• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Saudades do analógico

Fonsec@

In Memoriam
Entrou
Set 22, 2006
Mensagens
29,306
Gostos Recebidos
6
DX2, em Espanha, França e Inglaterra e em vários países haviam muito menos canais analógicos. Nos outros países o facto da digital oferecer mais canais foi um dos principais incentivos para a migração.

Na Inglaterra por exemplo apenas existiam 5 canais e um ou outro regional

BBC One
BBC Two
ITV
Channel 4
Channel 5

A tdt inglesa (freeview) oferece 50 canais e 24 canais de rádio.

Exactamente, não sei de onde veio essa ideia de haver 20 no analógico aqui só existiam 5, nada mais.

Alem dos SD existem 5 em HD.
 

gafanhoto38

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Out 4, 2006
Mensagens
138
Gostos Recebidos
0
DX2, em Espanha, França e Inglaterra e em vários países haviam muito menos canais analógicos. Nos outros países o facto da digital oferecer mais canais foi um dos principais incentivos para a migração.

Na Inglaterra por exemplo apenas existiam 5 canais e um ou outro regional

BBC One
BBC Two
ITV
Channel 4
Channel 5

A tdt inglesa (freeview) oferece 50 canais e 24 canais de rádio.

confirmo!em frança,so havia 6 canais em analogico,mas a tdt arrancou jà com 18 que sao agora 19 e esperam-se mais 6
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Curioso, não vi ninguém dar o exemplo de Espanha (já que gostam tanto de nos comparar com ela), onde já existia pelo menos 1 canal por cada região (nalgumas 2, para além da TVE1 e TVE2), e da Itália, onde já existiam os 4 canais nacionais, vários canais regionais e os canais do Berlusconi.

DX2
 

Sevof

GF Bronze
Entrou
Dez 12, 2006
Mensagens
35
Gostos Recebidos
0
Tenho cada vez mais pena e vergonha de pertencer a um país de políticos corruptos , onde apenas interessa o aproveitamento financeiro em detrimento do melhor para o povo português. Esta migração para o digital é a maior vergonha dos últimos anos, continuam a gozar com os portugueses e nós nada fazemos...está tudo bem !!! Uma oferta de 4 canais (fracos) apenas interessa a quem com isso continua a recolher milhões dos nossos bolsos. Estamos cada vez mais longe dos países civilizados e assim continuaremos enquanto o nosso povo nada fizer...
 

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Mensagens
612
Gostos Recebidos
0
Curioso, não vi ninguém dar o exemplo de Espanha (já que gostam tanto de nos comparar com ela), onde já existia pelo menos 1 canal por cada região (nalgumas 2, para além da TVE1 e TVE2), e da Itália, onde já existiam os 4 canais nacionais, vários canais regionais e os canais do Berlusconi.

DX2


Na Espanha também só havia meia dúzia de canais em analógico, podia haver muitos regionais mas apenas 1 ou 2 por região e nunca todos juntos em todo o país.

Admira-me tu que trabalhas na área de ter posto essa hipótese de ter havido 20 canais em analógico em qualquer país da Europa.

Talvez apenas nas zonas NTSC pudesse haver uma vez que lá cada canal só ocupa 6MHz podendo colocar mais canais no ar e mesmo assim acho difícil.
 
Última edição:

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Mensagens
399
Gostos Recebidos
0
Mas mais canais para quê? Não chegam os que têm? Quantos conseguem ver de cada vez?

Agora a sério, acho que realmente seria bom se tivessemos alguns canais temáticos e outros regionais na TDT, pois nem todos podem ter tv paga.
Mas temos que ver a dimensão do nosso país. Não me parece que tenhamos mercado para ter muitos mais canais.

Para aqueles que querem ter muitos canais só porque sim, com uma antena parabólica e um receptor de canais livres podem-se receber centenas de canais.
Mas não se iludam, vão ver sempre os mesmos. No meu caso tenho seguramente mais de mil (nunca os contei) e vejo apenas meia dúzia deles.
 

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Mensagens
612
Gostos Recebidos
0
Nós queremos mais canais, porque só temos 2 livres em Portugal, a RTP2 e os outros. Apenas escolhemos se queremos ver de manhã o Jorge Gabriel a Júlia Pinheiro ou o Manuel Luís Goucha e de tarde entre João Baião, a Conceição Lino ou a Fátima Lopes.

Todos os programas são os mesmos e à mesma hora só as caras é que mudam. E assim se faz televisão em Portugal...
 

gafanhoto38

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Out 4, 2006
Mensagens
138
Gostos Recebidos
0
Mas mais canais para quê? Não chegam os que têm? Quantos conseguem ver de cada vez?

Agora a sério, acho que realmente seria bom se tivessemos alguns canais temáticos e outros regionais na TDT, pois nem todos podem ter tv paga.
Mas temos que ver a dimensão do nosso país. Não me parece que tenhamos mercado para ter muitos mais canais.

Para aqueles que querem ter muitos canais só porque sim, com uma antena parabólica e um receptor de canais livres podem-se receber centenas de canais.
Mas não se iludam, vão ver sempre os mesmos. No meu caso tenho seguramente mais de mil (nunca os contei) e vejo apenas meia dúzia deles.
pois!mas esses canais estrangeiros so interessam a quem percebe o idioma deles;o que nao é o meu caso,e o da maioria dos portuguêses
 

xinks

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
414
Gostos Recebidos
0
O que me enoja neste País é o seguinte: Quando os politicos e outras classes querem lixar o Zé, comparam Portugal com o resto da UE, por exemplo: Quando querem subir a àgua, o gáz, a electricidade e outras coisas do género, dizem " os preços em Portugal estão abaixo da média Europeia", mas quando toca a comparar ordenados, regalias e outros serviços já não lhes interessa comparar com a média Europeia, nesse caso vêm com a desculpa esfarrapada de que o mercado é pequeno que a produtividade é baixa e outras lengas, lengas para enganarem os parvos porque os espertos não enganam eles, eu sempre disse e afirmo. Ponham-me a trabalhar ao lado de um Alemão, ou de um Luxamburguês, a fazer exactamente os mesmos produtos, dêem-me o mesmo equipamento que dão a eles, a mesma formação, qualidade e condições de trabalho, que eu provo que eles não são mais produtivos do que eu, mas depois também quero receber o mesmo que eles.
Este País está entregue a meia duzia de familias de vigaristas, mas o povo só tem o que merece.......
 

acoj

GF Prata
Entrou
Abr 21, 2007
Mensagens
137
Gostos Recebidos
1
ja que estamos a falar de saudade e se a era do digital tras tantas vantagens (qualidade de imagem,epg ) ....gostava eu saber por que razao em analogico na RTP1 e RTP 2 se transmitiam certos programas em formato panoramico (16/9) e agora na era digital levamos com duas barras negras, ou seja nao se esta a tirar partido nehum das emissoes digitais
 

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Mensagens
399
Gostos Recebidos
0
ja que estamos a falar de saudade e se a era do digital tras tantas vantagens (qualidade de imagem,epg ) ....gostava eu saber por que razao em analogico na RTP1 e RTP 2 se transmitiam certos programas em formato panoramico (16/9) e agora na era digital levamos com duas barras negras, ou seja nao se esta a tirar partido nehum das emissoes digitais

As vantagens da TDT são mais que evidentes, como tu próprio mencionas-te algumas.
Se não chega a todo o lado isso é outra história. Mas o analógico também não chegava a todo o lado, muito menos com os quatro canais.
Agora pelo menos é possível ver os quatro canais em todo o país nem que para isso seja necessário recorrer à DTH.

Quanto às barras negras de que falas não sei se são horizontais ou verticais, mas provávelmente trata-se de uma configuração errada.
 

Libertino

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 12, 2012
Mensagens
10
Gostos Recebidos
0
Ai que saudades que eu tinha
Da minha alegre casinha
que dava televisão

Meu Deus como
era bom viver
com um bom sistema
que dava televisão


Com estas modernices
Só me fizeram gastar dinheiro
mas não consigo ver televisão
todo o tempo inteiro
 
Última edição:
Topo