• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Ajuda! Tomtom sem touch screen

jforum2

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 29, 2012
Mensagens
6
Gostos Recebidos
0
Tenho aqui um Tomtom one 3rd edition em que estava a funcionar com um navcore e uns mapas que tinha colocado há uns tempos, no entanto ele não estava bem.. as rotas que traçava eram incorrectas e estava constantemente a calcular percursos e tb por vezes reiniciava.

Resolvi colocar o backup que tinha (original) aqui guardado, assim fiz, apaguei tudo o que estava no GPS e coloquei o conteúdo antigo.. assim que o liguei o touchscreen não estava correcto, para consegui carregar num botão tinha de pressionar num ponto totalmente diferente...

Andei a ler como se podia calibrar isto e já coloquei ficheiros calib.txt e cal.txt com os valores que o GPS indica no arranque, mas nada acontece nada.. agora o touch nem reconhece qdo carrego.. voltei a colocar o conteúdo que não estava bem (para ver se o touchscreen voltava, pois antes funciona) mas está morto.

Alguma ideia do que possa ter acontecido? que posso fazer?

Agradeço toda a ajuda p.f.


P.S.: Tenho aqui um outro Tomtom GO 930 que sofre da mesma coisa.. mas este deixou de dar de um momento para o outro... provavelmente é hardware.. mas agora este Tomtom ONE penso que seja software não sei.
 
Última edição:

Vagueira

GF Ouro
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
905
Gostos Recebidos
0
Priemiro esperimenta ligar ao tomtomHome e vê se ele corrige isso e até deve de meter um novo navcore, mas talvez seja melhor faseres uma formatação ao gps visto já teres uma cópia de segurança não vale a pena faseres outra, embora para o 930 se não tens copia de segurança faz, penso que se não conseguires nada actualiza-o ligando ao tomtomHome também e depois diz o resultado.
1 abraço

PS quando ligares ao tomtomHome não faças o registo que assim poderás actualizar os dois.
1 abraço
 

jforum2

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 29, 2012
Mensagens
6
Gostos Recebidos
0
Ok, vou tentar instalar então o tomtomhome e ligar o gps a ver se faz alguma atualização! Obrigado pela resposta
 

jforum2

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 29, 2012
Mensagens
6
Gostos Recebidos
0
Oh bolas... pouca sorte, tanto para o One como para o 930 Go :\

O Tomtom ONE 3rd fiz uma formatação completa, liguei-o ao Tomtom home e ele fez o update do Navcore mais recente... ao reiniciar continua a não ter touchscreen... (quanto ao 930 go a mesma coisa... ), mas que raio se passou aqui! Será que é dos meus dedos que avariam GPS´s!!
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Oh bolas... pouca sorte, tanto para o One como para o 930 Go :\

O Tomtom ONE 3rd fiz uma formatação completa, liguei-o ao Tomtom home e ele fez o update do Navcore mais recente... ao reiniciar continua a não ter touchscreen... (quanto ao 930 go a mesma coisa... ), mas que raio se passou aqui! Será que é dos meus dedos que avariam GPS´s!!

ve se ajuda

Se você é daquelas pessoas curiosas demais (igual a mim), mexeu em todas as funções possíveis do seu aparelho, inclusive na função que só serve para calibrar a tela, deixando esta sem sensibilidade, não se desespere. Tem solução. O meu GPS é um Adapt, mas acredito que esse método pode funcionar com qualquer aparelho que trabalhe com Windows CE. No meu funcionou perfeitamente. Façam o seguinte:
calibrador
1. Entre nesse link calibrador, ou tente pelo link que está no post, e baixe o executável que tem menos de 4 kb. Esse aplicativo foi extraido pelo usuário do forum "plot_aqa", do próprio sistema operacional WinCE, e tem a função de calibrar a tela.
2. Conecte o GPS no PC e abra a pasta onde se encontra o Navegador. Lá procure o arquivo que executa o navegador. Se for o IGO amigo, vai estar escrito "AMIGO". Caso você use menu personalizado, deve procurar o arquivo que executa o menu ( tem várias opções; pode ser menu, dekstop, etc). Nessa pasta, você vai renomear esse arquivo ( coloca o nome "backup" para não se confundir). Em seguida pega o arquivo que você baixou e renomeia com o nome do respectivo arquivo que executa seu navegador ou menu (Se for Igo amigo o nome deve ser "AMIGO"), e copia para dentro da pasta do navegador ( no meu caso a pasta é "Amigo 4.3).
3. Agora você desconecta o aparelho do PC e em seguida reinicia o sistema. No caso do meu aparelho, o navegador inicia automaticamente quando eu espero alguns segundo. Nesse caso, depois do procedimento que eu fiz, ele vai inicia o aplicativo para configuração de tela. Vai aparecer os pontinhos para você clicar na sequência. Você deve clicar no centro da cruz e sempre na ordem numérica. Ao final do 5º ponto o aparelho reinicia sozinho e o Touch volta a funcinar.
4. Lembre-se do nome "Backup" que deve ao final ser renomeado para o nome de origem.

Esse aplicativo salvou meu GPS. Já estava a ponto de quebrar a tela.

Todos os créditos para "PLOT_AQA", Supermoderador do Forum!
 

jforum2

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 29, 2012
Mensagens
6
Gostos Recebidos
0
Os ficheiros no tomtom são diferentes.. não consigo saber qual é o menu, penso que não dá para funcionar com essa aplicação
 

Vagueira

GF Ouro
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
905
Gostos Recebidos
0
"Se você é daquelas pessoas curiosas demais (igual a mim), mexeu em todas as funções possíveis do seu aparelho, inclusive na função que só serve para calibrar a tela, deixando esta sem sensibilidade, não se desespere. Tem solução. O meu GPS é um Adapt, mas acredito que esse método pode funcionar com qualquer aparelho que trabalhe com Windows CE. No meu funcionou perfeitamente. Façam o seguinte:"

Os TOMTOM não trabalham com windows ce, isso é só para os PDAs.
1 abraço
 

jforum2

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 29, 2012
Mensagens
6
Gostos Recebidos
0
Pois com o TOMTOM pelo que vejo só recorrendo ao ficheiros calib.txt e cal.txt... uma pergunta, esta situação pode ocorrer devido a software? terá sido coincidência isto ocorrer depois de ter colocado o backup original no tomtom one e ser falha de hardware?

Fiquei de um momento para o outro com 2 GPS estragados devido ao touch! irrita mesmo :\
 

Bigbossdf

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Fev 14, 2010
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
tenta assim

Pois com o TOMTOM pelo que vejo só recorrendo ao ficheiros calib.txt e cal.txt... uma pergunta, esta situação pode ocorrer devido a software? terá sido coincidência isto ocorrer depois de ter colocado o backup original no tomtom one e ser falha de hardware?

Fiquei de um momento para o outro com 2 GPS estragados devido ao touch! irrita mesmo :\


estava com um com o mesmo problema mesmo apos recorrer aos arquivos cali.txt cal.txt reinstala e formatar o sistema diversas vezes, instalei o sistema e executei o CHKDSK(scandisk) na unidade do gps atualizei novamente pelo tomtom home e incrivelmente funcionou!
 
Última edição:

ppscp

GF Prata
Entrou
Nov 16, 2013
Mensagens
104
Gostos Recebidos
0
Boas pessoal, estou com o problema no tomtom o touch screen não trabalha, alguém pode ajudar! é um tomtom go520 grato
 

maquinista-mollis

GF Bronze
Entrou
Mar 16, 2011
Mensagens
23
Gostos Recebidos
0
Ola bom dia Pancadas estou aqui de novo, pois eu segui o seu conselho, mas ficou tudo na mesma por certo haverá uma lugar especifico para colar o item calib.txt,porque eu copiei para dentro do gps mas não mexeu nada. ajude por favor já não consigo olhar para o gps.:shy_4_02:, tenha paciencia e já agora arranje-me uma navecore para one 32 mg
 
Última edição:

pancadas

GF Ouro
Entrou
Out 2, 2006
Mensagens
5,098
Gostos Recebidos
1
Isso deve ser atualizado pelo tomtom home. Se com o tomtom home o ecrã ficar descalibrado , mesmo eu enviando 1 navcore não vai resolver.
O problema é que colocou algum navcore que ao iniciar alterou as definições do toutch.
Penso que só com o ficheiro calib resolva.
Mas formate o GPS em fat 32, depois ligue ao tomtom home e atualize.
Caso fique igual, se o GPS levar cartão veja se colocando o navcore no cartão resolve.
 

maquinista-mollis

GF Bronze
Entrou
Mar 16, 2011
Mensagens
23
Gostos Recebidos
0
na verdade pancadas com tanto mete etira Agora lemvro-me que eu instalei a nav. 9540.Ok irei experimentar. eu não percebo bem porque quando atualizo so ficam 5 ficheiros System, ttsystem e uma ou doas mais no cartao, da-me a impressao que nao sai uma navecore completa . se ligar so o gps ao pc nem sinal dá , pastas tipo: data. CHK nem uma. estou seriamente a pensar desistir, ja experimentei com os dois ficheiros Calib. txt e Cal.txt e fica na mesma
Abraco Pancadas
 
Última edição:

pancadas

GF Ouro
Entrou
Out 2, 2006
Mensagens
5,098
Gostos Recebidos
1
Já colocaste a cópia de segurança?
Ou mexesse sem fazer a cópia?
Também pode ter o toutch ter avariado, mas isso arranjas barato no eBay e não é difícil trocar.

Vê lá com a cópia se dá alguma coisa, cá para mim colocaste 1 navcore desses traficados que o pessoal altera.
Mas depois não dá para qualquer
GPS.
E acontece o que te aconteceu.

So mais uma coisa, o ficheiro calib não é criar e colocar vazio dentro do GPS.
Tens que carregar no botão on off até o ecrã ficar preto e te dar a informação toda do GPS.
Ai tens a referência dos numaros do ecrã.
Tens que colocar no ficheiro é depois vais aumentando ou diminuindo até ficar certo.
Não é fácil, mas não é difícil só da eu trabalho.
 
Última edição:

maquinista-mollis

GF Bronze
Entrou
Mar 16, 2011
Mensagens
23
Gostos Recebidos
0
Ola Pancadas na verdade fiz a Copia atraves do homme mas como troquei o cartao nao aceitou para repor, no entanto fiz uma Copia para uma Pasta separada no ambiente de trabalho e copio para o gps , funciona com ela , nao da para escrever bem carrego numas letras escreve outras mas depois quando troco o cartao para 2 gigas nao reconhece o mapa diz que nao tem mapa, eé uma salada russa que eu quase nao tenho mais pachorra. e Antes como faco uma atulizacao vêm so cerca de 6 ficheiros mas pastas nao vem nenhuma e qcomeco a copiar da tela do pc e chego a um ponto que ja nao sei mais nada do que fiz. no que respeita aos ficheiros de calibracao tenho posto sempre dentro os Numeros que sao originais mas nao acontece nada
e como tenho receio de comecar a meter outros e nunca mais a apanhar o fio da meada. fico en stress . Admiro a sua paciencia em tentar ajudar " burros " como eu. Abraço
 

pancadas

GF Ouro
Entrou
Out 2, 2006
Mensagens
5,098
Gostos Recebidos
1
Se carregas em 1 sitio e isso dá outro sitio isso já alterou ai qualquer coisa com o bootloader do navcore que colocou.
Sendo assim já não sei como arranjar isso.
Nemte posso dar a certeza se trocando o toutch ficará bom. Pois já pode o erro vir do coração do gps.
 

maquinista-mollis

GF Bronze
Entrou
Mar 16, 2011
Mensagens
23
Gostos Recebidos
0
Pois é amigo Pancadas o melhor é esquecer que ele algum dia existiu.de qualquer forma muito obrigado pelas suas informacoes.:espi28:
 

maquinista-mollis

GF Bronze
Entrou
Mar 16, 2011
Mensagens
23
Gostos Recebidos
0
Ja Agora amigos fica aqui o quanto a Tomtom queria para reparar no minimo 50 Aereos por pouco mais compra-se um novo
 

pancadas

GF Ouro
Entrou
Out 2, 2006
Mensagens
5,098
Gostos Recebidos
1
Não faço ideia, eu já mandei vir 1 toutch pelo eBay para 1 tomtom go.
Não chegou a 25 euros.
Mas o preço é conforme o modelo.
Vê no eBay tem lá para todos modelos.
 
Topo