Tópico: Carros Voadores

  1. #1
    Avatar de mjtc
    Registo
    Feb 2010
    Posts
    9.455

    Padrão Carros Voadores

    As primeiras experiências e desenvolvimento de um carro voador foram efectuados no começo do século XX, por Glen Curtiss no seu Curtiss Autoplane.

    Em 1917, Glen Curtiss, que poderia ser chamado de "pai do carro voador", fez a primeira tentativa.

    O seu carro voador feito de alumínio ostentava três asas com envergadura de 12,2
    metros. O motor do carro accionava uma hélice de quatro pás na parte traseira do
    carro. Nunca voou realmente, mas fez alguns breves saltos.

    Em 1926 Henry Ford divulgou um protótipo chamado de "Sky Flivver", mas o projecto foi abandonado dois anos depois quando a aeronave foi destruída no acidente, matando o piloto. Apesar de não ser um carro voador, o produto chamou a atenção na época pela proposta de uma aeronave de fácil produção e com preço acessível às massas.

    O primeiro carro voador a chegar de facto a voar foi construído por Waldo Waterman (1894-1976). O seu projecto, contudo, semelhante ao de Ford no que toca a aeronaves de fácil acesso para a população em geral, não chegou a ganhar continuidade.


    Waterman Aerobile de Waldo Waterman (1937).

    Na década de 1950, o mundo Ocidental estava em recuperação económica devido ao flagelo da II Guerra Mundial e tudo parecia possível. O carro voador era uma visão de como seria o transporte no século XXI, sendo assim uma característica comum em obras de ficção científica. Embora diversos projectos tenham sido colocados em prática, nenhum alcançou sucesso comercial, a maioria permanecendo desconhecido do grande públicoO exemplo mais bem sucedido, no que diz respeito à produção em série e cujo um dos modelos continua em operação, é o Taylor Aerocar de 1949.

    Taylor Aerocar (1949)

    Taylor Aerocar III, construído por Moulton
    Taylor em 1968.

    Inspirado no Airphibian e em Robert Fulton, com quem se encontrou anos antes, Moulton "Molt" Taylor criou o mais conhecido e bem sucedido carro voador da história. Taylor cobriu o seu carro com uma concha de fibra de vidro. O eixo com 3 metros de comprimento ligava o motor a uma hélice propulsora. Ele voou a 193 km/h e foi a segunda e última aeronave a receber a aprovação do FAA. Em 1970, a Ford Motor Corporation até considerou a possibilidade de comercializar o veículo, mas a crise do petróleo daquela década desfez os planos.

    Outro design notável, o Mizar de Henry Smolinski, desintegrou-se em voo, matando o projectista e o piloto. AVE Mizar foi um carro voador desenvolvido entre 1971 e 1973, pela Advanced Vehicle Engineers (AVE), companhia fundada em Los Angeles, na Califórnia, pelo engenheiro aeronáutico, Henry Smolinski.

    Dois protótipos do Mizar foram construídos a partir da combinação da parte traseira da aeronave Cessna Skymaster com um automóvel Ford Pinto. Um deles foi colocado em exposição na concessionária Galpin Ford, em Los Angeles, enquanto o outro, equipado com um motor Teledyne Continental de 210 cv começou a ser aperfeiçoado para os primeiros ensaios.

    O protótipo sendo testado em Agosto de 1973.

    Em 11 de Setembro de 1973, durante um voo de testes em Oxnard, a asa direita de estrutura soltou-se do automóvel. A queda e explosão resultante mataram instantaneamente os dois ocupantes, Smolinski e seu sócio Harold Blake.

    Não faltam engenheiros querendo assumir o desafio de projectar uma nova espécie de carros voadores.

    Paul Moller gastou 40 anos e milhões de dólares para produzir o seu Skycar. Em 1965 exibiu a sua primeira tentativa, o XM-2, que flutuou mas não foi para lugar nenhum. Em 1989, Moller inaugurou o M200X, que fez 200 voos até a uma altura máxima de 15 metros.

    O M200X, antecessor do Skycar, protótipo de um veículo aéreo
    que tem o mesmo sistema de voo de um helicóptero, voou pela
    primeira vez em 1989 a uma altura de 15 metros.

    O Skycar M400, a mais recente invenção de Moller, é projectado para descolar e aterrar verticalmente em espaços pequenos. Ele pode alcançar velocidade máxima até 644 km/h, mas a sua velocidade de voo de cruzeiro será de 563 km/h. Tem uma autonomia de 1449 km. Gasolina, diesel, álcool, querosene e propano podem ser usados para abastecer o Skycar e o seu gasto de combustível será comparável ao de um carro médio, percorrendo 8,5 km por cada litro.

    O Skycar de quatro lugares é equipado com 8 motores rotativos que estão alojados dentro de quatro caixas de metal chamadas nacelas, localizadas na parte lateral do veículo. Há dois motores em cada nacela de forma que, se um dos motores em uma delas falhar, o outro poderá sustentar o voo. Os motores erguem a aeronave com 720 cv de força e a impulsionam para frente. O motor Wankel substitui os pistões de um motor convencional por um único rotor triangular girando dentro de uma câmara de formato oval, que faz a compressão e expansão à medida que o rotor gira. Existem três câmaras de combustão no Wankel com um eixo de manivela entre eles.

    O Skycar será inteiramente operado por computador e controlado pelos satélites GPS.

    Para tornar o Skycar seguro e disponível ao público em geral, ele será inteiramente controlado por computadores usando satélites de Sistema de Posicionamento Global (GPS), o que Moller chama de sistema "fly-by-wire". Em caso de acidente, o veículo libertará um pára-quedas e os airbags, interna e externamente, para amortecer o impacto de uma colisão.

    Modelos de carros voadores da Moller.

    Moller Flying Car - poderá ser o carro voador mais próximo da realidade?
    Última edição por mjtc; 15-02-2018 às 11:20.

Tópicos Similares

  1. Curiosidades: Quais os Animais Voadores no Mundo?
    Por mjtc no fórum Curiosidades
    Respostas: 7
    Último Post: 08-04-2012, 10:18
  2. Discovery Channel - Verdadeiros Discos Voadores
    Por edu_fmc no fórum Ovnilogia e Ufologia
    Respostas: 1
    Último Post: 15-02-2010, 03:10
  3. Aluguel de Carros Antigos, Carros para Casamento
    Por estela no fórum Casamento
    Respostas: 0
    Último Post: 29-06-2009, 13:07
  4. Dinossauros Voadores
    Por aguda no fórum Curiosidades
    Respostas: 5
    Último Post: 11-10-2008, 13:09

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  

Conectar

Conectar