• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Máquina Lavar Roupa INDESIT WIXL85 (EX)

Trajan

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 3, 2012
Mensagens
9
Gostos Recebidos
0
Caríssimos,

Tenho um problema com esta máquina na minha casa arrendada. Quando lá estava a 1ª inquilina levou um motor novo (pimba 120€). Agora com os novos inquilinos eles queixam-se que a mesma mete pouca água na lavagem principal e que segundo parece só mete em condições na pré-lavagem. Dizem que conseguem lavar mas apenas se forem adicionando água manualmente. Outro problema de que se queixam é ela não se desligar automaticamente e ter de ser desligada também manualmente.

Como lá vou apenas de quando em vez, da última vez que lá fui desmontei e verifiquei se não havia bloqueios nos tubos e filtros, verifiquei a electroválvula com o busca-pólos e verifiquei o pressostato e estava tudo aparentemente ok. Desmontei o módulo programador para ver se tinha alguma anomalia visível e não notei nenhum problema nem em condensadores e resistências nem nos relés, nem em nenhum problema no verso do pcb.

Eles mandaram lá um tipo e reportaram o problema e o tipo nem sequer abriu a máquina e disse que era do módulo programador e pede 130€ pelo serviço.

Qual a vossa opinião tendo em conta os sintomas? E em relação ao preço do serviço? É razoável?
 

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
boas companheiro Trajan

convem ver bem porque é uma máquina da classe A de 6k 800rpm.

de uma forma geral vem c, programaçao de fábrica bem onde a mesma se estiver cheia de roupa nao se vê a agua é tudo uma questao de ver cmo sai a roupa quando acaba de lavar ou escolher um programa de pré lavagem e lavagem e nestes dois ciclos ver o seu comportamento, se fizer tudo bem a máquina nao tem defeito.

agora se parte de isto que acabo de discriminar estiver incorreto, é de caras que tem levar um modulo novo convem guardar o antigo .
 

Trajan

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 3, 2012
Mensagens
9
Gostos Recebidos
0
Obrigado marques 1956,

Sim, guardar o antigo é fundamental :)

É-me difícil dizer em detalhe o que a máquina tem porque me limito a reportar aquilo que os inquilinos me dizem. Quando lá estive ela meteu água e despejou sem problema mas também não a deixei fazer um programa completo. Eles queixam-se da roupa não ficar muito bem lavada. Será do tipo de detergente que usam? Também já falei com a Indesit e reencaminharam-me para uma loja de acessórios da zona onde a máquina está e disseram-me que muito provavelmente seria do módulo.

A minha ideia seria mandar reparar pelos 130€ e mandar o reparador deixar o antigo (tenho aqui as refs do módulo que estavam no autocolante comigo, bem como fotos). Depois se o problema não for do módulo ou houver mais problemas a responsabilidade fica com eles já que eles é que conhecem o reparador. Isto porque não tenho grande disponibilidade para estar em constantes deslocações.
 

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Daqui a pouco já vou ver quanto custa o programador, no entanto deixo já aqui um alerta, de acordo com a lei vigente o técnico não é obrigado a deixar o programador avariado, pode deixá-lo mas de acordo com a lei não deve.
 

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Caro colega, tanto quanto consegui saber com os dados fornecidos que para o caso são insuficientes, se os 130€ incluem reparação e colocação do módulo electrónico não é caro e pode aproveitar que é bom preço, só o módulo custa 100,00€
Cumprimentos
 

Trajan

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 3, 2012
Mensagens
9
Gostos Recebidos
0
Muito obrigado kokas. Tenho de esclarecer se os 130€ são já com mão-de-obra. De qualquer das formas aqui ficam as refs inscritas no autocolante do módulo:

215009137.01
C9137052641024

E na máquina lê-se:

Type LB 2000 C
FWMP5GCL0800 IPX4
10A 800RPM
 

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Mesmo assim não querendo pôr em causa o diagnóstico feito, não sei bem se o problema estará no módulo electrónico, é um assunto que requer um teste para se chegar a uma conclusão.
Cumprimentos
 

Trajan

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 3, 2012
Mensagens
9
Gostos Recebidos
0
Pois kokas. É essa a minha desconfiança. Acho muito suspeito o tipo não ter aberto a máquina e ter dito logo que era do módulo sem se dar ao trabalho. Amanhã possivelmente darei lá um salto porque poderá ser também a ligação à gaveta do detergente obstruída ou com qualquer anomalia. Já que não há problema para a gaveta de pré-lavagem...

Se isso não resolver trago o módulo e nem que vá a uma casa de electrónica ver se eles me conseguem diagnosticar algum problema em algum TRIAC/resistência/condensador ou relé. Eles fazem isso certo? Será que me podiam indicar alguma casa de electrónica que conheçam na zona de lisboa/cascais?
 

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Caro colega verifique o tubo que sai da cuba para o pressostato, muitas vezes ficam ali depositados montes de detritos, limpe esses tubos devidamente, no caso de ela meter água na pré lavagem não quer dizer que meta na lavagem pois a electrovalvula poderá muito bem ser dupla, nesse caso verificar se está boa, basta para isso ligar a máquina a meter água na pré lavagem e trocar os fois para a outra electrovalvula, verifique também a bomba de esgoto, neste caso não terá nada a ver mas grande parte dos problemas parte daqui.
Boa sorte
 

migusto

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 5, 2011
Mensagens
14
Gostos Recebidos
0
amigo pague 130 € mas que o tipo resolva o problema porque de contrario se quiser fazer expriencias que faca com a maquina dele hoje em dia invebtase muito do programador vem o pressostato a valvola e por vezes nem sabem onde esta a averia
valore os anos que tem a maquina pode compensar a longo prazo comprar uma novva ter tudo em conta
outra coisa exp encher a cuba de agua desligue o tubo do pressostato sopre pelo tubo aperte o tubo sem deixar que entre aguade novo no tubo encaixe de novo o tubo no pressostato e e faca o progrma normal deveria ter resultados
 

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
boas

companheiro kokas nao vou entrar em pormenores sobre isto mas estás enganado em relaçao a isto e toma, nao digo cuidado mas sim precauçao.
porque existe muitos reparadores a serem vitimas de ?
porque reparaçao de um modulo electronico é uma coisa outra é se for substituido seja de uma forma ou outra o cliente pode exijir uma factura detalhada da reparaçao que foi efetuada ou seja da reparaçao feita .

e atençao a uma reparaçao que seja efetuada dentro de garantia a mesma dependendo do tempo que tenha o ap. dentro dos dois anos a marca tem de assumir se for fora no minimo já tem a ver c, a lei em vigor, e aqui nao adianto mais.

eu lido c, este tipo de situaçoes todos os dias.
 

Trajan

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 3, 2012
Mensagens
9
Gostos Recebidos
0
Bom, se hoje tiver tempo irei verificar novamente tudo mas com um olho mais clínico. Antes de me render à substituição do módulo aqui vão os passos que irei tentar:

1) Verificar anomalias nas entradas de água na gaveta do detergente.

2) Ligar a máquina e manualmente colocar água para dentro até ao habitual nível, para se testar se ela inicia o ciclo.
Se funcionar o problema será então com a entrada da água.

3) Com a máquina desligada, meter corrente directa nas electroválvulas e ver se mete água.

4) Meter corrente directa á bomba de água a ver se tira a água.

Para além de se ensaiar os componentes através de encosto de energia directa de uma tomada, também se deve fazer um ensaio com a energia que a própria máquina fornece aos componentes.
Por isso, através de um voltímetro verificar se a electroválvula da entrada de água recebe ou não a voltagem de 220 V quando a máquina fica ligada (tal como o amigo kokas aconselhou).

O facto do pressostato dar o clic não significa que possa estar a fazer o seu trabalho, que é deixar passar a corrente para a electroválvula. Com o voltímetro verificar se os 220 v. que entram nele também saem, pois pode ter os contactos internos defeituosos.

Se nada disto funcionar rendo-me ao módulo :(
 

Trajan

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 3, 2012
Mensagens
9
Gostos Recebidos
0
amigo pague 130 € mas que o tipo resolva o problema porque de contrario se quiser fazer expriencias que faca com a maquina dele hoje em dia invebtase muito do programador vem o pressostato a valvola e por vezes nem sabem onde esta a averia
valore os anos que tem a maquina pode compensar a longo prazo comprar uma novva ter tudo em conta
outra coisa exp encher a cuba de agua desligue o tubo do pressostato sopre pelo tubo aperte o tubo sem deixar que entre aguade novo no tubo encaixe de novo o tubo no pressostato e e faca o progrma normal deveria ter resultados

Amigo migusto, ponho água na tuba manualmente? Caso isso funcione, o que significa? Que o pressostato está danificado? Ou que a câmara de pressão não está a enviar ar para o pressostato?
 

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
boas

companheiro kokas nao vou entrar em pormenores sobre isto mas estás enganado em relaçao a isto e toma, nao digo cuidado mas sim precauçao.
porque existe muitos reparadores a serem vitimas de ?
porque reparaçao de um modulo electronico é uma coisa outra é se for substituido seja de uma forma ou outra o cliente pode exijir uma factura detalhada da reparaçao que foi efetuada ou seja da reparaçao feita .

e atençao a uma reparaçao que seja efetuada dentro de garantia a mesma dependendo do tempo que tenha o ap. dentro dos dois anos a marca tem de assumir se for fora no minimo já tem a ver c, a lei em vigor, e aqui nao adianto mais.

eu lido c, este tipo de situaçoes todos os dias.

O cliente nem tem que exigir nada caro amigo, é dever de quem repara passar o respectivo documento detalhado respeitante à intervenção, claro que dentro de garantia desde que não seja por manuseamento incorrecto a marca tem que manter o material a funcionar correctamente, quanto ao resto estes problemas também a mim me passam pelas mãos todos os dias e há pelo menos 32 anos.
 

Trajan

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 3, 2012
Mensagens
9
Gostos Recebidos
0
Bom, foi lá outro tipo no fim de semana que disse que o problema estava na electroválvula. Ficou de enviar aos meus inquilinos o preço. Sabem-me dizer o custo razoável de uma reparação deste género? Ou alguma loja que venda a electroválvula em questão para que eu possa ter uma noção de custos? Nem que seja por mensagem pessoal :) Muito obrigado pela vossa ajuda!
 

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Já tinha referido num poste atrás para verificar e ensaiar a electrovalvula que poderia muito bem estar avariada, é um acessório relativamente barato e que se encontra à venda em qualquer casa de acessórios para electrodomésticos, qualquer 5 ou 10 € paga isso, mas existem vários tipos de electrovalvulas sendo umas mais caras que outras.
 

Trajan

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 3, 2012
Mensagens
9
Gostos Recebidos
0
Resultado:

A electroválvula teve de ser substituída. O tipo cobrou-me 40€ pela electroválvula e deixou-me a antiga.

Obrigado a todos pela ajuda.
 
Topo