Internet já tem 'Hall of Fame'

Foram conhecidos os primeiros membros da Internet Hall of Fame, uma iniciativa da Internet Society que pretende ser um quadro de honra com as personalidades que mais contribuiram para o desenvolvimento da Rede. Al Gore, Vint Cerf e Tim Berners-Lee são alguns dos distinguidos
No total são 33 os primeiros membros da Internet Hall of Fame, divididos em três categorias: Pioneiros, Inovadores e Conectores Globais.
Para Lynn St. Amour, a CEO da Internet Society, este grupo de personalidades, que inclui nomes como Al Gore (por ter aprovado a High-Performance Computing and Communications Act em 1991), Tim Berners-Lee, Vint Cerf (os pais da Internet) ou Linus Torvald (criador do kernel do Linux), é «uma assembleia histórica de visionários, inovadores e líderes da Internet que representa uma extraordinária visão e trabalho».
Também na lista dos primeiros nomes convidados a integrar a Internet Hall of Fame encontram-se personalidades como Randy Bush (pelo seu trabalho no Network Startup Resource Center), Bob Kahn (que trabalhou com Vint Cerf no desenvolvimento do protocolo TCP/IP), Lawrence Roberts, Jon Postel, Steve Crocker, Leonard Kleinrock, Charles Herzfeld e Elizabeth Feinler (responsáveis pelos primórdios da ARPANET), Donald Davies e Paul Baran (pela investigação na área do sistema de comunicação em redes assente na comutação de pacotes), Robert Cailliau (informático belga que desenvolveu o conceito de World Wide Web em parceria com Tim Berners-Lee), Philip Zimmermann (criador do software de encriptação de e-mail PGP), Paul Mockapetris (responsável por organizar o sistema de gestão de domínios DNS), Lawrence Landweber e Raymond Tomlinson (pioneiros na área do correio electrónico), Craig Newmark (fundador do site de classificados Craigslist) e Mitchell Baker (um dos responsáveis da Mozilla).
A mesma lista inclui ainda investigadores que trabalharam no desenvolvimento da Internet em áreas geográficas específicas, como é o caso de Toru Takahashi e Kilnam Chon, que ficaram conhecidos por terem criado a primeira rede de computadores asiática em 1982.
Além da apresentação da lista dos primeiros nomes da Internet Hall of Fame, a Internet Society aproveitou para lançar um novo site dedicado à iniciativa, onde é possível ficar a conhecer um pouco melhor as personalidades que foram fundamentais para as bases da Internet.


SOL