Facebook cria loja de aplicações

O Facebook vai lançar dentro de algumas semanas uma loja de aplicações onde os utilizadores do site vão poder encontrar aplicações não só para a rede social mas também para plataformas móveis
Denominada «App Center», a nova funcionalidade do Facebook vai ser lançada durante as próximas semanas e vai permitir aceder a aplicações Web e aplicações para as diversas plataformas móveis existentes.
De acordo com informação avançada pelo Telegraph, com esta iniciativa a rede social pretende ajudar os utilizadores do site a descobrirem as melhores aplicações e que aplicações são utilizadas pelos seus grupos de amigos.
Também através do «App Center» o Facebook irá comercializar algumas aplicações, entrando assim num segmento que surgiu inicialmente para os dispositivos móveis, graças à loja de aplicações da Apple.
O sucesso da iniciativa da fabricante do iPhone levou outras empresas do sector a investir nesta área e hoje em dia as principais fabricantes e criadoras de plataformas móveis, como é o caso da Google com o Android, contam lojas de aplicações para os respectivos sistemas operativos.
Segundo o diário britânico, no caso do «App Center» do Facebook este irá ser um directório com as aplicações mais populares, sendo que em alguns casos a rede social apenas irá dizer em que loja de aplicações estas se encontram.
No caso de as aplicações serem desenvolvidas especificamente para o site criado por Mark Zuckerberg e que pretendam ser comercializadas pelos seus criadores através do «App Center», a rede social ficará com 30 por cento do valor cobrado.

SOL