Moradores contra silo automóvel no Cais do Sodré




Os moradores do Cais do Sodré estão contra a construção de um silo automóvel com três andares no Largo do Corpo Santo. E vão dizê-lo, esta tarde, ao presidente da Câmara de Lisboa, António Costa.

Na Internet são já mais de dois mil os que assinaram a petição pública contra a construção de um silo de estacionamento em altura na zona do Cais do Sodré, previsto no projecto de requalificação da Ribeira das Naus.

Os signatários queixam-se de terem descoberto uma alteração ao há muito anunciado plano de requalificação que mudou radicalmente o que estava previsto para aquela zona de Lisboa.

«Em vez do jardim que iria envolver a fachada poente do Ministério da Marinha e fazer a tal ligação entre o rio e a Baixa e o Chiado, vamos ter um parque de estacionamento», pode ler-se na petição.

«E não se trata de uma construção térrea, discreta, que se possa perder entre os edifícios circundantes, mas antes um silo de três andares, que irá constituir uma enorme barreira visual entre a cidade e o rio e descaracterizar de forma irreversível uma zona tão sensível da nossa cidade», sublinha os autores do texto que está online.

Os moradores querem ainda saber por que motivo será construído um silo numa zona da cidade onde se tem defendido a necessidade de condicionar o trânsito e o estacionamento e para onde estavam projectados percursos pedonais.

«Porque nesta parte da cidade só se sente verdadeiramente a falta de estacionamentos nas noites de 5ª feira e de fins de semana, resultado de um hábito que julgamos dever ser desincentivado, o de conduzir depois de uma noite de consumo abundante de álcool», defendem os moradores que dizem ter sido confrontados com a novidade «anunciada como facto consumado, na cerimónia de adjudicação da empreitada».

Os moradores querem agora obter de António Costa uma garantia «de que este projecto não será retomado sem que antes seja alvo de uma discussão pública alargada».

Leia aqui a petição: Petição CONTRA A CONSTRUÇÃO DE SILO AUTOMÓVEL DE 3 ANDARES NO LARGO DO CORPO SANTO - RIBEIRA DAS NAUS em LISBOA


SOL