Registo
    Jun 2007

Padrão Simplesmente estranho!!!

Boas ,aconteceu que durante o dia os canais espanhois ,apanho o sinal a 90% com bastante interferências ,e a partir das 19-20 horas da noite e fins de semana com o mesmo sinal apanho os canais nítidos sem interferências.

Tenho ligado ao receptor um amplificador.Isto acontece há duas semana atrás,até essa altura nunca tive esse problema.

Qual será a razão ou o mistério disto estar a acontecer????

Registo
    Jan 2007
    Já foi aqui explicado, mas pronto. Nestes dias de calor ao chegar à noite começa o tempo a arrefecer causando uma inversão, ou seja, em vez de ser quanto mais alto mais frio é o contrário, a superfície é mais fria que a atmosfera, isto faz com que os sinais reflictam na atmosfera propagando-se a distâncias muito superiores daí que apanhas os espanhóis melhor à noite (que sorte) mas em contra partida quase todo o litoral fica com apagões da tdt portuguesa devido a interferências de emissores distantes deixando milhares de pessoas sem televisão...

Registo
    Dec 2011
    Citação Postado originalmente por t0nito Ver Post
    Já foi aqui explicado, mas pronto. Nestes dias de calor ao chegar à noite começa o tempo a arrefecer causando uma inversão, ou seja, em vez de ser quanto mais alto mais frio é o contrário, a superfície é mais fria que a atmosfera, isto faz com que os sinais reflictam na atmosfera propagando-se a distâncias muito superiores daí que apanhas os espanhóis melhor à noite (que sorte) mas em contra partida quase todo o litoral fica com apagões da tdt portuguesa devido a interferências de emissores distantes deixando milhares de pessoas sem televisão...
    Tenho algumas dúvidas em relação a essa explicação. Se o HDMI apanha sempre os canais espanhois mesmo na ausência do fenómeno, é porque está relativamente próximo de Espanha. Não me parece que a propagação a longa distância traga alguma mais-valia para o caso.

Se à noite e ao fim-de-semana está tudo bem palpita-me que possam ser testes do 4G.

Registo
    Jan 2007
    Citação Postado originalmente por aljofe Ver Post
    ...o HDMI apanha sempre os canais espanhois mesmo na ausência do fenómeno...
    Segundo ele diz ele apanha os espanhóis mal na ausência do fenómeno, o fenómeno melhora a condição de recepção dos canais espanhóis...

Ele refere 19-20 horas que é a hora que a temperatura desce e a propagação aumenta, e com certeza que referiu o fim-de-semana devido à forte propagação que houve neste fim-de-semana.

Mas também é bem possível que seja o 4G que coincida com as frequências dos canais espanhóis realmente...

Registo
    Dec 2011
    Citação Postado originalmente por t0nito Ver Post
    Segundo ele diz ele apanha os espanhóis mal na ausência do fenómeno, o fenómeno melhora a condição de recepção dos canais espanhóis...

Ele refere 19-20 horas que é a hora que a temperatura desce e a propagação aumenta, e com certeza que referiu o fim-de-semana devido à forte propagação que houve neste fim-de-semana.

Mas também é bem possível que seja o 4G que coincida com as frequências dos canais espanhóis realmente...
    Podes ter razão.

Vamos supor, ele está a 100km do emissor e recebe normalmente esse emissor com sinal fraco. Quando o fenómeno acontece recebe o mesmo sinal de outro emissor a 150 Km de distância. Como estão separados apenas 50km estão dentro do intervalo de guarda e podem até reforçarem-se.

Teoria estranha esta!? Mas acho que pode funcionar assim.

Registo
    Jun 2007
    Citação Postado originalmente por aljofe Ver Post
    Podes ter razão.

Vamos supor, ele está a 100km do emissor e recebe normalmente esse emissor com sinal fraco. Quando o fenómeno acontece recebe o mesmo sinal de outro emissor a 150 Km de distância. Como estão separados apenas 50km estão dentro do intervalo de guarda e podem até reforçarem-se.

Teoria estranha esta!? Mas acho que pode funcionar assim.
    Correcto amigo aljofe,aqui na Covilhã é essa mais ou menos a distancia dos emissores espanhóis ,acontece que em casa de um amigo meu 1 km fora da cidade apanha os canais nítidos todo o dia
    A explicação de testes de 4G é bem possível aqui por estas bandas também andam em testes , só que não sei confirmar se na realidade é isso ,mas leva a crer .Quando eu digo que os apanho a 90% depois das 20h ,varia de dia para dia (um dia ás 20h ou ás 20,30h ),aos fins de semana o fenómeno não acontece vejo os 35 canais espanhóis .

Obrigada a ambos pela explicação,até porque isto pode acontecer a qualquer um ,mas digo de passagem que é bastante chato,chega afectar o canais portugueses,onde tenho de direccionar a antena um pouco para o céu.
    Última edição por Covinet; 15-05-2012 às 09:32.

Tópicos Similares

1. Simplesmente Fantástico!
    Por joseseg no fórum Arquivos
    Respostas: 1
    Último Post: 10-06-2009, 19:14
  2. Publicidade...Simplesmente genial!
    Por Satpa no fórum Arquivos
    Respostas: 8
    Último Post: 22-11-2008, 22:15
  3. Simplesmente Fotos
    Por Duarte Ramos no fórum Lugares de Portugal/Mundo
    Respostas: 1