Com o aproximar da entrega da declaração de IRS pela Internet, que ocorrerá em Abril, vão sendo apresentadas novas ferramentas para ajudar os contribuintes nesta tarefa. Agora foi a vez da Modelo 3.ptTrata-se de uma plataforma online criada por uma empresa portuguesas que visa facilitar a relação dos contribuintes com a entrega da declaração de IRS ao fisco.
Em comunicado a empresa responsável pela plataforma explica que «a plataforma Modelo3 foi desenvolvida e desenhada a pensar no contribuinte, em duas perspectivas: facilitar a declaração e poupar nos impostos. O seu preenchimento é simples e intuitivo, informando e alertando o utilizador sobre as deduções, os abates e os benefícios fiscais que se enquadram na sua situação fiscal para que pague um valor de imposto justo, de acordo com a lei».

O acesso à plataforma é gratuito para quem apenas pretenda fazer uma simulação da declaração de IRS, mas para submeter a declaração ao Portal das Finanças por esta via e para ter acesso ao serviço que permite optimizar o reembolso do IRS o custo é de 9 euros.
A empresa disponibiliza ainda outro serviço, o apoio fiscal especializado e a análise personalizada da situação contributiva ao longo do ano por 14,99 euros mês.
Quem usar a Modelo3.pt poderá ainda ter acesso ao serviço de reembolso de IRS antecipado. «Outro grande benefício do Modelo3 é a possibilidade oferecida ao contribuinte para antecipar o reembolso do seu IRS. O Modelo3 estabeleceu para o efeito um acordo com uma instituição de crédito que opera em Portugal para antecipação do reembolso até sete dias depois da entrega com uma taxa de juro máxima de 15 por cento», refere a empresa
SOL