Wikipédia alerta para falsos anúncios que podem esconder malware

A Wikipédia está a alertar os visitantes do site para o surgimento de anúncios em algumas páginas da enciclopédia on-line, o que poderá indicar que o computador do utilizador possa estar infectado
O alerta está a ser feito pela Wikimedia Foundation num comunicado onde sublinha que a Wikipédia não tem anúncios e quando estes eventualmente surgem são da responsabilidade de terceiros, que os podem estar a utilizar em fraudes on-line.
Segundo Philippe Beaudette, director of community advocacy na organização que gere a popular enciclopédia on-line, «se virem anúncios para uma indústria lucrativa ou algo que não seja relacionado com as nossas campanhas de angariação de fundos, então provavelmente o vosso browser foi infectado com malware».
O responsável dá como exemplo uma extensão para o browser Chrome, mas adianta que podem haver outras que são utilizadas neste tipo de fraudes em diferentes navegadores.
Philippe Beaudette aconselha todos os utilizadores que virem anúncios na Wikipédia a desactivarem as extensões que instalaram, para tentar identificar qual poderá ser a causa da infecção.
O director of community advocacy da Wikimedia Foundation realça que mesmo que os anúncios deixem de aparecer, convém analisar o computador com soluções de segurança para ver se a ameaça não se espalhou pelo PC.


SOL