• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Reflexão e vivência

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Mensagens
5,990
Gostos Recebidos
0
Ah, este envelhecer!



Ah, este envelhecer!



“Quando a velhice é vivida
Sob a luz do bem, que é o sol,
O entardecer de uma vida
Tem lampejos de arrebol!”
(Walter, Waeny, 1994)



Envelhecer explodindo de vida, alimentando-se do prazer. Envelhecer com os amigos, com os vizinhos, sem importar-se muito com o dogma e a sombra do preconceito.

Envelhecer na santa paz de Deus, com a genética que Ele nos deu, envelhecer com Fé. Fé, paciência divina, que sustenta o espírito e faz da alma um menino travesso, sapeca e feliz... Fé de um guerreiro e de um aprendiz.

Envelhecer com a saliva e o paladar presentes na boca, com as lágrimas banhando os olhos, com a pele bronzeada pelo sol e pela lua, envelhecer com um sorriso largo no rosto afável, envelhecer como o bem que se quis, enxergando-se à frente do nariz.

Envelhecer não é tão doloroso assim.

Para alguns é o fim do mundo, e eu me pergunto: - O mundo tem fim?

Envelhecer é ganhar do tempo o tempo exato e lapidado para saber aproveitar, compartilhar, multiplicar todas as belezas e obras do sol nascente. Por que a sua idade mente?

Envelhecer é fazer da abobrinha o prato do dia e do açúcar a festa de domingo. Envelhecer é comer pela manhã, exercitar o corpo à tarde e relaxar ao anoitecer.

É ir a praia, ao mercadinho, é ver novela, é ir ao cinema, ao shopping, é estar perto do que temos direito, é ser livre, é valorizar a pátria das células, o sangue que transita nas veias, e controlar a oxidação dos tecidos.

Envelhecer é trazer no peito a medalha dos filhos, dos netos, dos bisnetos... é ver a cegonha várias vezes por ano, milhares de vezes sobrevoando o céu. Envelhecer é dar o colo confortável, o ombro, o abraço, o beijo apaixonado na face de um mimo querido. Saber envelhecer é qualquer carinho!

O que são as doenças? Elas dão na gente e não nas pedras, dizia a minha avó. Nunca escolhe o dia mais certo ou o mais errado para chegar e nem mesmo bate a nossa porta como uma convidada exemplar.

Doença é coisa de velho... você tem certeza do que fala ou pensa???. Cuidado com a sua crença.

O controle da mente, a vontade de existir, a mão firme mesmo que frágil, um dia menos triste, espanta qualquer vírus, nos livra da maca, do convênio e da emergência.

Envelhecer é estar de bem com as árvores, é ver o pássaro colorido, é respeitar o tempo da felicidade, é gostar-se como se gosta dos amigos. Envelhecer é cantar, dançar, acreditar na sabedoria. Envelhecer é algo que me anima, possui ritmo e melodia. É experimentar prazeres e galgar descobertas.

Ah, este envelhecer transformou-se em arte, Van Gogh, Monet, Sinatra. Envelhecer é dar bombom aos netos, é brindar a tecnologia. Meu avô, minha avó... Velhos amados, que eu pude ter. Estar velho, antigo, idoso seja qual for o nome dado, importa muito pouco o rótulo.

Importa muito mais a garantia de vida. Os hormônios, a atividade física, são recursos que podemos optar sem desmerecê-los. O sexo está no desejo e devemos a ele saciar.

Amigos, aproveitem, envelheçamos sem preconceitos, quero vê-los na casa dos 90 com os nossos 30, 40, 50 e etc.

Quero estar onde vocês estiverem, com ou sem rugas, com ou sem cabelos brancos, mas repletos de paz e alegria! A vida não se aprende nas cartilhas, ela está em nossas mãos! Envelhecer exige acima de tudo perseverança e muita paixão.






riototal
 

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Mensagens
5,990
Gostos Recebidos
0
Oração de Mãe



Oração de Mãe





feliz002-anjo.gif





Senhor, Tu que me deste a graça da maternidade, ajuda-me a ser mãe.

Quero ser para meus filhos doçura, carinho, amor.

Tenho diversos filhos, cada qual com seu temperamento, com suas preferências.

Não fiz grandes cursos, Senhor, mas sou boa economista em minha casa.

Às vezes pratico a medicina.

Sem ser professora, oriento meus filhos na escola da vida.

Decoro meu lar, providencio a alimentação para minha família.

Mas, acima de tudo, penso nos filhos.

Não Te peço, Senhor, que me ajudes a amá-los ainda mais, pois meu coração transborda de afeto por todos eles.

Mas permite que eu os ame construindo, corrigindo, abençoando.

Obrigada pela dádiva de ser mãe.

Ajuda-me a ser mãe de verdade.




riototal
 

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Mensagens
5,990
Gostos Recebidos
0
Anule a Fase Negativa



Anule a Fase Negativa





feliz137-abraco.jpg





Existem dias em que tudo parece dar errado. Infelizmente coisas negativas tendem a atrair outras coisas negativas.

Quando você está com dor de cabeça, costuma tomar um remédio para neutralizar a dor. Assim, quando estiver em uma fase negativa deve tomar uma ação para neutralizar o ciclo.

Deve-se fazer algo que com certeza será positivo. Pode ser algo simples como dar um beijo no filho, sentir o sabor agradável do café matinal ou caminhar na rua e sentir a brisa no rosto.

Quando sua mente está num ciclo negativo você já está esperando o pior para novas experiências. Ao injetar uma dose de experiência positiva a mesma pode anular um período negativo que já vem ocorrendo há semanas ou meses.

Faça rapidamente algo positivo e veja como isto irá brilhar seu futuro.





riototal
 

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Mensagens
5,990
Gostos Recebidos
0
Ao Final do Dia



Ao Final do Dia





feliz058-canario.jpg





Será que alguém está mais feliz por você ter cruzado seu caminho? Alguém se lembra que você falou com ele hoje?

O dia está quase acabando e seu tempo de labuta está encerrado. Existe, agora, alguém para dizer uma palavra amável para você? Você pode dizer, esta noite, olhando para este dia que se encerra rapidamente, que ajudou um único irmão dos muitos que você encontrou?

Existe algum coração que esteja exultante com algo que você fez ou falou? Será que aquele homem, cujas esperanças estavam se desvanecendo, agora, com coragem olha para frente?

Você aproveitou o dia ou o desperdiçou? Foi bom ou aborrecidamente consumido? Você deixou uma trilha de bondade ou uma mancha de descontentamento e desgosto?

Ao fechar seus olhos para dormir, você acha que Deus dirá: "Meu querido(a), você merece mais um dia de vida pelo esforço que fez hoje?"




riototal
 

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Mensagens
5,990
Gostos Recebidos
0
Apegue-se



APEGUE-SE





feliz111-menina.jpg






A paz que mora hoje em meu peito é tão diversa daquela que julguei um dia ter.

Quando somos mais jovens, menos experientes, julgamos que a paz é silêncio, repouso, uma vida sem problemas, sem stress...

Porém o tempo nos faz entender que paz também é movimento, é trabalho, é fé, esperança, consciência da missão bem cumprida, certeza de que pelo menos tentamos fazer o melhor.

Apegue-se à fé, pois ela é a crença de que tudo é possível. É ela quem dá força a alma... Apegue-se à esperança pois ela elimina as dúvidas, dando lugar a atitudes positivas e alegres... Apegue-se à confiança pois ela é sempre o centro das relações frutíferas, de segurança e satisfação... Apegue-se ao amor pois ele é o dom mais precioso.

Porque é generoso e dá todo o significado à vida. Apegue-se à família e aos amigos, pois são as pessoas mais importantes em sua vida e porque fazem deste mundo um lugar melhor.

Elas, são a vida que vai crescendo com o tempo para te alimentar, que te ajudam a caminhar e estão sempre por perto... Apegue-se a tudo que você é e que tenha aprendido, porque isso faz de você um ser único.

Não menospreze seus sentimentos, e aquilo que acredita ser bom e importante; seu coração sempre fala mais forte que sua mente.

Apegue-se aos seus sonhos e alcance-os de maneira honrada e com presteza. Nunca tome o caminho mais fácil e nem se renda perante as dificuldades.

Fique atento às pessoas que encontrar em seu caminho e reserve sempre tempo para atender às suas necessidades.

Desfrute de toda a beleza ao teu redor. Isso te fará ver as coisas de forma diversa, mais claramente. Procure fazer do mundo um lugar melhor, dia após dia, e não se esqueça das coisas importantes que verdadeiramente, dão significado a sua vida.






riototal
 

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Mensagens
5,990
Gostos Recebidos
0
Aprendendo a se controlar



Aprendendo a se controlar





feliz032-anjo.gif




O pequeno Zeca entra em casa, após a aula, batendo forte os seus pés no assoalho da casa. Seu pai, que estava indo para o quintal fazer alguns serviços na horta, ao ver aquilo chama o menino para uma conversa.
Zeca, de oito anos de idade, o acompanha desconfiado.

Antes que seu pai dissesse alguma coisa, fala irritado:
- "Pai estou com muita raiva. O Juca não deveria ter feito isso comigo. Desejo tudo de ruim para ele."

Seu pai, um homem simples mas cheio de sabedoria, escuta, calmamente, o filho que continua a reclamar:

- "O Juca me humilhou na frente dos meus amigos; não aceito; gostaria que ele ficasse doente sem poder ir à escola."

O pai continua a escutar calado enquanto caminha até um abrigo onde guardava um saco cheio de carvão. Levou o saco até o fundo do quintal e o menino o acompanhou.

Zeca viu o saco ser aberto e antes mesmo que ele pudesse fazer uma pergunta, o pai lhe propõe algo:

- "Filho, faz de conta que aquela camisa branquinha que está secando no varal é o seu amiguinho Juca e cada pedaço de carvão é um mau pensamento seu, endereçado a ele. Quero que você jogue todo o carvão do saco na camisa, até o último pedaço. Depois eu volto para ver como ficou."

O menino achou que seria uma brincadeira divertida e pôs mãos à obra. O varal com a camisa estava longe do menino e poucos pedaços acertavam o alvo. Uma hora se passou e o menino terminou a tarefa. O pai que espiava tudo de longe, se aproxima do menino e lhe pergunta:

- "Filho como esta se sentindo agora?"

- "Estou cansado, mas alegre porque acertei muitos pedaços de carvão na camisa."

O pai olha para o menino, que ficara sem entender a razão daquela brincadeira e, carinhoso, lhe fala:

- "Venha comigo até o meu quarto, quero lhe mostrar uma coisa."

O filho o acompanha e é colocado na frente de um grande espelho onde pode ver seu corpo todo.

Que susto! Só se conseguia enxergar seus dentes e os olhinhos. O pai, então, lhe diz ternamente:

- "Filho, você viu que a camisa quase não se sujou; mas, olhe só para você. O mau que desejamos aos outros é como o que lhe aconteceu. Por mais que possamos atrapalhar a vida de alguém com nossos pensamentos, a borra, os resmungos, a fuligem, ficam sempre em nós mesmos..."




"Quem não sabe se controlar
é tão sem defesa como uma cidade sem muralhas."



riototal
 

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Mensagens
5,990
Gostos Recebidos
0


Arriscar é viver




feliz062-nuvem.jpg






Que o dia não seja esquecido
Para que a vida seja lembrada
Que a dor não seja abrigo
Para a alma abandonada.

Que o momento seja presente
Para que a lembrança seja viva
Que ele se torne alívio à mente
Para que esqueça de vossa ida.

Que o escuro não traga o medo
Para que a loucura um dia volte
Que o ontem não seja um erro
Para que o amanhã não seja morte.


Que seja grande a esperança
Para que a vida seja forte
Que a felicidade não se alcança
Para aqueles que temem a má sorte

Que o risco seja sempre corrido
Para que possa mostrar meu mundo
Que o sonho não tenha ainda ido
Para que o poeta não viva mudo

E que a verdade possa, então aparecer
Para que aí, a vida possa acontecer.




riototal
 

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Mensagens
5,990
Gostos Recebidos
0



As Possibilidades Perdidas




feliz240-amanhecer.jpg

(Fernando Baganha esclarece sobre esse texto, atribuído a Carlos Drummond de Andrade,
mas que é na verdade uma colagem de 3 autores: Martha Medeiros, uma escritora inglesa chamada Mary Cholmondeley e um americano chamado Tim Hansel.
O texto também é conhecido com o título "Viver não dói".)





Martha Medeiros


Fiquei sabendo que um poeta mineiro que eu não conhecia, chamado Emilio Moura, teria completado 100 anos neste mês de agosto, caso vivo fosse. Era amigo de outro grande poeta, Drummond. Chegaram a mim alguns versos dele, e um em especial me chamou a atenção: "Viver não dói. O que dói é a vida que não se vive".

Definitivo, como tudo o que é simples. Nossa dor não advém das coisas vividas, mas das coisas que foram sonhadas e não se cumpriram.

Por que sofremos tanto por amor? O certo seria a gente não sofrer, apenas agradecer por termos conhecido uma pessoa tão bacana, que gerou em nós um sentimento intenso e que nos fez companhia por um tempo razoável, um tempo feliz. Sofremos por quê?

Porque automaticamente esquecemos o que foi desfrutado e passamos a sofrer pelas nossas projeções irrealizadas, por todas as cidades que gostaríamos de ter conhecido ao lado do nosso amor e não conhecemos, por todos os filhos que gostaríamos de ter tido junto e não tivemos, por todos os shows e livros e silêncios que gostaríamos de ter compartilhado, e não compartilhamos. Por todos os beijos cancelados, pela eternidade interrompida.

Sofremos não porque nosso trabalho é desgastante e paga pouco, mas por todas as horas livres que deixamos de ter para ir ao cinema, para conversar com um amigo, para nadar, para namorar. Sofremos não porque nossa mãe é impaciente conosco, mas por todos os momentos em que poderíamos estar confidenciando a ela nossas mais profundas angústias se ela estivesse interessada em nos compreender. Sofremos não porque nosso time perdeu, mas pela euforia sufocada. Sofremos não porque envelhecemos, mas porque o futuro está sendo confiscado de nós, impedindo assim que mil aventuras nos aconteçam, todas aquelas com as quais sonhamos e nunca chegamos a experimentar.

Como aliviar a dor do que não foi vivido? A resposta é simples como um verso: se iludindo menos e vivendo mais."

MARY CHOLMONDELEY - RED POTTAGE
(Trecho do romance de 1899)
"Every year I live I am more convinced that the wast of life lies in the love we have not given, the powers we have not used, the selfish prudence which will risk nothing, and which, shirking pain, misses happiness as well."
"A cada ano que vivo, mais me convenço de que o desperdicio da vida está no amor que não damos, nas energias que não usamos, na prudencia egoista que nada arrisca e que, esquivando-se do sofrimento, também perde a felicidade."

TIM HANSEL - YOU GOTTA KEEP DANCING'
(Tim sofreu um acidente e vive com dores terríveis mas não desistiu de viver)
"Pain is inevitable, but misery is optional. We cannot avoid pain, but we can avoid joy."
"A dor é inevitável, mas a miséria é opcional. Não podemos evitar a dor, mas podemos evitar a alegria."

EMILIO MOURA - CANÇÃO
(Emilio Moura é citado e homenageado não só por Drummond mas por outros escritores)

Viver não dói. O que dói
é a vida que se não vive.
Tanto mais bela sonhada,
quanto mais triste perdida.

Viver não dói. O que dói
é o tempo, essa força onírica
em que se criam os mitos
que o próprio tempo devora.

Viver não dói. O que dói
é essa estranha lucidez,
misto de fome e de sede
com que tudo devoramos.

Viver não dói. O que dói,
ferindo fundo, ferindo,
é a distância infinita
entre a vida que se pensa
e o pensamento vivido.

Que tudo o mais é perdido.




riototal
 

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Mensagens
5,990
Gostos Recebidos
0


Acreditar




feliz146-arvore.jpg





Havia no alto de uma montanha três árvores que sonhavam o que seriam depois de grandes.

A primeira olhando as estrelas disse:
- Eu quero ser o baú mais precioso do mundo, cheio de tesouros...

A segunda, olhando o riacho suspirou:
- Eu quero ser um navio grande para transportar reis e rainhas...

A terceira, olhou o vale e disse:
- Quero ficar aqui no alto da montanha e crescer tanto que as pessoas ao olharem para mim levantem os olhos e pensem em Deus...

Muitos anos se passaram e, certo dia, três lenhadores cortaram as árvores que estavam ansiosas em ser transformadas naquilo que sonhavam.

Mas os lenhadores não costumavam ouvir ou entender de sonhos. Que pena...

A primeira árvore acabou sendo transformada em um cocho de animais coberto de feno.
A segunda virou um simples barco de pesca, carregando pessoas e peixes todos os dias.
A terceira foi cortada em grossas vigas e colocada de lado num depósito.

Então, desiludidas e tristes, as três perguntaram:
- Por que isso?

Entretanto, numa bela noite, cheia de luz e estrelas, uma jovem mulher colocou seu bebê recém nascido naquele cocho de animais e, de repente, a primeira árvore percebeu que continha o maior tesouro do mundo...

A segunda árvore estava transportando um homem que acabou por dormir no barco em que se transformara. E quando a tempestade quase afundou o barco, o homem levantou-se e disse:
- Paz!
E num relance, a segunda árvore entendeu que estava transportando o rei do céu e da terra...

Tempos mais tarde, numa sexta feira, a terceira árvore espantou-se quando suas vigas foram unidas em forma de cruz e um homem foi pregado nela. Logo sentiu-se horrível e cruel...

Mas logo no domingo seguinte, o mundo vibrou de alegria.

E a terceira árvore percebeu que nela havia sido pregado um homem para a salvação da humanidade e que as pessoas sempre se lembrariam de Deus e de seu filho ao olharem para ela...

As árvores haviam tido sonhos e desejos, mas, sua realização foi mil vezes maior do que haviam imaginado!!!

Portanto, não devemos esquecer...


"Não importa o tamanho do nosso sonho, acreditando nele, nossa vida ficará mais bonita e muito melhor para ser vivida..."




riototal
 
Última edição:

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Mensagens
5,990
Gostos Recebidos
0



Assembléia na Carpintaria





feliz202-carpinteiro.jpg



Contam que na carpintaria houve uma estranha assembléia. Foi uma reunião das ferramentas para acertar suas diferenças.

O martelo exerceu a presidência, mas os participantes lhe notificaram que teria que renunciar. A causa? Fazia demasiado barulho e, além do mais, passava todo o tempo golpeando.

O martelo aceitou sua culpa, mas pediu que também fosse expulso o parafuso, dizendo que ele dava muitas voltas para conseguir algo.

Diante do ataque, o parafuso concordou, mas por sua vez, pediu a expulsão da lixa.Dizia que ela era muito áspera no tratamento com os demais, entrando sempre em atritos.

A lixa acatou, com a condição de que se expulsasse o metro, que sempre media os outros segundo a sua medida, como se fora o único perfeito.

Nesse momento entrou o carpinteiro, juntou o material e iniciou o seu trabalho. Utilizou o martelo, a lixa, o metro e o parafuso. Finalmente, a rústica madeira se converteu num fino móvel.

Quando a carpintaria ficou novamente só, a assembléia reativou a discussão. Foi então que o serrote tomou a palavra e disse:

"Senhores, ficou demonstrado que temos defeitos, mas o carpinteiro trabalha com nossas qualidades, com nossos pontos valiosos. Assim, não pensemos em nossos pontos fracos, e concentremo-nos em nossos pontos fortes."

A assembléia entendeu que o martelo era forte, o parafuso unia e dava força, a lixa era especial para limar e afinar asperezas, o metro era preciso e exato.

Sentiram-se então como uma equipe capaz de produzir móveis de qualidade. Sentiram alegria pela oportunidade de trabalharem juntos.

Ocorre o mesmo com os seres humanos. Basta observar e comprovar. Quando uma pessoa busca defeitos em outra, a situação torna-se tensa e negativa. Ao contrário, quando se busca com sinceridade os pontos fortes dos outros, florescem as melhores conquistas humanas.



É fácil encontrar defeitos. Qualquer um pode fazê-lo.
Mas encontrar qualidades, isto é para os sábios.




riototal
 

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Mensagens
5,990
Gostos Recebidos
0
Aula de Filosofia




Aula de Filosofia




feliz147-vaso.jpg






Numa aula de Filosofia, o Professor queria demonstrar um conceito aos seus alunos. Para tanto, ele pegou um vaso de boca larga e dentro colocou, primeiramente, algumas pedras grandes. Então, perguntou à classe: - Está cheio?

Pelo que viam, o vaso estava repleto, por isso, os alunos, unanimemente responderam: Sim!

O professor então pegou um balde com pedras menores e virou dentro do vaso. Os pequenos pedregulhos se alojaram nos espaços entre as pedras grandes. E ele perguntou aos alunos: E agora, está cheio?

Desta vez, alguns estavam hesitantes, mas a maioria respondeu: Sim!

Continuando, o professor levantou uma lata de areia e começou a derramar a areia dentro do vaso. A areia preencheu os espaços entre as pedras e os pedregulhos. E, pela terceira vez, o professor perguntou: - Então, está cheio?

Agora, a maioria dos alunos estava receosa, mas, novamente muitos responderam: - Sim!

Finalmente, o professor pegou um jarro com água e despejou o líquido dentro do vaso. A água encharcou e saturou a areia. Neste ponto, o professor perguntou para a classe: - Qual o objetivo desta demonstração?

Um jovem e "brilhante" aluno levantou a mão e respondeu: - Não importa o quanto a "agenda" da vida de alguém esteja cheia, ele sempre conseguirá "espremer" dentro mais coisas!

- Não exatamente! - respondeu o professor. - O ponto é o seguinte: A menos que você, em primeiro lugar, coloque as pedras grandes dentro do vaso, nunca mais conseguirá colocá-las lá dentro. Vamos! Experimente! - Disse o professor ao aluno, entregando-lhe outro vaso igual ao primeiro, com a mesma quantidade de pedras grandes, de pedregulhos, de areia e de água.



O aluno, começou a experiência, colocando a água, depois a areia, depois os pedregulhos e por último, tentou colocar as pedras grandes. Verificou, surpreso, que elas não couberam no vaso. Ele já estava repleto com as coisas menores.



Então, o professor explicou para o rapaz: - As pedras grandes são as coisas realmente importantes de sua vida: Seu crescimento pessoal e espiritual. Quando você dá prioridade a isso e mantém-se "aberto" para o novo, as demais coisas se ajustarão por si só; seus relacionamentos (família, amigos), suas obrigações (profissão, afazeres), seus bens e direitos materiais e todas as demais coisas menores que completam a vida.

Mas, se você preencher sua vida somente com as coisas pequenas, então aquelas que são realmente importantes nunca terão espaço em sua vida. Recomece. É uma boa sugestão. Esvazie seus vasos (mental, emocional) e comece a preenchê-los com as pedras grandes. Ainda há tempo. Ainda é tempo. Sempre é tempo.





riototal


 

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Mensagens
5,990
Gostos Recebidos
0
Calúnia



CALÚNIA



feliz054-menina.jpg






"Mais danos produz uma calúnia do que vítimas causa a peste..."

Não me recordo o nome do poeta que escreveu esta frase, mas, como retrata uma grande verdade, quero escrever sobre ela.

Não calunie o seu próximo. Veja que as aparências enganam. Às vezes você pensa que viu uma coisa e na realidade é tudo bem diferente.

Depois, de que lhe servirá "caluniar"? Só pelo prazer de estar falando de alguém?

Lembre-se de que Deus nos deu dois ouvidos e uma boca, para insinuar, de leve, que devemos ouvir mais do que falar.

Só de poder ouvir e ver você deveria dar graças a Deus.

Então, fale menos. Use sua voz somente para o bem. Verá como sua vida vai modificar.

Repare que, a calúnia, depois de esparramada, jamais será desmentida. Por isto que o poeta disse que é pior que a peste, pois desta, muita gente se salva...




riototal
 

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Mensagens
5,990
Gostos Recebidos
0
Castelo de areia




CASTELO DE AREIA



feliz086-castelo_areia.jpg




Num dia de verão, eu estava na praia observando duas crianças brincando na areia.

Elas trabalhavam muito, construindo um castelo de areia com torres, passarelas e passagens internas.

Quando estavam quase acabando, veio uma onda e destruiu tudo, reduzindo o castelo a um monte de areia e espuma.

Achei que as crianças cairiam no choro, depois de tanto esforço e cuidado para nada, mas tive uma surpresa.

Em vez de chorar, correram pela praia fugindo da água, sorrindo, e de mãos dadas começaram a construir outro castelo...

Compreendi que havia recebido uma importante lição:

Gastamos muito tempo de nossas vidas construindo alguma coisa. E, mais cedo ou mais tarde, uma onda poderá vir e destruir o que levamos tanto tempo para construir. Mas quando isso acontecer, somente aquele que dá as mãos a alguém será capaz de sorrir e reconstruir.





Tudo é feito de areia;
só o que permanece é o nosso relacionamento com as outras pessoas.



riototal
 

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Mensagens
5,990
Gostos Recebidos
0
Cicatrizes




CICATRIZES




orkut_055.gif





Há alguns anos, em um dia quente de verão, um pequeno menino decidiu nadar no lago que havia atrás de sua casa. Na pressa de mergulhar na água fresca, foi correndo e deixando para trás os sapatos, as meias e a camisa.

Voou para a água, não percebendo que enquanto nadava para o meio do lago, um jacaré estava deixando a margem e entrando na água.

Sua mãe, em casa, olhava pela janela enquanto os dois estavam cada vez mais perto um do outro. Com medo absoluto, correu para o lago, gritando para seu filho o mais alto quanto conseguia. Ouvindo sua voz, o pequeno se alarmou, deu um giro e começou a nadar de volta ao encontro sua mãe.

Mas era tarde. Assim que a alcançou, o jacaré também o alcançou. A mãe agarrou seu menino pelos braços enquanto o jacaré agarrou seus pés.

Começou um cabo-de-guerra incrível entre os dois. O jacaré era muito mais forte do que a mãe, mas a mãe era por demais apaixonada para deixar seu filho sem proteção.

Um fazendeiro que por ali passava, ouviu os gritos, pegou uma arma e disparou no jacaré.

De forma impressionante, após semanas no hospital, o pequeno menino sobreviveu. Seus pés extremamente machucados pelo ataque do animal, e, em seus braços, os riscos profundos onde as unhas de sua mãe estiveram cravadas no esforço para salvar o filho que ela amava.

Um repórter de jornal que entrevistou o menino após o trauma, perguntou-lhe se podia mostrar suas cicatrizes. O menino levantou seus pés. E então, com óbvio orgulho, disse ao repórter:

- Mas olhe em meus braços. Eu tenho grandes cicatrizes em meus braços também. Eu as tenho porque minha mãe não me deixou ir.

Você e eu podemos nos identificar com esse pequeno menino! Nós também temos muitas cicatrizes. Não a de um jacaré, ou qualquer coisa assim tão dramática.

Mas as cicatrizes de um passado doloroso, e algumas delas são mais feias e causaram-nos profunda dor. Algumas feridas, meu amigo, são porque DEUS se recusou a nos deixar ir. E enquanto você se debatia, Ele o estava segurando.

Se hoje o momento é difícil, talvez o que esteja lhe causando dor seja Deus cravando- lhe suas unhas para não o deixar ir. Lembre-se do jacaré e muito mais ainda, Daquele que ao invés de o abandonar, vai fazer o que for necessário para não perdê-lo, mesmo que para isso seja preciso deixar-lhe cicatrizes.



riototal
 

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Mensagens
5,990
Gostos Recebidos
0
Confiança





Confiança



Quando você ganhar, comemore: celebrar uma conquista é um importante rito de passagem. Esta vitória custou momentos difíceis, noites de dúvidas, intermináveis dias de espera. Desde os tempos antigos, alegrar-se com um triunfo faz parte do próprio ritual da vida.

A comemoração marca o final de uma etapa, embora - por incrível que pareça - muita gente recusa-se a isso, por medo de decepção, de atrair "mau-olhado", etc. Quem age assim, não se beneficia do melhor presente que a vitória nos dá: confiança.

Devemos, sempre que possível, comemorar hoje as pequenas vitórias de ontem, por mais insignificantes que pareçam. Amanhã, uma nova luta se aproxima, e irá exigir nossa atenção e esforço: a lembrança de uma um êxito nos faz mais fortes para a próxima batalha.


Aceitando que merece o melhor

O famoso pianista Arthur Rubinstein (1866-1982) atrasou-se para um almoço num importante restaurante de New York. Seus amigos começaram a ficar preocupados - mas Rubinstein finalmente apareceu, ao lado de uma loura espetacular, com um terço de sua idade.

Conhecido por seu pão-durismo, nesta tarde ele pediu os pratos mais caros, os vinhos mais raros e sofisticados. No final, pagou a conta com um sorriso nos lábios.

- Sei que vocês devem estar estranhando - disse Rubinstein. - Mas hoje fui ao advogado fazer meu testamento. Dei uma boa quantia para minha filha, para meus parentes, fiz generosas doações para obras de caridade. De repente, me dei conta que eu não estava incluído no meu testamento: era tudo dos outros!

“A partir daí, resolvi me tratar com mais generosidade”.






riototal
 

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Mensagens
5,990
Gostos Recebidos
0
Contradições da vida e da morte






CONTRADIÇÕES DA VIDA E DA MORTE



feliz121-flor.gif




Alguns anos atrás, no fim da vida, o grande pintor brasileiro Milton DaCosta, sem poder falar, se comunicava apontando letras à sua frente, formando pequenas frases. Dessa forma, expressou a um amigo:

Estou feliz. Não tenho queixas. Às vezes choro”.



Essas frases, aparentemente contraditórias, construídas lentamente por quem já não podia falar, através do método de apontar letras à sua frente, são de significado amplo e comovente, como as figuras de suas telas. Representam pungente e salvadora concepção de vida.

Um pintor gravemente enfermo, sem poder falar ou pintar, ao dizer “estou feliz” significa a compreensão serena de que é feliz quem cumpre, neste mundo, integralmente, a função para a qual veio destinado por misteriosa determinação.


A segunda frase, “não tenho queixas”, representa a resignação verdadeira, a aceitação da vida, da enfermidade, da morte, o que só a maturidade traz: compreensão ampla e generosa das coisas, as boas e más, ofensas, elogios, risos e dores, o sentido de perdão e tudo o que porventura o feriu ou machucou. A dor de saber-se para a morte. A esperança.


A terceira é aparentemente contrária à primeira: “Às vezes choro”. Mas como chora se está feliz e não tem queixas, perguntará alguém dominado por lógica implacável!?...! Choro, diria ele, porque partir é triste. Choro, porque a condição humana é atrelada à vida e aqui somos afeto e esperança.

Era o choro recatado de quem se sabe em partida para o desconhecido e mesmo feliz por haver cumprido sua sina e vontade, despede-se com dor.


Só quem é capaz de ser feliz sente, com saudade antecipada, a dilacerante despedida do mundo que ajudou a fazer melhor.




riototal
 

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Mensagens
5,990
Gostos Recebidos
0
Controlando o stress






CONTROLANDO O STRESS





feliz059-paisagem.jpg





Não seja apressado. Faça as coisas com tranqüilidade, sem movimentos bruscos, prestando atenção a seus atos e palavras.

Faça uma coisa de cada vez.

Fale pausadamente. Não levante a voz desnecessariamente. Não discuta.

Estude ou trabalhe com prazer e dedicação. Não trabalhe nas férias, tão pouco nos fins de semana. O descanso periódico é indispensável.

Não viva competindo. Seja você mesmo. Não se preocupe se os outros são melhores do que você.

Receba crítica com tranqüilidade e até com satisfação. Nunca as considere como um ataque à sua pessoa, mas como uma colaboração a seu desempenho.

Seja sempre positivo, a começar por seus pensamentos.

Viva em harmonia com a sua família.

Cultive as boas amizades.

Cante (mesmo mentalmente) prestando atenção à música ou à letra, para evitar que você divague ou se fixe em pensamentos perturbadores.

Dedique-se a um hobby, de preferência com trabalhos manuais.

Faça exercícios físicos: ginásticas, ioga, jogging, caminhadas.

Pratique algum esporte de sua preferência. Eles deveriam tornar-se uma rotina em sua vida.

Pratique diariamente exercícios de controle de mente, medite e encontre-se com Deus no mais íntimo do seu ser.

Torne-se um bom administrador de sua vida.

Não dependa de outros.

Você é o único responsável por sua saúde física e mental.



riototal
 

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Mensagens
5,990
Gostos Recebidos
0
De um bom diálogo surgem boas soluções






De um bom diálogo surgem boas soluções





feliz041-abraco.gif





Todo ser humano tem alguém com quem ele/ela discorda: marido/esposa, pai/mãe, um filho, o patrão, um funcionário.

É surpreendente que um pai possa entrar no quarto de seu filho adolescente, dar a maior bronca por causa da bagunça no quarto, falar sobre a irresponsabilidade do rapaz, a impossibilidade de encontrar qualquer coisa, o prejuízo à saúde e a falta de consideração com os outros - e esperar que seu filho responda: “Pôxa, pai, nunca pensei nisto antes. Obrigado por me alertar sobre tudo isso. Eu estou positivamente decidido a mudar!”


Quando isto não acontece, o pai raciocina que, na próxima vez, talvez se berrar um pouquinho mais alto a mensagem fará efeito.

(Insanidade é definida como fazer a mesma coisa várias vezes e esperar que apareçam resultados diferentes.)





Os 10 Mandamentos para uma Boa Discussão:



  1. Comece com algo positivo para criar uma atmosfera amigável
  2. Aprecie o ser humano com quem está falando. Ele/ela não é seu inimigo.
  3. Respeite os desejos de seu oponente de fazer a coisa certa. Quando possível, dê-lhe um retorno positivo.
  4. Almeje a paz. Se seu oponente fizer erros ofensivos, não retalhe. Pelo contrário, ajude-o a se recuperar.
  5. Seja “Cabeça Aberta”. Se seu oponente fizer uma boa objeção, admita-o (e desfrute este novo ponto-de-vista).
  6. Não interrompa. Trate os outros da forma que gostaria de ser tratado. A longo prazo, isto lhe poupará tempo.
  7. Não provoque seu oponente, cutucando suas “feridas”.
  8. Demonstre e não grite. Mantenha a discussão no plano intelectual. Não force sua opinião através de gritos.
  9. Dê o exemplo. Não espere que seu oponente siga estas regras. Ensine-o com seu exemplo.
  10. Encerre resumindo o que você tem em comum com seu oponente, o que será um bom começo para a próxima vez.



riototal
 

yz.™

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jul 22, 2008
Mensagens
2,266
Gostos Recebidos
0

[video=youtube_share;jqezHCQKWZ8]http://youtu.be/jqezHCQKWZ8[/video]

Desiderata,uma lição de vida na voz inconfundivél de Rui de Carvalho.
 
Topo