Dois detidos por suspeita de assaltos ‘altamente profissionalizados’ a residências

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) anunciou hoje a detenção de dois cidadãos do Leste europeu, em situação irregular em Portugal, suspeitos de assaltos a residências, realizados de forma «altamente profissional».
Fonte ligada ao processo adiantou à Lusa que um dos suspeitos foi detido domingo passado, quando se preparava para abandonar o país, tendo o outro sido capturado no mesmo dia.
De acordo com a mesma fonte, os assaltos foram feitos «de forma altamente profissional», sem qualquer sinal de arrombamento das residências, mesmo naquelas onde existiam portas de alta segurança.
A operação, que contou com a colaboração da PSP, incluiu uma busca domiciliária na área da grande Lisboa, na residência utilizada pelos dois detidos, e da qual resultou a apreensão não só de diverso material roubado, mas também de estruturas construídas com várias fechaduras, algumas de alta segurança, destinada ao treino dos suspeitos.
Foram ainda apreendidos relógios, pulseiras, fios e outras jóias, aparentemente de ouro e prata, um kit de reagentes para despistagem de metais, televisões LCD, leitores de DVD e também instrumentos utilizados nos assaltos, como gazuas, rebarbadoras, pés de cabra e berbequins de precisão.
Da operação resultou também a apreensão de elevadas quantias monetárias, em euros, dólares, libras e outras moedas.
Alguns objectos encontrados na residência dos suspeitos são produto de furtos ocorridos em 2011 e 2012, cujas participações originaram inquéritos, alguns ainda em curso.
Os detidos, também suspeitos de pertencerem a uma rede criminosa transnacional, foram ouvidos em primeiro interrogatório judicial na segunda-feira, mas, apesar de ilegais no país, de estarem indocumentados e de um dos suspeitos ter sido detido quando se preparava para fugir do país, saíram em liberdade, ficando apenas sujeitos a apresentações diárias às autoridades.
O processo decorre agora no Departamento de Acção e Investigação Penal (DIAP) de Lisboa.

Lusa / SOL