ter a mesma confiabilidade do ano passado”, aponta. “A gente está trabalhando por isso, desenvolvendo o equipamento para ver se dá para estar no nível dos outros. A princípio, vamos começar o campeonato com a cara e a coragem”.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Truck - Giaffone aponta como trunfo "guiar para a melhor equipe"
truck11-fgiaffone-350.jpg
Felipe Giaffone disputou cinco temporadas completas no Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck. Conquistou três títulos, em 2007, 2009 e 2011, um vice-campeonato em 2010, ano do histórico empate em pontos com o campeão Roberval Andrade, e foi quarto colocado na pontuação final de 2008. Também é dele o título do Campeonato Sul-Americano do último ano, que compreendeu etapas distintas das que lhe valeram o título nacional.

O histórico de Giaffone não deixa dúvidas quanto à sua inscrição na galeria dos principais nomes da história da F-Truck. Subiu ao pódio de 64,81% das 54 corridas que disputou até 2011, com 15 vitórias, sete segundos lugares, quatro terceiros, sete quartos e dois quintos, além de 12 pole-positions e 12 voltas mais rápidas em provas. “Não dá para reclamar, de fato. Claro que estar numa equipe como a RM justifica a maior parte disso”, atribui.

Giaffone fez suas cinco primeiras participações na F-Truck em 2005, pela equipe de Roberval Andrade. Voltou a competir na Fórmula Indy em 2006 e, a partir de 2007, assumiu sua carreira na série nacional dos caminhões. No ano passado, conquistou os dois títulos ganhando metade das 10 corridas do calendário. “Foi o melhor ano nosso, mas é preciso lembrar que também tive muita sorte. Herdei pelo menos três corridas”, ressalta.

O tricampeão brasileiro e campeão sul-americano credita a campanha positiva de 2011 aos caminhões Volkswagen Constellation. “Ter um caminhão confiável me deixou em uma condição mais tranquila no campeonato, a ponto de poder aproveitar os problemas dos adversários para vencer. De uma coisa eu tenho certeza: estou guiando para a melhor equipe. A RM tem quatro pilotos e estrutura para dar a mesma condição aos quatro”, avaliza.

A carreira eclética nas pistas é tomada como argumento por Giaffone para valorizar a RM Competições. “Eu já sou bem experiente em corridas para saber que piloto não faz nada sozinho. Saí da Fórmula Indy por guiar em uma equipe onde eu sabia que não tinha condição de lutar por uma corrida. Com a cobertura de uma equipe boa, o piloto acaba até guiando melhor. Equipe ruim puxa o piloto para baixo. A minha é boa, me puxa para cima”, diz.

A perspectiva de Felipe Giaffone é de uma temporada equilibrada em 2012. “Tivemos mudanças de regulamento, nos testes no Velopark já deu para ver que vamos ter de melhorar um pouco mais para ter a mesma confiabilidade do ano passado”, aponta. “A gente está trabalhando por isso, desenvolvendo o equipamento para ver se dá para estar no nível dos outros. A princípio, vamos começar o campeonato com a cara e a coragem”.

CALENDÁRIO
O Brasileiro de F-Truck terá 10 etapas: 4 de março – Velopark (RS); 1º de abril – Jacarepaguá (RJ); 6 de maio – Caruaru (PE); 3 de junho – Goiânia (GO); 8 de julho – Interlagos (SP); 5 de agosto – a definir; 9 de setembro – Córdoba (ARG); 14 de outubro– Guaporé (RS); 11 de novembro – Curitiba (PR); 9 de dezembro – Brasília (DF). As etapas do Velopark, de Caruaru, de Interlagos e de Córdoba vão valer, também, pelo Campeonato Sul-Americano.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Londrina faz gestão por permanência no calendário da Fórmula Truck
truck11-vbenavides-350.jpg
O calendário da Fórmula Truck na temporada 2012 dos campeonatos Brasileiro e Sul-Americano será composto por dez corridas, nove das quais em autódromos do Brasil. A categoria já tem definição de oito autódromos que vão receber as corridas, mantendo à espera de definição a sede do sexto evento do ano. A cidade de Londrina, no Norte do Paraná, está entre as que pleiteiam a etapa, marcada para o dia 5 de agosto.

O prefeito de Londrina, Barbosa Neto, esteve presente, na última quinta-feira (9), à festa de lançamento da temporada 2012, no Spaço Quatá, em São Paulo, e ratificou pessoalmente à presidenta da Fórmula Truck, Neusa Navarro, o esforço e a disposição do Município para consolidar ações que o mantenham no calendário da categoria – a última temporada em que Londrina não recebeu os caminhões mais rápidos do país foi a de 2006.

“A Fórmula Truck vem tendo um crescimento continuado em Londrina, o evento já faz parte da identidade da cidade, pela paixão do nosso público pela categoria. E o público não entenderia uma ausência da cidade no calendário”, justificou o prefeito. Ele relata ter viabilizado desde que assumiu o cargo, em 2009, um total de R$ 3 milhões em obras de reforma e melhorias da pista e das instalações do Autódromo Internacional Ayrton Senna.

Barbosa Neto listou benefícios à Fórmula Truck para assegurar a etapa. “Propusemos à organização um espaço nobre na ExpoLondrina, que é uma das maiores feiras agroindustriais do país, para exposição de caminhões, além de um subsídio de 50% na taxa de uso do autódromo, 40 apartamentos de hotel para a equipe do evento e um plano de mídia viabilizado pela prefeitura para divulgação da corrida em Londrina e na região”, enumerou.

O prefeito esteve no evento festivo da Fórmula Truck acompanhado do diretor da Companhia de Desenvolvimento de Londrina, Marcus Von Borstel. Declaradamente “apaixonado pela Truck”, ele acompanha a categoria há 15 anos e é considerado um embaixador informal da cidade no evento. “A minha função é apoiar, divulgar e trabalhar pelo crescimento da corrida em Londrina, que vem num crescente de importância ano após ano”, definiu.

Receptiva ao empenho manifestado pelo prefeito Barbosa Neto, Neusa Navarro ponderou as necessidades da Truck. “O empenho de Londrina merece aplauso. A condição proposta pelo prefeito é positiva, sempre fomos muitíssimo bem recebidos em Londrina. A opção para corrida de agosto é Cascavel, que está revitalizando seu autódromo e que trabalha para ter a reinauguração com a prova da Fórmula Truck”, expôs a presidenta da categoria.

Neusa Navarro frisa que a alternância de praças atende os interesses dos patrocinadores do evento. “É importante para a Fórmula Truck buscar sempre novas praças, e isso não quer dizer que não vamos voltar a Londrina caso a corrida de agosto não aconteça lá. Nada impede que nesse ‘rodízio’ o autódromo de Curitiba fique fora em 2013 para termos as etapas do Paraná nas pistas de Cascavel e de Londrina”, exemplificou.

CALENDÁRIO
A temporada da Truck terá 10 corridas: 4 de março - Velopark (RS); 1º de abril - Jacarepaguá (RJ); 6 de maio - Caruaru (PE); 3 de junho - Goiânia (GO); 8 de julho - Interlagos (SP); 5 de agosto - a definir; 9 de setembro - Córdoba (ARG); 14 de outubro - Guaporé (RS); 11 de novembro - Curitiba (PR); 9 de dezembro - Brasília (DF). As etapas do Velopark, de Caruaru, de Interlagos e de Córdoba vão valer, também, pelo Campeonato Sul-Americano.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
F-Truck - Equipe de produção finaliza montagem da etapa do Velopark

Truck-Velopark.jpg
Faltando menos de dez dias para a corrida que vai abrir a 17ª temporada da Fórmula Truck, a equipe de produção da categoria mantém em ritmo intenso o trabalho de preparação da infra-estrutura planejada para acomodar convidados e espectadores no Autódromo Internacional Velopark, na gaúcha Nova Santa Rita. A corrida, primeira etapa dos campeonatos Brasileiro e Sul-Americano da Fórmula Truck, será disputada na tarde de 4 de março.

A montagem do evento no Velopark teve início na primeira semana de fevereiro. O trabalho envolve 250 operários, responsáveis pela preparação dos 16 hospitality centers reservados pelas empresas parceiras da Fórmula Truck para fomento a ações institucionais e de relacionamento. “Deveremos receber perto de 5.000 convidados nos HCs que estão sendo preparados no Velopark”, estima a presidente da categoria, Neusa Navarro.

Além dos 250 operários que atuam desde o início do mês no Velopark, a Fórmula Truck terá, durante a semana da corrida, cerca de 2.300 profissionais envolvidos direta ou indiretamente com o evento. A categoria deslocou a Nova Santa Rita todo o seu próprio aparato de infra-estrutura. Os equipamentos e as estruturas móveis totalizam cerca de 1.000 toneladas e seu transporte implicou o uso de mais de 50 carretas da organização do evento.

“O autódromo do Velopark tem uma infra-estrutura de primeiro mundo, as instalações oferecem todas as facilidades para a preparação dessa festa da F-Truck”, diz Neusa Navarro. Não haverá grandes mudanças na concepção do evento. “O que teremos são algumas inovações, como o show de caminhões, que promete ser ainda melhor que em 2010, e o show de motos com o Jorge Negretti”, revela a presidenta da categoria.

A primeira – e até agora única – corrida da Truck disputada no Velopark, em novembro de 2010, auferiu público de 46.839 espectadores. A expectativa dos organizadores para a etapa da semana que vem é de que entre 40.000 e 45.000 pessoas acompanhem a disputa no Velopark. Os pontos de venda de ingressos e as modalidades de credenciais disponíveis estão relacionados no site da categoria, o www.formulatruck.com.br.

PROGRAMAÇÃO
A programação de pista no Velopark será aberta na sexta-feira (2), com dois treinos de 60 minutos, cada, marcados para as 12h30 e as 15h30. Haverá mais duas sessões livres no sábado (3), também com duração de 60 minutos, a partir das 9h e das 11h. A tomada de tempos classificatória, definindo o grid, será aberta às 14h. A corrida de domingo, com largada às 13h05 e duração de 60 minutos, será transmitida em HD pela Band.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Truck - Maistro aponta condição melhor para 2012

Truck-JMaistro.jpg
João Marcos Maistro viveu em 2011 sua temporada de melhores resultados nos campeonatos Brasileiro e Sul-Americano de Fórmula Truck. O paranaense da Clay Truck Racing fechou a temporada com o décimo lugar na classificação final da competição nacional, destacando o desempenho na etapa do Rio de Janeiro, onde foi ao pódio como terceiro colocado. Foi ele o melhor colocado entre os que atuam na categoria com caminhões Volvo.

“A meta, na verdade, era um resultado final ainda melhor”, admite Maistro. “Mas na metade do campeonato a gente se empolgou um pouco com o caminhão e resolveu tentar componentes novos, resolvemos desenvolver algumas peças do motor, com isso tivemos quebras em três etapas”, resume o paranaense, que está na F-Truck desde 2005 – pilotou um Scania em suas duas primeiras temporadas e desde 2007 compete com um Volvo.

O piloto paranaense aponta a etapa final da temporada 2011, em Brasília, como seu momento decisivo na temporada. “Eu brigava pelo quinto lugar quando a mangueira de água do motor soltou. Saí da pista e abandonei. Comecei aquela corrida só seis pontos atrás do Régis Boessio, que terminou o campeonato em quarto. Mas houve outros casos. Em Goiânia, por exemplo, o motor aqueceu e eu tirava o pé na reta. Ainda assim terminei em décimo”, recorda.

O trabalho na sede da Clay Truck Racing tem sido intenso nessas primeiras semanas do ano, segundo conta João Maistro. “No ano passado a gente não teve batidas, isso sempre ajuda no processo de desenvolvimento. Temos um conjunto de suspensão muito rápido. Falta um pouquinho no que diz respeito a motor, e é nisso que a equipe está trabalhando. Estamos bem focados no que definimos para fazer, venho um pouco mais rápido em 2012”, promete.

CALENDÁRIO
A temporada de 2012 da Fórmula Truck terá sua primeira etapa no dia 4 de março, na pista gaúcha do Velopark. As demais corridas seguirão as seguintes datas: 1 de abril – Jacarepaguá (RJ); 6 de maio – Caruaru (PE); 3 de junho – Goiânia (GO); 8 de julho – Interlagos (SP); 5 de agosto – a definir; 9 de setembro – Córdoba (ARG); 14 de outubro – Guaporé (RS); 11 de novembro – Curitiba (PR); 9 de dezembro – Brasília (DF).
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Pilotos esperam equilíbrio extremo na primeira etapa da F-Truck

Truck12-BMonteiro.jpg
Exatos 82 dias depois da vitória que deu a Felipe Giaffone os títulos dos campeonatos Brasileiro e Sul-Americano, na etapa final em Brasília, a Fórmula Truck terá seus pilotos na pista nesta sexta-feira (2), dia dos primeiros treinos livres para a etapa de abertura da 17ª temporada da categoria. O GP Petrobras será disputado na tarde de domingo (4) no Autódromo Internacional Velopark, na cidade gaúcha de Nova Santa Rita.

Os quase três meses desde a última corrida de 2011 não significaram folga para as equipes da categoria. Pelo contrário, o ritmo de trabalho nas oficinas e nos autódromos que acolheram treinos para desenvolvimento foi intenso. Dos 23 pilotos que iniciam as atividades no Velopark, 16 estiveram na pista em pelo menos um dia desde que 2012 começou, e alguns dos outros sete não fizeram testes por simples opção de suas equipes.

A expectativa que beira a unanimidade entre os inscritos nesta segunda apresentação da Truck no Velopark é a de que treinos livres e classificatórios e a própria corrida, que terá largada às 13h05 de domingo com transmissão ao vivo em HD pela Band, sejam marcados pelo equilíbrio entre representantes de diferentes equipes e marcas, mesmo diante das diferentes estratégias por elas traçadas para o trabalho da pré-temporada.

VOLKSWAGEN
Equipe campeã de 2011, a RM Competições centrou em dois de seus quatro Volkswagen Constellation as experiências de pista feitas em janeiro no próprio circuito do Velopark. As evoluções foram testadas nos caminhões de Giaffone e de Renato Martins. André Marques, que passa a defender o time, e Adalberto Jardim, da AJ5, também equipe oficial da Volkswagen, participaram dos treinos pilotando esses mesmos caminhões.

Giaffone disputou cinco temporadas completas na Truck. Foi o campeão em 2007, 2009 e 2011, ano em que também conquistou o título sul-americano. Em 2010 foi vice, com os mesmos 176 pontos do campeão Roberval Andrade. “Talvez vamos começar o ano com um pouquinho de desvantagem, precisando desenvolver alguns componentes em que houve mudança nos caminhões. E a consistência do Constellation é um trunfo nosso”, ele considera.

MERCEDES-BENZ
A ABF/Mercedes-Benz abre a nova temporada sem ter feito testes. “Não é que a gente não precise treinar. Foi uma questão de opção, nós focamos na desmontagem e revisão dos dois caminhões, que são campeões, muito fortes”, explica o piloto paranaense Wellington Cirino, tetracampeão da Fórmula Truck. Nas duas primeiras corridas de 2012, ele terá como companheiro de equipe o paulista Christian Fittipaldi, que faz sua estreia na categoria.

Fittipaldi participou de testes no Rio de Janeiro com um dos Mercedes-Benz da ABF Racing Team, equipe do paranaense Leandro Totti e do paulista Luiz Lopes. “Vou trabalhar para fazer corridas muito sólidas, prometo devolver o ‘brinquedo’ inteirinho”, brinca o ex-piloto de Fórmula 1, substituto de Geraldo Piquet nas duas primeiras etapas. Único gaúcho no grid, Regis Boessio pilota o Mercedes-Benz “bicudo” da ABF Desenvolvimento Team.

SCANIA
Pela Scania, Roberval Andrade foi o único a fazer testes preparatórios. A Ticket Car Corinthians Motorsport experimentou inovações de equipamento e ajustes nos autódromos de Goiânia, Curitiba, Campo Grande, Velopark e Rio de Janeiro. “Fizemos um trabalho específico pensando no Velopark. Em 2010 eu era muito rápido e estava liderando a corrida, mas o contato com as zebras da pista fizeram o caminhão quebrar”, recorda.

Campeão de 2010, Andrade não venceu em 2011. “Tivemos problemas, que trouxeram maturidade à equipe. Agora vamos começar o ano a todo gás, com empolgação. Vai ser difícil, muito nivelado, mas estamos na briga”, anima-se. Outros três pilotos utilizam caminhões Scania: o paranaense Pedro Muffato, da equipe Muffatão, e os goianos José Maria e Leandro Reis, tio e sobrinho, parceiros na equipe Original Reis Competições.

IVECO
O autódromo que abre a temporada de 2012 remete a Scuderia Iveco a momentos especiais. Foi no Velopark, em novembro de 2010, que a equipe e a marca conquistaram suas primeiras pole-position e vitória, com Beto Monteiro. O pernambucano integra a equipe desde 2009. “Aqui estou em casa, há 100% de envolvimento da fábrica, o planejamento é muito bacana”, define Monteiro, que identifica mais de 12 pilotos com chances reais de vitória.

A partir deste ano, Monteiro terá como companheiro de equipe o paulista Valmir Benavides, que defendeu a RM-Volks desde 2007. O terceiro Iveco é o de Fred Marinelli, que compete por equipe própria, a Marinelli Competições. O piloto de Campinas, um dos primeiros que apostaram no modelo Stralis, ainda em 2006, fechou sua participação no campeonato do ano passado com pódio na etapa de Brasília, onde foi quinto colocado.

VOLVO
Sem vitórias na Fórmula Truck desde 2008, a Volvo tem evidenciado um processo de ascensão. As equipes que representam a marca têm compensado à custa de um esforço conjunto a falta de um envolvimento direto da fábrica. “O pódio para nós não é sonho, é realidade”, decreta Paulo Salustiano, que neste ano volta a competir pela ABF/Volvo, equipe pela qual estreou na categoria em 2010 – no ano passado, pilotou para a Scuderia Iveco.

O companheiro de equipe de Salustiano será o argentino Luiz Pucci, que estreou na F-Truck em 2011. Outras duas equipes terão caminhões Volvo na pista, com pilotos paranaenses. Diumar Bueno continua competindo pela DB Motorsport, sua própria equipe. “O que nós vamos buscar neste ano, todos nós que corremos com Volvo, é um pouquinho mais de rendimento de motor”, diz. O outro representante da marca é João Maistro, da Clay Truck Racing.

FORD
A Ford Racing Trucks/DF Motorsport, equipe comandada pelo ex-piloto Djalma Fogaça, teve bastante trabalho na preparação dos caminhões que os paulistas Danilo Dirani e Pedro Gomes vão conduzir nas dez corridas de 2012. A mudança mais visível está na adoção da cabine da nova linha Cargo. “Não é simplesmente mudar a cabine, isso implica uma série de modificações em toda a concepção do caminhão”, observa Fogaça.

Dirani parte para sua quarta temporada na categoria, terceira pelo time da Ford, conciliando a disputa da Truck com a organização e a própria atuação em competições nacionais de kart. Ele obteve na penúltima prova de 2011, em Curitiba, a primeira vitória com caminhões. Gomes, ex-piloto de categorias de turismo, participou de duas corridas da Fórmula Truck no ano passado e inicia seu primeiro campeonato completo.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Beto Monteiro conquista primeira pole do ano na Fórmula Truck

Truck12-BMonteiro.jpg
Embora tentasse desvincular a expectativa da Scuderia Iveco de seu bom histórico na pista do Autódromo Internacional Velopark, o pernambucano Beto Monteiro conquistou neste sábado (3), no circuito gaúcho, a pole-position para o GP Petrobras, corrida que vai dar início neste domingo (4) à temporada 2012 dos campeonatos Brasileiro e Sul-Americano de Fórmula Truck. A prova terá largada às 13h05, com transmissão ao vivo da Band.

Foi Monteiro, em 2010, quem dominou a única etapa da Fórmula Truck realizada até hoje no Velopark. Naquela ocasião, ele conquistou a pole-position cobrindo o s 2.278 metros do traçado gaúcho em 1min09s927. Neste sábado, sua volta no Top Qualifying, fase decisiva do treino classificatório que definiu as quatro primeiras filas do grid, cronometrou 1min09s343, com vantagem de 328 milésimos de segundo sobre Roberval Andrade, o segundo.

“Foi uma volta muito boa, consegui aproveitar ao máximo o caminhão”, definiu Monteiro. “Eu tenho de agradecer muito à Iveco, que trabalhou bastante no caminhão, esse resultado está coroando o trabalho que a equipe tem feito desde o ano passado”, acrescentou, valorizando a conquista. “Fazer pole aqui, numa pista onde não é tão fácil ultrapassar, é uma parte da corrida, agora só resta torcer para tudo dar certo na corrida”, falou.

Andrade, com o Scania da Ticket Car Corinthians Motorsport, foi mais rápido nos treinos livres da sexta-feira (2) e também na primeira fase do treino classificatório deste sábado. “Meu contagiros queimou, aí fiquei sem referência na freada para o radar. Aí, para não ia exceder o limite de 160 km/h, passei ali a 143 km/h. Isso comprometeu muito a minha volta, claro, mas estou feliz com o caminhão, que não apresentou problemas”, disse.

A terceira posição no grid é do atual campeão Felipe Giaffone, da RM Competições, que deu-se por satisfeito. “Comemorei mais que o pole”, brincou. “A verdade é que achei uma volta boa. Ainda temos deficiências na bomba de combustível. Acredito que melhor do que foi não poderia ser. Nós precisamos melhorar a potência”, falou o piloto, sobre as novas configurações técnicas do modelo Constellation da Volkswagen, utilizado pela RM.

A Mercedes-Benz teve quatro de seus pilotos entre os oitos que foram ao Top Qualifying. O paranaense Leandro Totti, da ABF Racing Team, é quarto no grid. “A gente está com um caminhão bom, sabendo que não vai ser fácil a vida na corrida. A intenção era largar entre os três, quarto lugar está de bom tamanho. A nossa preocupação não é ganhar a corrida, mas terminar no pódio, sempre pensando no campeonato”, declarou.

Christian Fittipaldi, que estreia pela ABF/Mercedes-Benz, sai em quinto, depois de ser o segundo mais rápido na primeira fase da tomada de tempos. “Cometi dois errinhos na volta boa e perdi para mim mesmo, mas estou bem contente e grato a todo mundo na equipe, aos outros pilotos, que me deram muitas dicas e facilitaram um pouco a minha vida”, atribuiu, citando Wellington Cirino, Totti e Geraldo Piquet, que nesta etapa atua como seu consultor.

Cirino, outro piloto da ABF/Mercedes-Benz, vai largar em oitavo, duas posições atrás do gaúcho Regis Boessio, também piloto da marca, que corre pela ABF Desenvolvimento Team. Entre os dois, no grid de largada, estará o novo modelo Cargo do paulista Danilo Dirani, sétimo colocado defendendo a Ford Racing Trucks/DF Motorsport. A expectativa para domingo é de que mais de 40.000 espectadores acompanhem a corrida no Velopark.

O GP Petrobras, primeira corrida da temporada da Fórmula Truck, terá transmissão ao vivo em HD pela Band. A narração é de Téo José, com comentário de Eduardo Homem de Mello e reportagem de Luiz Silvério. A cronometragem é disponibilizada em tempo real pela Cronomap em seu site. O grid de largada definido na tarde deste sábado na pista do Velopark é o seguinte:

Top Qualifying
1º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, 1min09s343
2º) Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, 1min09s671
3º) Felipe Giaffone (SP/Volkswagen), RM Competições, 1min09s772
4º) Leandro Totti (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 1min10s042
5º) Christian Fittipaldi (SP/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 1min10s057
6º) Regis Boessio (RS/Mercedes-Benz), ABF Desenvolvimento Team, 1min10s318
7º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 1min10s535
8º) Danilo Dirani (SP/Ford), Ford Racing Trucks/DF Motorsport, 1min10s771
Treino classificatório
9º) João Marcos Maistro (PR/Volvo), Clay Truck Racing, 1min10s837
10º) Paulo Salutiano (SP/Volvo), ABF/Volvo, 1min10s982
11º) Pedro Gomes (SP/Ford), Ford Racing Trucks/DF Motorsport, 1min11s037
12º) André Marques (SP/Volkswagen), RM Competições, 1min11s157
13º) Valmir Benavides (SP/Iveco), Scuderia Iveco, 1min11s212
14º) Renato Martins (SP/Volkswagen), RM Competições, 1min11s382
15º) Fred Marinelli (SP/Iveco), Marinelli Competições, 1min11s491
16º) Adalberto Jardim (SP/Volkswagen), AJ5 Motorsport, 1min11s547
17º) Leandro Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, 1min11s600
18º) Diumar Bueno (PR/Volvo), DB Motorsport, 1min11s831
19º) Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão, 1min13s005
20º) Luiz Pucci (ARG/Volvo), ABF/Volvo, 1min13s070
21º) Luiz Lopes (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 1min18s462
22º) José Maria Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, 1min34s233
23º) Débora Rodrigues (SP/Volkswagen), RM Competições, sem tempo
Média do 1º: 118,264 km/h
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Truck - Beto Monteiro vence a primeira etapa no Velopark

Truck12-BMonteiro.jpg
A Scuderia Iveco começou 2012 provando que é forte candidata ao título dos campeonatos Brasileiro e Sul-Americano de Fórmula Truck. Após 1h de prova no quente Autódromo de Velopark, em Nova Santa Rita (RS) – antes do início da corrida, a temperatura de pista beirava os 60º – o pernambucano Beto Monteiro superou o limite de sua resistência física e levou seu Stralis SI-12 de número 88 à linha de chegada em primeiro lugar, no início da tarde deste domingo (04/03). Com a vitória, o piloto obteve 30 pontos na Classificação Geral de Pilotos.

Esta foi a segunda vitória de Beto no Velopark – a segunda com a Scuderia Iveco, o que lhe rendeu entre equipes e pilotos também o título de “Rei do Velopark”. Esta é a sétima vitória do piloto em sua carreira, que acumula também nove pole-positions, uma delas na corrida de hoje.

Beto Monteiro quase venceu de ponta a ponta. Na primeira curva, Roberval Andrade, da Ticket Car Corinthians Motorsport o ultrapassou. Não demorou muito e Beto retomou a liderança. O segundo desafio foi o paranaense Leandro Totti, que chegou a superar o Stralis durante alguns minutos. Mas a eficiência do SI-12 foi superior, e após Totti desacelerar por problemas mecânicos, o caminhão “Vermelho Ferrari” passou para o primeiro lugar até o fim da prova.

“O caminhão está mais competitivo, com novos turbos e vários acertos feitos pela equipe, o que nos dá cada vez mais confiança para a temporada 2012”, enfatiza Monteiro. Estreante na equipe Scuderia Iveco, Valmir Benavides, o Hisgué, que ainda está em adaptação no Stralis SI-12 de número 02, não concluiu a corrida.

A Scuderia Iveco volta às pistas no dia 1º de abril, quando acontece a segunda corrida da Fórmula Truck. O palco será o Autódromo Internacional Nelson Piquet, no Rio de Janeiro (RJ).

Resultado da primeira etapa - Fórmula Truck - 2012

1º) 88 - Beto Monteiro (I, PE), 45 voltas
2º) 4 - Felipe Giaffone (VW , SP), a 9.750
3º) 77 - André Marques (VW , SP), a 19.770
4º) 8 - Adalberto Jardim (VW , SP), a 21.160
5º) 55 - Paulo Salustiano (V , SP), a 52.619
6º) 11 - Diumar Bueno (V , PR), a 57.179
7º) 50 - Fred Marinelli (I , PR), a 1:04.942
8º) 32 - Luiz Pucci (V , RA), a 1:10.715
9º) 6 - Wellington Cirino (M , PR), a 1 volta
10º) 51 - Leandro Reis (S , GO), a 1 volta
11º) 43 - Pedro Gomes (F , SP), a 1 volta
12º) 3 - Christian Fittipaldi (M , SP), a 2 voltas
13º) 83 - Regis Boessio (M , SP), a 2 voltas
14º) 99 - Luiz Lopes (M , SP), a 5 voltas
15º) 7 - Debora Rodrigues (VW , SP), a 6 voltas
16º) 70 - Danilo Dirani (F , SP), a 9 voltas
17º) 15 - Roberval Andrade (S , SP), a 10 voltas
18º) 12 - Zé Maria Reis (S , GO), a 16 voltas
19º) 73 - Leandro Totti (M , PR), a 22 voltas
20º) 2 - Valmir Benavides (I , SP), a 26 voltas
21º) 20 - Pedro Muffato (S , PR), a 38 voltas
22º) 9 - Renato Martins (VW , SP), a 39 voltas
23º) 14 - João Maistro (V , PR), a 44 voltas
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Truck - Categoria volta a unir nomes Piquet e Fittipaldi, no Rio
truck12-christian_fittipaldi-350.jpg
A Fórmula Truck volta ao Rio de Janeiro para a terceira edição de sua etapa no Autódromo Internacional Nelson Piquet. O circuito de Jacarepaguá, que em 2007 teve sua extensão reduzida de 4.933 a 3.000 metros, incorporou na segunda metade da década de 90 o Circuito Oval Emerson Fittipaldi, sede de cinco eventos da hoje extinta Fórmula Mundial, categoria gerida pela Cart e que, no Brasil, chegou a rivalizar em prestígio com a Fórmula 1.

Os dois sobrenomes, inclusive, compõem o GP Bridgestone-Bandag. O caminhão número 3 da ABF/Mercedes-Benz terá Christian Fittipaldi como piloto na corrida deste domingo (1º). O piloto paulista estreou na categoria na prova que abriu a temporada, em 4 de março no Velopark. Largou em quinto, chegou a figurar em segundo e, com perda de rendimento, caiu novamente para quinto, posição em que se manteve até abandonar na penúltima volta.

Fittipaldi, tal qual ocorreu no Velopark, participa da corrida do Rio como substituto de Geraldo Piquet, que cumpre afastamento de duas etapas imposto pela Confederação Brasileira de Automobilismo. A punição não afastou o filho de Nelson Piquet da categoria. Pelo contrário, ele atuou durante treinos e prova no Rio Grande do Sul como consultor de Fittipaldi, função que exercerá mais uma vez durante a programação em Jacarepaguá.

Piquet, que compete na Fórmula Truck desde 2003, aplaudiu o trabalho de Fittipaldi no Velopark. “Dos pilotos que vieram de outras categorias para a Truck, ele foi o que teve adaptação mais rápida. Deu para ver que o caminhão novo é muito bom e o Christian fez um trabalho excepcional. Fiquei feliz com o desempenho dele, se não fosse um problema técnico no finalzinho ele já iria para o pódio na primeira corrida”, frisou.

A atuação de Geraldo é apontada por Christian como fator determinante para o desempenho que considerou satisfatório em sua estreia na Truck. “Fico muito contente por tê-lo ao meu lado, sem dúvida ele teve uma importância muito grande na primeira etapa, me ajudando pelo rádio, acelerando esse meu processo na pilotagem do caminhão. Qualquer dúvida que eu tinha, eu parava no box e perguntava para ele. Isso me facilitou bastante a vida”, disse.

A volta de Piquet ao grid está confirmada para a terceira corrida do ano, dia 6 de maio em Caruaru. “O que aconteceu foi isso, um piloto substituindo o companheiro suspenso. Recebi o convite para substituí-lo e, como já prometi, espero devolver o ‘brinquedo’ dele exatamente do jeito que ele me emprestou”, brincou Fittipaldi. “No Rio vamos repetir a ‘dupla’, é bom poder contribuir com a equipe, mesmo estando do lado de fora”, acrescentou Piquet.

Geraldo Piquet venceu a etapa carioca em 2011. “Nós vencemos porque foi uma prova de resistência, e o nosso caminhão estava muito resistente. Não era o caminhão mais rápido, nem de longe, mas a gente resistiu na corrida, que foi bem dura para todo mundo, eu estava no lugar certo na hora certa”, lembra. O brasiliense comemorou a vitória e a dobradinha da ABF/Mercedes-Benz, já que o paranaense Wellington Cirino, seu parceiro, foi o segundo.

O trabalho conjunto de Geraldo e Christian na ABF/Mercedes-Benz dá sequência à extensa lista de eventos marcados pela junção dos sobrenomes famosos. O mais marcante foi o GP do Oeste dos Estados Unidos de 1980, em Long Beach, onde Nelson Piquet obteve a primeira de suas 23 vitórias na F-1 e Emerson Fittipaldi, terceiro colocado, conquistou o último de seus 35 pódios, depois de ter largado da 24ª posição.

Os dois voltariam a dividir a pista de corridas em 1993, nas 500 Milhas de Indianápolis. Fittipaldi conquistou sua segunda vitória na prova; Piquet, com problemas no motor, foi o segundo piloto a abandoná-la. Os dois sobrenomes estiveram unidos em várias outras ocasiões, como nas 500 Milhas de Kart da Granja Viana de 2010, quando Christian e Nelsinho, inscritos pela equipe Pit Stop-Fittipaldi, foram vice-campeões.

autoracing.com
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
F-Truck – Construção robusta do caminhão garantiu sobrevivência de Bueno
Truck-DBuenoacidente-300x200.jpg
A oitava etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck, disputada no último fim de semana na cidade gaúcha de Guaporé (RS), foi marcado pelo acidente sofrido por Diumar Bueno na quarta e última sessão de treinos livres, na manhã de sábado (13). Foi o acidente mais sério dos 17 anos de história da categoria, considerando suas consequências para o piloto paranaense. E que atestou a segurança aplicada na construção dos caminhões de corrida.

Bueno percebeu a falta de freios na reta dos boxes, tomou o caminho da área gramada à esquerda da pista e, sem conseguir diminuir a velocidade, cruzou a pista na curva Um, rompeu o muro de proteção e despencou de uma altura de mais de 15 metros, até cair na via interna de acesso aos boxes. Ele foi levado ao Hospital Manoel Francisco Guerreiro, em Guaporé, e removido em seguida ao Hospital Marcelino Champagnat, em Curitiba, sua cidade.

O piloto foi submetido a procedimentos cirúrgicos no domingo (14). Os exames apontaram que Bueno sofreu 17 fraturas na perna direita, 15 fraturas na perna esquerda, fraturas nos ossos nasais e faciais, além de fraturas nos pés e cortes nos calcanhares e na língua. A estimativa inicial da equipe médica que efetuou a cirurgia é de que o piloto só poderá voltar a caminhar dentro de aproximadamente seis meses. Não há risco de morte, segundo os médicos.

O fato de Diumar Bueno ter sobrevivido ao acidente reflete o trabalho constante que a Fórmula Truck desenvolve para proporcionar aos pilotos e aos espectadores o nível de segurança mais alto possível. A construção robusta do caminhão, ditada por um regulamento técnico rigoroso, ofereceu condições ao piloto de sair com vida do acidente, cuja imagem, disponibilizada pela Fórmula Truck, foi veiculada por toda a mídia esportiva brasileira.

Um dia antes do acidente de Bueno, durante o briefing com pilotos, a organização da categoria comunicou o agendamento de uma reunião para dia 8 de novembro, véspera dos primeiros treinos para a nona etapa no Autódromo Internacional de Curitiba. Em pauta no encontro estará justamente o pacote de medidas que serão adotadas para reforço no padrão de segurança, tanto dos caminhões quanto dos autódromos que recebem as corridas.

“Nosso objetivo é sempre o de melhorar essas condições. Foi até uma coincidência ter acontecido esse acidente com o Diumar exatamente um dia depois de marcarmos uma reunião para tratar disso”, comentou a presidente da categoria, Neusa Navarro. “A preocupação não é só com a construção dos caminhões, mas também com os autódromos. Muitas vezes, a própria Fórmula Truck executa obras e reformas nos autódromos”, ela lembra.

GRANDE PRÊMIO CRYSTAL
Neusa Navarro observa que o acidente sofrido por Bueno contrastou com a realização da etapa guaporense da Fórmula Truck. “Em linhas gerais, foi mais um evento maravilhoso. O público compareceu em peso, como sempre, acredito que tenhamos reunido mais de 40 mil torcedores. No domingo cedo eu sobrevoei o autódromo e o que vi foi uma imagem que emociona, o autódromo cheio, bem cuidado. Tudo isso comprova a força da etapa de Guaporé”, diz.

A movimentação em torno do evento, que pôs em disputa o Grande Prêmio Crystal, foi iniciada no feriado de sexta-feira (12), Dia da Padroeira do Brasil, quando também se celebrou o Dia da Criança. O projeto Truck Kids foi levado ao centro da cidade e , para uma volta em um dos minicaminhões, cada criança doou um quilo de alimento. “A ação arrecadou quase uma tonelada de alimentos, que repassamos a entidades de Guaporé”, informou Neusa.
autoracing.com
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Truck – MAN Latin America disputa etapa decisiva pelo título brasileiro em Curitiba

Truck12-FGiaffone-300x199.jpg
A equipe MAN Latin America de Fórmula Truck disputa neste final de semana a penúltima etapa da temporada no Autódromo Internacional de Curitiba, no Paraná, com o objetivo de recuperar a liderança do campeonato brasileiro. A prova será neste domingo, às 13h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo da TV Band.

“Vamos para Curitiba com uma meta clara: reassumir a ponta do campeonato de equipes e também ficar mais próximo da liderança na tabela de pilotos. Queremos levar a decisão para Brasília e precisamos de um bom resultado nesta penúltima etapa”, diz Felipe Giaffone, vice-líder do campeonato com 119 pontos, 39 pontos a menos do que Totti (cada piloto pode fazer até 32 pontos em um GP).

No Campeonato Sul-Americano, a equipe oficial da MAN Latin America conquistou o bicampeonato de marcas da Fórmula Truck após uma emocionante vitória de Giaffone em Córdoba, na Argentina. No Brasileiro, os pilotos com caminhão Volkswagen Constellation acumulam 274 pontos, ocupando a segunda posição na tabela de equipes, 26 atrás da marca líder.

“Curitiba é uma pista onde nós, da RM Competições, treinamos já há muitos anos e temos resultados consistentes, como o pódio que conquistei junto com a Débora”, diz Renato Martins, piloto e chefe da equipe oficial da MAN Latin America, citando a corrida de 2006, quando ele e sua esposa e companheira de equipe, Debora Rodrigues, subiram juntos no pódio.

Terceiro colocado no campeonato Sul-Americano e quinto na tabela do Brasileiro, André Marques também espera somar mais pontos para a equipe MAN Latin America neste final de semana. “Vou lutar com muita garra para trazer novamente o título de marcas para o nosso time e conquistar mais um pódio na temporada”, diz Marques, que soma 81 pontos no campeonato.

Quem também está otimista para esta etapa é Adalberto Jardim, que já conquistou dois pódios nesta temporada (Velopark e Interlagos) e também ficou no top-5 na etapa de 2011 de Curitiba. “No ano passado, tive uma boa corrida, terminando em terceiro. Vamos apostar na forte resistência do caminhão Volkswagen Constellation para conquistar mais um pódio e lutar pela liderança de marcas”, comentou Jardim, nono colocado no Brasileiro, com 47 pontos.

A única mulher da categoria, Débora Rodrigues têm inúmeros motivos para gostar de Curitiba. Foi na pista paranaense que conquistou seu melhor resultado na Fórmula Truck, quando, em 2006, terminou em terceiro lugar, repetindo a posição que havia conquistado em Fortaleza naquele mesmo ano. Em 2011, ela ficou com a sétima colocação.

“Esta é uma pista de bom retrospecto para mim e para a equipe, então estou otimista em lutar por mais um pódio neste ano”, diz Debora, que foi a quinta colocada na prova de Cascavel.

Os treinos livres para a corrida em Curitiba (PR) começam nesta sexta-feira, com duas sessões. No domingo (11), a corrida terá largada às 13h (horário de Brasília) e terá duração de 60min, com transmissão ao vivo pela TV Band.

Classificação do Campeonato Brasileiro de F-Truck (pilotos):
1º) Leandro Totti, 158 pontos;
2º) Felipe Giaffone, 119;
3º) Beto Monteiro, 106;
4º) Wellington Cirino, 82;
5º) André Marques, 81;
6º) Paulo Salustiano, 77;
7º) Roberval Andrade, 76;
8º) Régis Boessio, 64;
9º) Adalberto Jardim, 47;
10º) Geraldo Piquet, 46;
11º) Valmir Benavides, 44;
12º) Fred Marinelli, 39;
13º) Renato Martins, 37;
14º) Leandro Reis, 33;
15º) Débora Rodrigues, 32;
16º) João Maistro, 30;
17º) Luiz Lopes, 22;
18º) Diumar Bueno, 21;
19º) Luiz Pucci, 20;
20º) Pedro Muffato, 12;
21º) José Maria Reis, 11;
22º) Danilo Dirani, 9;
23º) Christian Fittipaldi, 7;
24º) Pedro Gomes, 7;
25º) João Ometto Neto, 1.

Brasileiro de marcas:
1º) Mercedes-Benz, 300 pontos
2º) MAN Latin America (Volkswagen), 274
3º) Iveco, 170
4º) Volvo, 148
5º) Scania, 115
6º) Ford, 16
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
F-Truck – Após teste, Raijan Mascarello assume meta de correr com caminhão

Truck-Mascarello-300x183.jpg
O GP Aurélio Batista Félix, que encerrou o Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck no último domingo (9) em Brasília, não pôr fim às atividades da categoria em pista. Vários pilotos participaram na segunda-feira (10) de testes pelo anel externo do Autódromo Internacional Nelson Piquet, na capital federal. Um deles foi Raijan Mascarello, piloto da cidade mato-grossense de Sapezal, que disputa o Campeonato Brasileiro de Gran Turismo.

Mascarello foi à pista com um dos Ford Cargo da 72 Sports, chefiada pelo piloto Djalma Fogaça. “Dei umas 30 voltas. Achei que fosse mais difícil. Ao contrário do que eu imaginava, não é um caminhão, e sim um carro de corrida”, avaliou. “Há as manhas, claro. A freada é um pouco antes, porque na saída já tem que encher a turbina. Lógico que ainda não peguei totalmente a mão, mas gostei. Aliás, gostei muito”, declarou o piloto.

Acompanhando a Fórmula Truck com especial atenção já há algum tempo, Mascarello saiu do teste no caminhão da equipe de Fogaça decidido a tomar parte do grid da categoria. “Já vi que vou correr na Truck. Se não for em 2013, para 2014 é certo. Tenho um compromisso moral com o Cláudio Ricci no Brasileiro de GT, e se conseguirmos um carro competitivo vou continuar lá. Do contrário, venho já para correr com um caminhão”, antecipou.

De uma forma ou outra, o contato de Mascarello com a categoria será intensificado a partir de 2013. “Mesmo que não corra, pretendo ir às corridas e andar mais vezes em treinos entre as etapas, nas segundas-feiras depois das etapas, como fiz em Brasília. Quero me aproximar mais da Fórmula Truck, do clima de lá, já preparando meu terreno para 2014”, ponderou o piloto, que em 2012 participou também do Campeonato Brasileiro de Spyder Race.

A atuação de Mascarello na temporada automobilística de 2012 será encerrada no próximo fim de semana. Ele e o catarinense Felipe Tozzo, seu parceiro na equipe Mottin, vão disputar sábado (15) e domingo (16) as corridas da última etapa do Brasileiro de GT. Revezando uma Ferrari F430, eles estão na vice-liderança da classe GT Premium. Os líderes são os gaúchos Andersom Toso e Carlos Kray, que pilotam um Lamborghini LP520.
autoracing.com
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
F-Truck – Filho de Diumar Bueno estreia em 2013 com caminhão Volvo
Truck-Jansen-Bueno-300x198.jpg
A menos de 50 dias de seu início, Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck tem mais uma estreia confirmada. Jansen Bueno é um dos novos nomes do grid para a temporada de 2013. Ele vai competir na categoria neste ano com o segundo caminhão Volvo da DB Motorsport, equipe curitibana pela qual seu pai, Diumar Bueno, atuou na Truck de 1998 até outubro de 2012, quando teve sua participação interrompida por um acidente.

“Acompanho meu pai nas corridas há 15 anos, sempre quis participar, ser piloto. Correr na Fórmula Truck é a realização de um sonho”, afirma o paranaense de 22 anos, que vai disputar sua primeira prova no circuito gaúcho de Tarumã, no dia 10 de março. Por ora, será o único piloto da DB Motorsport. Diumar, que se recupera do acidente nos treinos livres para a etapa de Guaporé em 2012, deverá voltar a correr no segundo semestre.

Jansen Bueno chega à Fórmula Truck credenciado pela experiência de ter disputado o Campeonato Paranaense das 5.000 cc, com um Omega, e a Fórmula Spyder, organizada em Londrina por Leandro Totti, também piloto da Truck. No ano passado, atuou no Campeonato Brasileiro de Spyder Race. Era líder da categoria Light com três vitórias em seis etapas quando a competição teve seu calendário interrompido pelos promotores.

“Eu já conheço 60 por cento das pistas do calendário da Truck. Ainda assim, pretendo treinar em todas as pistas antes das corridas. Inclusive para a primeira, em Tarumã”, revela o estreante. A temporada de 2013 também marca a estreia na Truck do multicampeão de rali Edu Piano, com equipe própria e caminhão Ford, além de ter confirmada a permanência de Alberto Cattucci, que estreou na penúltima etapa de 2012 e vai pilotar pela ABF/Volvo.

CALENDÁRIO
As dez corridas que vão compor a temporada de 2013 do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck serão as seguintes: 10 de março – Tarumã (RS); 7 de abril – Londrina (PR); 19 de maio – Caruaru (PE); 9 de junho – Goiânia (GO); 7 de julho – Interlagos (SP); 4 de agosto – Cascavel (PR); 8 de setembro – Córdoba (ARG); 13 de outubro – Guaporé (RS); 10 de novembro – Curitiba (PR); 8 de dezembro – Brasília (DF)
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
F-Truck – Categoria amplia espaço na Band para transmissão ao vivo das corridas

FTruck-Argentina11-300x199.jpg
Marcada para começar no dia 10 de março no Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão, cidade gaúcha da Grande Porto Alegre, a temporada 2013 dos campeonatos Brasileiro e Sul-Americano de Fórmula Truck oferecerá ao público telespectador uma cobertura ainda mais ampla de cada uma das 10 etapas. A partir deste ano, as transmissões assumem uma nova dinâmica, com cada etapa tendo 90 minutos de exposição ao vivo na Rede Bandeirantes.

As corridas têm mantida, para 2013, a duração de 60 minutos. Todas as etapas terão o início da transmissão em HD pela Bandeirantes às 13 horas, 20 minutos antes da largada. O novo formato prevê apresentação de matérias e entrevistas ao vivo. “Toda a expectativa em torno da corrida e do evento vai ser trazida em detalhes para o telespectador durante esses 20 minutos”, antecipa o locutor Téo José, narrador da Fórmula Truck na televisão desde 2002.

O locutor goiano será o âncora no novo formato das transmissões das 10 corridas. A seu lado nas transmissões seguirá o comentarista Eduardo Homem de Mello. O trabalho de reportagem antes, durante e depois das corridas será feito por Luiz Silvério e Vytor Zeidan. É a mesma equipe que atuará na transmissão, pelo site da Fórmula Truck, das tomadas de tempo classificatórias, na véspera de cada prova.

“Pela nova dinâmica das transmissões os torcedores vão ter muito mais informações, quem gosta da Fórmula Truck vai acompanhar um panorama bem mais amplo sobre a corrida, a preparação dos pilotos e das equipes e sobre todo o contexto que envolve o evento”, informa Téo José. A Fórmula Truck será a única categoria do automobilismo brasileiro com todas as corridas mostradas ao vivo em rede aberta de televisão na temporada de 2013.

A presidente da categoria, Neusa Navarro, observa que o aumento do espaço na televisão reflete o crescimento que a Fórmula Truck experimenta há várias temporadas. “É superbom para todos. Os pilotos, as equipes, as marcas associadas ao evento ganham exposição e visibilidade ainda maiores”, definiu a dirigente. “O formato que toda a nossa equipe de produção definiu para este ano vai tornar as transmissões de televisão ainda mais atrativas”.

CALENDÁRIO
As dez corridas que vão compor a temporada de 2013 do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck serão as seguintes: 10 de março – Tarumã (RS); 7 de abril – Londrina (PR); 19 de maio – Caruaru (PE); 9 de junho – Goiânia (GO); 7 de julho – Interlagos (SP); 4 de agosto – Cascavel (PR); 8 de setembro – Córdoba (ARG); 13 de outubro – Guaporé (RS); 10 de novembro – Curitiba (PR); 8 de dezembro – Brasília (DF).
autoracing.com
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
F-Truck – Agora com equipe própria, Luiz Lopes vai pilotar Iveco em 2013

Truck13-Luiz-Lopes-300x199.jpg
Luiz Lopes vai cumprir em 2013 sua terceira temporada como piloto da Fórmula Truck. Para o piloto paulista, os campeonatos Brasileiro e Sul-Americano representarão o início de uma condição inédita – a de piloto e dono de equipe. Ele adquiriu a estrutura da equipe defendida por Fred Marinelli até 2012, incluído seu caminhão Iveco. Agora rebatizada como Lucar Motorsports, a equipe terá sede na cidade paranaense de Cascavel.

O primeiro contato com o novo caminhão deverá acontecer no próximo dia 25, para quando Lopes pretende agendar um teste no autódromo cascavelense. “Vai depender do caminhão ficar pronto até lá, tudo indica que vá ficar. Temos de fazer algumas adaptações exigidas pelo regulamento de 2013”, informa. “Esse é um caminhão muito bem feitinho, bem construído, o equipamento que temos é de primeira linha, também”, observa o piloto.

A escolha de Cascavel para a sede da Lucar Motorsports é justificada pelo coordenador técnico da equipe, Valdinei “Baté” dos Santos, residir na cidade. “Já providenciamos um espaço para todo o trabalho da equipe e o primeiro desafio é ter o caminhão já pronto para esse teste. A primeira corrida do ano vai ser em uma pista que não conheço, é importante que eu consiga testar para me acostumar às características do Iveco”, pondera.

Lopes estreou na Fórmula Truck em 2011, pilotando o Scania da Ticket Car Corinthians Motorsport. Foi 19º no Campeonato Brasileiro, tendo o sexto lugar na etapa de Londrina como melhor resultado. Em 2012, pilotando o Mercedes-Benz da ABF Racing Team, foi 17º no Brasileiro e 12º no Sul-Americano, contabilizando como melhor resultado o quarto lugar na etapa realizada em setembro na pista de Alta Gracia, na província argentina de Córdoba.

A adoção do Iveco trará novos desafios a Lopes. “Trocar de caminhão faz o processo todo retroceder um pouquinho. No ano passado eu já estava vestindo o caminhão, consegui resolver alguns probleminhas que ele teve, existia um certo tipo de entrosamento, e vou ter que buscar isso tudo de novo. Vai levar um tempo, alguns meses, para pegar a mesma confiança no Iveco. E não posso negar que estou ansioso para iniciar esse trabalho”, diz.

A primeira etapa da temporada de 2013 vai confrontar os pilotos da Fórmula Truck no dia 10 de março no Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão (RS). “Vai ser um novo início, e desta vez com a responsabilidade de acumular as funções de piloto e de chefe de equipe. Pretendo conciliar isso da mesma forma como conduzo minhas outras atividades. Na pista, o objetivo é me firmar no grupo dos oito mais rápidos”, estipula Luiz Lopes.

CALENDÁRIO
As dez corridas que vão compor a temporada de 2013 do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck serão as seguintes: 10 de março – Tarumã (RS); 7 de abril – Londrina (PR); 19 de maio – Caruaru (PE); 9 de junho – Goiânia (GO); 7 de julho – Interlagos (SP); 4 de agosto – Cascavel (PR); 8 de setembro – Córdoba (ARG); 13 de outubro – Guaporé (RS); 10 de novembro – Curitiba (PR); 8 de dezembro – Brasília (DF).
autoracing.com
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
F-Truck – Régis Boessio segue representando automobilismo gaúcho

Truck-RBoessio-300x199.jpg
O grid da Fórmula Truck teve nesta quinta-feira a confirmação de mais um integrante. O gaúcho Régis Boessio renovou seu contrato com a equipe ABF Desenvolvimento Team para disputar sua sétima temporada na categoria, a terceira consecutiva pilotando o Mercedes-Benz número 83. A primeira etapa do Campeonato Brasileiro, válida também pelo Sul-Americano, será disputada no dia 10 de março no Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão (RS).

“Será um ano de grandes possibilidades para nós, e também de muito trabalho. O foco será muito forte, acho que chegou o meu momento de estar na briga no primeiro pelotão”, anima-se o piloto de 36 anos, que estipula sua meta para o calendário de dez corridas. “Quero cumprir uma temporada consistente, para chegar a Brasília, na última etapa, disputando um lugar entre os três primeiros. Como piloto, estou maduro o bastante para isso”, pondera.

Boessio estreou na Fórmula Truck em 2006. Em suas quatro primeiras temporadas, pilotou caminhões Iveco, Ford e Volvo. Em 2010, ficou ausente da Truck, dedicando-se a competições de turismo. Foi campeão brasileiro e vice-campeão gaúcho de Marcas & Pilotos – conquistou o título. Voltou à categoria dos caminhões em 2011, conquistando o quarto lugar na classificação final do Campeonato Brasileiro. Em 2012, terminou a temporada em oitavo lugar.

O Mercedes-Benz LS 1938 de Boessio é o único modelo “bicudo” no grid. “É um caminhão muito competitivo, tive dois grandes anos com ele desde que voltei à Truck. O nosso desafio vai ser aliar o nível dos resultados de 2011 com a média de posições de largada do ano passado. A campanha de 2012 acabou prejudicada por algumas quebras durante corridas, o que comprometeu a classificação final, mas essas coisas fazem parte do automobilismo”, diz.

Foi no ano passado, diante da torcida gaúcha em Guaporé, que Boessio viveu seu principal momento como piloto da Fórmula Truck, conquistando sua primeira pole-position – terminou a corrida em segundo lugar, resultado que já havia obtido na etapa de Brasília em 2011. “Não posso negar que penso muito na primeira vitória, que pode estar chegando, mas é um momento que virá naturalmente. Vamos deixar os bois andaremk à frente da carruagem”, filosofa.

A confirmação da participação de Boessio na temporada de 2013 deu-se menos de três semanas antes da primeira corrida. “Eu preferiria ter a situação definida bem antes, é claro, mas os contatos com os parceiros que viabilizaram minha permanência na Fórmula Truck só foram definidos agora. Esse trabalho não acabou, na verdade, continuamos em busca de parceiros, inclusive pelo site da equipe”, destacou, citando a página boessiocompeticoes.com.br.

CALENDÁRIO
As dez corridas que vão compor a temporada de 2013 do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck serão as seguintes: 10 de março – Tarumã (RS); 7 de abril – Londrina (PR); 19 de maio – Caruaru (PE); 9 de junho – Goiânia (GO); 7 de julho – Interlagos (SP); 4 de agosto – Cascavel (PR); 8 de setembro – Córdoba (ARG); 13 de outubro – Guaporé (RS); 10 de novembro – Curitiba (PR); 8 de dezembro – Brasília (DF).
autoracing.br
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
F-Truck – Monteiro e Benavides apostam em continuidade na Scuderia Iveco

Truck12-BMonteiro-300x199.jpg
A uma semana do início das atividades do GP Petrobras, primeira das dez etapas do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck, pilotos e equipes já vivem a expectativa pela disputa dos treinos e da corrida em Viamão (RS), no Autódromo Internacional de Tarumã. Vencedora da primeira corrida de 2012, também disputada no Rio Grande do Sul, a Scuderia Iveco apresenta-se para a luta pelo título mantendo sua dupla de pilotos.

O pernambucano Beto Monteiro e o paulista Valmir “Hisgué” Benavides veem possibilidades promissoras. “Os nossos dois caminhões vão chegar bem alinhados a Tarumã. Houve uma continuidade no trabalho que já vinha sendo feito no ano passado, isso é importante”, considera Benavides. “Nós dois, Beto e eu, somos candidatos ao pódio. Talvez na prática, pelas circunstâncias, as coisas sejam diferentes, mas estou bem confiante”.

Monteiro levou a Scuderia Iveco à vitória na abertura do campeonato de 2012, disputada no Velopark. “Gosto da pista de Tarumã, que é de alta, igual à de Cascavel”, observa. Em 2012, ele foi pole-position na etapa cascavelense. “Temos a mesma base de 2012, isso pode fazer a diferença a nosso favor. O objetivo, claro, é começar o ano com vitória. Equipamento e equipe para isso nós temos”, diz, com base nos testes feitos em Interlagos.

Campeão da Fórmula Truck em 2004, Monteiro foi terceiro colocado na pontuação final dos dois campeonatos de 2012, o Sul-Americano e o Brasileiro. Foi pole no Velopark e em Cascavel, comemorou vitórias no Velopark e no Rio de Janeiro. Benavides, que foi pole em São Paulo – onde Monteiro largou em segundo –, esteve no pódio em três das dez corridas. Ficou em décimo lugar no Brasileiro e em nono no Sul-Americano.

CALENDÁRIO
As dez corridas que vão compor a temporada de 2013 do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck serão as seguintes: 10 de março – Tarumã (RS); 7 de abril – Londrina (PR); 19 de maio – Caruaru (PE); 9 de junho – Goiânia (GO); 7 de julho – Interlagos (SP); 4 de agosto – Cascavel (PR); 8 de setembro – Córdoba (ARG); 13 de outubro – Guaporé (RS); 10 de novembro – Curitiba (PR); 8 de dezembro – Brasília (DF).
autoracing.com
 
Topo