1. #1
    Avatar de eica
    Registo
    Apr 2009
    Posts
    21.119

    Padrão ASAE apreende embalagens de maçã "boa para a saúde"



    A Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça considerou, "bizarra" a atuação da ASAE ao apreender dezenas de milhares de embalagens por conterem referências aos benefícios para a saúde daquele fruto certificado.

    "Foram apreendidas dezenas de milhares de embalagens vazias, numa situação bizarra em que a ASAE considerou, que ao abrigo da lei da rotulagem as embalagens, não podem conter referências aos benefícios da maçã para a saúde", disse à Lusa o presidente da Associação dos Produtores de Maçã de Alcobaça (APMA), Jorge Soares.

    A atuação da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) é olhada com "estranheza e revolta" pela associação, que considera legal o uso de embalagens promocionais da maçã "ao abrigo de um regulamento próprio" para os produtos de Indicação Geográfica Protegida.

    Como entidade responsável pela candidatura de certificação da maçã, e entidade gestora da área de delimitação geográfica de produção do fruto, os produtores de Alcobaça foram "os primeiros produtores da Europa a lançar embalagens promovendo os benefícios do consumo", ao abrigo de um projeto "apoiado pelo Ministério da Agricultura e com apoios comunitários".

    As mensagens promocionais que aludem ao facto de a maçã ser altamente rica em antioxidantes foram, segundo Jorge Soares, "concebidas por profissionais de saúde, com pareceres científicos e da Direção-Geral de Saúde" e não colidem "com as informações do rótulo, que estão lá também".

    A APMA não compreende "a intransigência da ASAE": "Está a tratar-nos como se fôssemos uma marca comercial e não uma região demarcada", impedindo a associação de usar as embalagens promocionais, quando "o mercado está invadido de marcas que exportam para Portugal em que são permitidas referências aos benefícios para a saúde", referiu.

    Além da apreensão das embalagens, a atuação da ASAE obrigou a associação a cancelar o embalamento de maçãs noutras quatro linhas de embalagens, com o mesmo tipo de frases.

    "Se este posicionamento se mantiver, são dois milhões de embalagens que têm que ser substituídas, com prejuízos incalculáveis para a nossa identidade e diferenciação", explicou Jorge Soares.

    A ASAE deu à associação um período de 45 dias para mudar as embalagens, mas "o facto de os pontos de venda terem tido conhecimento desta fiscalização levou a que temessem uma fiscalização nos estabelecimentos e o produto foi retirado, apesar de não haver qualquer problema com o fruto", acrescentou o responsável.

    A APMA reúne na próxima segunda-feira com a ASAE para pedir que o prazo estabelecido transite para agosto, início da campanha da maçã, se prolongue até meados de setembro, para se conseguir escoar as embalagens.

    No entanto, mesmo que a resposta seja positiva, a associação vai pedir a intervenção do Governo para "resolver este vazio legislativo, porque a maçã é um património comunitário da região e do país e não pode ser tratada como uma marca comercial". Além disso, "ficamos num impasse em que ou cumprimos a lei nacional ou o regulamento comunitário", disse o presidente.

    A APMA representa 13 organizações de produtores que produzem anualmente cerca de 40 toneladas de maçã.

    Fonte: Jornal de Notícias

  2. #2
    Avatar de Dot@com
    Registo
    Sep 2006
    Idade
    60
    Posts
    1.038
    Mais uma amostra deste País ridiculo... lol

  3. #3
    Avatar de kokas
    Registo
    Sep 2006
    Posts
    40.723
    Enfim, estes senhores não têem mais que fazer e então ainda complicam mais a vida a quem já tem uma vida complicada, parece que não querem que se trabalhe e que se produza para ajudar a débil economia nacional, vamos de mal a pior

  4. #4
    Avatar de AAJ
    Registo
    Sep 2006
    Idade
    60
    Posts
    23.415
    É assim que querem levantar este País ...

  5. #5
    Avatar de helldanger1
    Registo
    Aug 2007
    Idade
    45
    Posts
    29.631
    Citação Postado originalmente por AAJ Ver Post
    É assim que querem levantar este País ...
    isto é chamado atitudes porcas, preferem as maças importadas que ao produto nacional, deviam ter vergonha, rotulo é a piada do seculo, quando existem milhares de produto que se fores ler nem percebes o que está la escrito, ou entao a traduçao parece um livro de anedotas....


    Todos os artigos por mim postados, estão hosp na própria Internet,Qualquer arquivo protegido deve permanecer,no máximo, 24 horas em seu computador. - Eles podem ser baixados apenas para teste, devendo o usuário apaga-lo ou comprá-lo apos 24 horas. - A Aquisição desses arquivos pela internet é de única e exclusiva responsabilidade do usuário.

  6. #6

    Registo
    Dec 2007
    Posts
    109
    A isto se pode chamar de excesso de zelo, pois não querendo criticar a ASAE, pois uma associação destas e sempre indispensavel para zelo da saúde e bem estar público, convem tambem lembrar que o seu líder tenha em mente quais são os seus limites e não abuse da sua autoridade, para bem da comunidade.

  7. #7
    Avatar de rato
    Registo
    Sep 2006
    Posts
    433
    Citação Postado originalmente por pelito Ver Post
    A isto se pode chamar de excesso de zelo, pois não querendo criticar a ASAE, pois uma associação destas e sempre indispensavel para zelo da saúde e bem estar público, convem tambem lembrar que o seu líder tenha em mente quais são os seus limites e não abuse da sua autoridade, para bem da comunidade.
    O tal que fumou em recintos fechados e outra o extintores deles num edifiçio deles fora de validade.

    Mas que raio tanto zelo com outros eles não dão o exemplo.

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  

Conectar

Conectar