Página 1 de 2 1 2 Último

Registo
    Feb 2012

Exclamation Ajuda! Tomtom sem touch screen

Tenho aqui um Tomtom one 3rd edition em que estava a funcionar com um navcore e uns mapas que tinha colocado há uns tempos, no entanto ele não estava bem.. as rotas que traçava eram incorrectas e estava constantemente a calcular percursos e tb por vezes reiniciava.

Resolvi colocar o backup que tinha (original) aqui guardado, assim fiz, apaguei tudo o que estava no GPS e coloquei o conteúdo antigo.. assim que o liguei o touchscreen não estava correcto, para consegui carregar num botão tinha de pressionar num ponto totalmente diferente...

Andei a ler como se podia calibrar isto e já coloquei ficheiros calib.txt e cal.txt com os valores que o GPS indica no arranque, mas nada acontece nada.. agora o touch nem reconhece qdo carrego.. voltei a colocar o conteúdo que não estava bem (para ver se o touchscreen voltava, pois antes funciona) mas está morto.

Alguma ideia do que possa ter acontecido? que posso fazer?

Agradeço toda a ajuda p.f.

P.S.: Tenho aqui um outro Tomtom GO 930 que sofre da mesma coisa.. mas este deixou de dar de um momento para o outro... provavelmente é hardware.. mas agora este Tomtom ONE penso que seja software não sei.
    Última edição por jforum2; 29-02-2012 às 10:07.

Registo
    Sep 2006
    Priemiro esperimenta ligar ao tomtomHome e vê se ele corrige isso e até deve de meter um novo navcore, mas talvez seja melhor faseres uma formatação ao gps visto já teres uma cópia de segurança não vale a pena faseres outra, embora para o 930 se não tens copia de segurança faz, penso que se não conseguires nada actualiza-o ligando ao tomtomHome também e depois diz o resultado.
    1 abraço

PS quando ligares ao tomtomHome não faças o registo que assim poderás actualizar os dois.
    1 abraço
    1 enorme abraço do vosso amigo VAGUEIRA
    Aprender até morrer e ensinar enquanto viver.
    1 por todos e todos por 1

Registo
    Feb 2012
    Ok, vou tentar instalar então o tomtomhome e ligar o gps a ver se faz alguma atualização! Obrigado pela resposta

Registo
    Feb 2012
    Oh bolas... pouca sorte, tanto para o One como para o 930 Go :\

O Tomtom ONE 3rd fiz uma formatação completa, liguei-o ao Tomtom home e ele fez o update do Navcore mais recente... ao reiniciar continua a não ter touchscreen... (quanto ao 930 go a mesma coisa... ), mas que raio se passou aqui! Será que é dos meus dedos que avariam GPS´s!!

Registo
    Aug 2007
    Citação Postado originalmente por jforum2 Ver Post
    Oh bolas... pouca sorte, tanto para o One como para o 930 Go :\

O Tomtom ONE 3rd fiz uma formatação completa, liguei-o ao Tomtom home e ele fez o update do Navcore mais recente... ao reiniciar continua a não ter touchscreen... (quanto ao 930 go a mesma coisa... ), mas que raio se passou aqui! Será que é dos meus dedos que avariam GPS´s!!
    ve se ajuda

Se você é daquelas pessoas curiosas demais (igual a mim), mexeu em todas as funções possíveis do seu aparelho, inclusive na função que só serve para calibrar a tela, deixando esta sem sensibilidade, não se desespere. Tem solução. O meu GPS é um Adapt, mas acredito que esse método pode funcionar com qualquer aparelho que trabalhe com Windows CE. No meu funcionou perfeitamente. Façam o seguinte:
    calibrador
    1. Entre nesse link calibrador, ou tente pelo link que está no post, e baixe o executável que tem menos de 4 kb. Esse aplicativo foi extraido pelo usuário do forum "plot_aqa", do próprio sistema operacional WinCE, e tem a função de calibrar a tela.
    2. Conecte o GPS no PC e abra a pasta onde se encontra o Navegador. Lá procure o arquivo que executa o navegador. Se for o IGO amigo, vai estar escrito "AMIGO". Caso você use menu personalizado, deve procurar o arquivo que executa o menu ( tem várias opções; pode ser menu, dekstop, etc). Nessa pasta, você vai renomear esse arquivo ( coloca o nome "backup" para não se confundir). Em seguida pega o arquivo que você baixou e renomeia com o nome do respectivo arquivo que executa seu navegador ou menu (Se for Igo amigo o nome deve ser "AMIGO"), e copia para dentro da pasta do navegador ( no meu caso a pasta é "Amigo 4.3).
    3. Agora você desconecta o aparelho do PC e em seguida reinicia o sistema. No caso do meu aparelho, o navegador inicia automaticamente quando eu espero alguns segundo. Nesse caso, depois do procedimento que eu fiz, ele vai inicia o aplicativo para configuração de tela. Vai aparecer os pontinhos para você clicar na sequência. Você deve clicar no centro da cruz e sempre na ordem numérica. Ao final do 5º ponto o aparelho reinicia sozinho e o Touch volta a funcinar.
    4. Lembre-se do nome "Backup" que deve ao final ser renomeado para o nome de origem.

Esse aplicativo salvou meu GPS. Já estava a ponto de quebrar a tela.

Todos os créditos para "PLOT_AQA", Supermoderador do Forum!

Todos os artigos por mim postados, estão hosp na própria Internet,Qualquer arquivo protegido deve permanecer,no máximo, 24 horas em seu computador. - Eles podem ser baixados apenas para teste, devendo o usuário apaga-lo ou comprá-lo apos 24 horas. - A Aquisição desses arquivos pela internet é de única e exclusiva responsabilidade do usuário.

Registo
    Feb 2012
    Os ficheiros no tomtom são diferentes.. não consigo saber qual é o menu, penso que não dá para funcionar com essa aplicação

Registo
    Sep 2006
    "Se você é daquelas pessoas curiosas demais (igual a mim), mexeu em todas as funções possíveis do seu aparelho, inclusive na função que só serve para calibrar a tela, deixando esta sem sensibilidade, não se desespere. Tem solução. O meu GPS é um Adapt, mas acredito que esse método pode funcionar com qualquer aparelho que trabalhe com Windows CE. No meu funcionou perfeitamente. Façam o seguinte:"

Os TOMTOM não trabalham com windows ce, isso é só para os PDAs.
    1 abraço
    1 enorme abraço do vosso amigo VAGUEIRA
    Aprender até morrer e ensinar enquanto viver.
    1 por todos e todos por 1

Registo
    Feb 2012
    Pois com o TOMTOM pelo que vejo só recorrendo ao ficheiros calib.txt e cal.txt... uma pergunta, esta situação pode ocorrer devido a software? terá sido coincidência isto ocorrer depois de ter colocado o backup original no tomtom one e ser falha de hardware?

Fiquei de um momento para o outro com 2 GPS estragados devido ao touch! irrita mesmo :\

Registo
    Feb 2010

Padrão tenta assim

Citação Postado originalmente por jforum2 Ver Post
    Pois com o TOMTOM pelo que vejo só recorrendo ao ficheiros calib.txt e cal.txt... uma pergunta, esta situação pode ocorrer devido a software? terá sido coincidência isto ocorrer depois de ter colocado o backup original no tomtom one e ser falha de hardware?

Fiquei de um momento para o outro com 2 GPS estragados devido ao touch! irrita mesmo :\

estava com um com o mesmo problema mesmo apos recorrer aos arquivos cali.txt cal.txt reinstala e formatar o sistema diversas vezes, instalei o sistema e executei o CHKDSK(scandisk) na unidade do gps atualizei novamente pelo tomtom home e incrivelmente funcionou!
    Última edição por Bigbossdf; 09-03-2012 às 14:44. Razão: correcao

Registo
    Nov 2013
    Boas pessoal, estou com o problema no tomtom o touch screen não trabalha, alguém pode ajudar! é um tomtom go520 grato

Registo
    Oct 2006
    Não digo que vá resolver, mas aqui tens como fazer, boa sorte.
    How to Recalibrate the Screen on a TomTom GPS | Science - Opposing Views

Registo
    Mar 2011
    Ola bom dia Pancadas estou aqui de novo, pois eu segui o seu conselho, mas ficou tudo na mesma por certo haverá uma lugar especifico para colar o item calib.txt,porque eu copiei para dentro do gps mas não mexeu nada. ajude por favor já não consigo olhar para o gps., tenha paciencia e já agora arranje-me uma navecore para one 32 mg
    Última edição por maquinista-mollis; 28-04-2015 às 08:08.

Registo
    Oct 2006
    Isso deve ser atualizado pelo tomtom home. Se com o tomtom home o ecrã ficar descalibrado , mesmo eu enviando 1 navcore não vai resolver.
    O problema é que colocou algum navcore que ao iniciar alterou as definições do toutch.
    Penso que só com o ficheiro calib resolva.
    Mas formate o GPS em fat 32, depois ligue ao tomtom home e atualize.
    Caso fique igual, se o GPS levar cartão veja se colocando o navcore no cartão resolve.

Registo
    Mar 2011
    na verdade pancadas com tanto mete etira Agora lemvro-me que eu instalei a nav. 9540.Ok irei experimentar. eu não percebo bem porque quando atualizo so ficam 5 ficheiros System, ttsystem e uma ou doas mais no cartao, da-me a impressao que nao sai uma navecore completa . se ligar so o gps ao pc nem sinal dá , pastas tipo: data. CHK nem uma. estou seriamente a pensar desistir, ja experimentei com os dois ficheiros Calib. txt e Cal.txt e fica na mesma
    Abraco Pancadas
    Última edição por maquinista-mollis; 29-04-2015 às 04:23.

Registo
    Oct 2006
    Já colocaste a cópia de segurança?
    Ou mexesse sem fazer a cópia?
    Também pode ter o toutch ter avariado, mas isso arranjas barato no eBay e não é difícil trocar.

Vê lá com a cópia se dá alguma coisa, cá para mim colocaste 1 navcore desses traficados que o pessoal altera.
    Mas depois não dá para qualquer
    GPS.
    E acontece o que te aconteceu.

So mais uma coisa, o ficheiro calib não é criar e colocar vazio dentro do GPS.
    Tens que carregar no botão on off até o ecrã ficar preto e te dar a informação toda do GPS.
    Ai tens a referência dos numaros do ecrã.
    Tens que colocar no ficheiro é depois vais aumentando ou diminuindo até ficar certo.
    Não é fácil, mas não é difícil só da eu trabalho.
    Última edição por pancadas; 29-04-2015 às 08:19.

Página 1 de 2 1 2 Último

Tópicos Similares

1. TomTom Go630, TomTom Go750 ou Ndrive Touch XL?
    Por supercx no fórum Arquivo
    Respostas: 0
    Último Post: 13-04-2010, 23:20
  2. Reparar touch screen Navgear
    Por oanjos no fórum Arquivo
    Respostas: 0
    Último Post: 25-09-2009, 19:45
  3. Ndrive touch com tomtom
    Por lex12 no fórum Arquivo
    Respostas: 2
    Último Post: 31-08-2009, 23:42
  4. Respostas: 0