1. #1
    Avatar de mjtc
    Registo
    Feb 2010
    Posts
    9.216

    Padrão Tucker Torpedo - O Carro de Sonho!

    Esta história é interessante para vermos como um país consegue acabar com pessoas brilhantes, falsificando documentos e destruindo grandes projectos. Tudo isso envolvido em interesses financeiros, protegendo poderosos industriais e ajudando-os a continuar vendendo as suas tecnologias ultrapassadas. Impedindo que uma nova tecnologia fosse colocada no mercado, as indústrias da época podiam continuar vendendo seus automóveis sem se preocuparem em alterar suas fábricas e processos de fabricação. Afinal de contas, quem comprasse um automóvel sem os avanços tecnológicos, alguns anos depois iria querer comprar outro de melhor tecnologia. Assim, a indústria venderia automóveis a uma mesma pessoa duas, três ou até mesmo quatro vezes no decorrer de uma década. Quanto mais vezes fossem divididos os avanços tecnológicos, mais automóveis seriam vendidos no total.

    Por ter um projecto totalmente inovador e que poderia abalar o prestígio dos fabricantes de automóveis norte-americanos, circulam rumores de que estas empresas de automóveis americanas com o apoio do próprio governo norte-americano, fizeram uma grande conspiração contra Tucker, com um marketing negativo e agressivo ao industrial com calúnias, processos e fraudes nos seus projectos e balanços que colocaram Tucker como um dos maiores vigaristas do país, como se tivesse enganado accionistas e concessionários, sendo comparado até mesmo a Al Capone, o famoso mafioso.

    Tentaram condenar Tucker com uma pena que poderia variar de 20 a 155 anos de prisão. Mas provando como o país estava sendo injusto com ele, Tucker conseguiu ser absolvido do processo. Mesmo assim a sua fábrica já havia sido fechada pelo poder norte-americano e o seu carro já havia conquistado fama de fraude, o que culminou no fim do seu sonho nos Estados Unidos, em 1949.


    O grande sonho de Tucker era construir um automóvel que fosse seguro, rápido, baixo, comprido e com boa aerodinâmica. Foi assim, que nasceu o projecto Tucker Torpedo: um carro que estava anos à frente da concorrência em matéria de engenharia, velocidade, com estilo futurista, além de ser extremamente seguro.

    Preston Tucker e o seu revolucionário Tucker Torpedo.

    Em 15 anos de projecto, o carro recebeu diversas inovações como o design aerodinâmico desenvolvido pela indústria da aviação, além de apresentar uma segurança muito avançada para a época com cintos de segurança e compartimento deformável dos passageiros. O pára-brisas do Tucker Torpedo também recebeu uma atenção especial: ficava encaixado sobre uma espuma de borracha, fazendo com que ele saltasse para fora do carro em caso de colisão. Este carro também possui um farol central que gira acompanhando a direcção do volante para iluminar nas curvas.


    O belo e potente Tucker Torpedo com um terceiro farol na frente,
    que inclina junto com o volante, para iluminar nas curvas.

    Para se ter ideia de como Tucker se preocupava com a segurança dos passageiros, as maçanetas internas do veículo ficavam para dentro das portas para evitar que seus ocupantes se machucassem em caso de acidente. O interior do carro era todo acolchoado, inclusive o painel; e o retrovisor interno, era de plástico flexível.

    Tucker Torpedo também tinha um sistema de suspensão independente, freios a disco nas quatro rodas e era um carro com motor de 6 cilindros horizontais de 5,8 litro (9,6 litros na primeira versão), o mesmo usado no helicóptero Bell, dotado de uma potência de 150 cv, capaz de atingir uma velocidade: 190 km/h. Os cilindros do Torpedo, em 1947, já eram alimentados por injecção de gasolina! Enfim, o Tucker Torpedo seria o carro dos sonhos de todos os americanos, por um preço que grande parte deles poderia pagar: apenas 2450 dólares.




    Após a divulgação do seu projecto, Preston Tucker conseguiu encomendas de 300 mil unidades de pessoas que queriam possuir o "carro dos sonhos". Com isto, conseguiu atrair 28 milhões de dólares através do mercado de acções dos Estados Unidos para iniciar o seu projecto, que foi colocado em prática numa antiga fábrica de aviões alugada em Chicago, onde chegaram a ser construídas algumas unidades do carro.

    Apenas 51 unidades do Tucker Torpedo chegaram a ser construídas. Destas, 47 unidades ainda existem com coleccionadores.
    Infelizmente, o mundo perdeu, na década de 40, uma revolução automobilística que ocorreria com o Tucker Torpedo, um carro que, nos testes realizados na pista oval de Indianapolis, entrava nas curvas a 170 km/h e atingia cerca de 190 km/h nas rectas. Também fazia de 0 a 100 km/h em apenas 10 segundos, impressionante para a época. Actualmente, são vendidas réplicas do Tucker nos EUA por cerca de 150 mil dólares.

    Em 1949, o lendário Tucker Torpedo atingia uma velocidade:
    190 km/h e fazia de 0 a 100 km/h em apenas 10 segundos.

    Para se ter ideia de como os avanços tecnológicos criados por Tucker ficaram parados no tempo, somente agora, mais de meio século depois, a Mercedes-Benz resolveu relançar a ideia de Tucker nos seus carros, instalando faróis que viram com o volante do veículo, para iluminar melhor as curvas.
    Última edição por mjtc; 21-09-2014 às 21:38.

Tópicos Similares

  1. Respostas: 0
    Último Post: 21-04-2010, 12:11
  2. Unlooper Tucker modified
    Por Pato Bravo no fórum Esquemas PCB de programadores / Unloopers
    Respostas: 0
    Último Post: 28-01-2007, 01:07

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  

Conectar

Conectar