• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Explicar provérbios ditados e expressões populares à minha maneira.

yz.™

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jul 22, 2008
Mensagens
2,266
Gostos Recebidos
0


Quem conta um conto aumenta um ponto: A razão da existência e sucesso dos provérbios ou ditados como expressões populares é porque eles nos ficam no ouvido, são ambíguos, são engraçados e dão-nos lições de vida e convivência. Como para bom entendedor meia palavra basta são muitas vezes deturpados na forma na essência e no sentido.
Exemplo:
Besta grande cavalo de pau. Isto é apenas uma frase que não nos diz muito.
Homem grande cavalo de pau.
Aqui temos a ironia a lição de vida que serve de metáfora para tudo o que seja grande e desajeitado e para o homem grande pachorrento e bonacheirão que faz qualquer esforço sem se queixar, alarve com a sua força, (um cavalo de pau, uma besta de carga).
O reverso da medalha:
Homem pequenino, velhaco e (ou) dançarino.
Homem irrequieto, manhoso, versátil tenta tudo para se desenrascar para compensar a sua falta de poder físico.
O provérbio é fácil de decorar e transmitir em função de seu formato simples, curto e directo. Falam sobre diversos assuntos e fazem parte da cultura popular da humanidade. Encontramos provérbios para praticamente todas as situações de vida, Acreditem que sei muitos mais. Há ainda os obscenos ou extremamente ordinários.
A razão porque édito muitos dos provérbios e expressões é porque tento postar a forma que venho a encontrar mais consensual.
Os provérbios e expressões por mim postados (há também regionalismos) e muitos outros posso explicar o uso no seu contexto onde se ouvem e quais os seus utilizadores.

P.S. Se queres ser bom milheiro, faz o alqueive em Janeiro.
Alqeive ou alqueve; Terra que esteve sem cultivo (poisio) e que foi lavrada.
?Se queres ser bom milheiro, faz o alqueire em Janeiro.
Alqueire; Antiga medida de capacidade (1/60 do moio). [O alqueire varia entre 13l, 215 e 22l, 605.]
Servia também de medida agrária. (Exemplo; Este terreno dá para semear 3 alqueires de trigo).
Tempo para a recolha das sementes; verão / outono.
Preparação dos terrenos; inverno/ primavera.
 

yz.™

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jul 22, 2008
Mensagens
2,266
Gostos Recebidos
0
1º-A mãe aguiçosa faz a filha preguiçosa.


Porque como " A necessidade é mãe de todos os ofícios. "À nossa custa é que se aprende."


Na minha região aguiçosa/o é o antónimo de preguiçosa/o. Aguiçosa é a pessoa que se levanta cedo.





2º-Só me saem duques e senas tristes.


Na essência da expressão "Sena" é um 6 assim como "Duque" é um 2, cartas de pouco valor na maior parte dos jogos.


A graça está no "trocadilho “.Só me saem duques e cenas tristes. Esta "Cena" é o quadro com que se depara a pessoa que

profere a expressão desiludida com algo que não é do seu agrado.




-Honra e proveito cabem em saco estreito!


Diz -se como justificação para um acto que não esteja de acordo com os bons costumes. É a verdade nua e crua. Mais algumas

expressões relacionadas:

Toda a gente quer justiça mas ninguém a quer à porta!
Quanto tens, quanto vales.
Quem parte e reparte e não fica com a melhor parte ou é tolo ou não tem arte.
Senta-te meu dinheiro que o teu dono não vale nada!
Quem não rouba e não herda há-de arranjar uma grande m*rda.
De boas intenções está o Inferno cheio.
 

yz.™

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jul 22, 2008
Mensagens
2,266
Gostos Recebidos
0
A pensar morreu o burro.

A pensar morreu o burro. O burro (fig. pouco sucesso) de trabalho o ar pensativo. Diz-se para apressar decisões quando é preciso agir.




Quando o burro está caído é que se lhe dá a porrada. Esperar as situações de fraquezas alheias para exercer vingança, o que não perde uma oportunidade para humilhar o mais forte.


Não se pode vingar no burro, vinga-se na albarda. Como "Pagar o justo p'lo pecador”.


Só os burros não mudam de opinião.=.Ensaboar a cabeça a burros é estragador de sabão.


Vozes de burro não chegam ao céu e as de cão também lá não vão. Zurra burro que eu bem te oiço.= Para demonstrar desprezo pelas palavras e convicções de alguém o mesmo que; Fazer ouvidos de mercador.


Albarda-se o burro, à vontade do dono = "Manda quem pode obedece quem deve".


Ao burro qualquer albarda fica bem. Desdenhar da aparência dos outros.


Não conhece uma letra do tamanho de um burro. Usa-se quase sempre de um modo enaltecedor não pejorativo como a expressão “Sem saber ler nem escrever”.


Não se lhe pode tocar no guiso parte a loiça toda! (É como o burro do louceiro...) Usa-se em sentido figurado para a irritabilidade e falta de paciência nossa ou dos outros.


O burro do moleiro só sabe o caminho do moinho. Diz-se como lamento aos hábitos rotineiros e para criticar a vida monótona de alguém.


Se sou burro e tenho fama, mais burro é quem me chama. Diz-se quando alguém nos está a querer "levar por burro".


Estar montado no burro e à procura dele. Para rir da falta de atenção dos distraídos


Brincadeiras de homens são coices de burro. O mesmo que a expressão.”Com as coisas sérias não se brinca”.


Brincadeiras, trocadilhos com a palavra “burro”




"Obrigado" é um burro a descer.
A e i o u cabeça de burro és tu.
É cor de burro quando foge.
Explica-me como se eu fosse mesmo muito burro.
Foge da frente do sol burro Espanhol.
Hã,hã diz um burro p'la manhã.
Para voz (vós) não há como a do burro.
Uma_mão é um burro de um ano!
Vai às castanhas o burro c*ga e tu apanhas.
 

yz.™

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jul 22, 2008
Mensagens
2,266
Gostos Recebidos
0





"Obrigado" é um burro a descer.
A e i o u cabeça de burro és tu.
É cor de burro quando foge.
Explica-me como se eu fosse mesmo muito burro.
Foge da frente do sol burro Espanhol.
Hã,hã diz um burro p'la manhã.
Para voz (vós) não há como a do burro.
Uma_mão é um burro de um ano!
Vai às castanhas o burro c*ga e tu apanhas.

Flor ao peito asno perfeito.
Filho de burro não sai cavalo.
Vale mais asno que nos carregue que cavalo que nos derrube.
Quando um burro fala o outro abaixa as orelhas.
Quer queira ou não queira o meu burro vai à feira.
Tão pouco verde para tão grande asno
.
Asno que a Roma vá, asno vem de lá.
 
Topo