• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Alterar bootloader tomtom

Karls.Worm

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 13, 2009
Mensagens
20
Gostos Recebidos
0
Vivam amigos ,
já alguem leu alguma coisa sobre alterar os boots dos GPS TT ?
Anda por ai uma aplicação com o nome de DSA alguem já ouviu falar ?

podem descarregar aqui os boots
http://turbobit.net/twsn94aa3m05.html


v7 e v8
Bootloader_v8.jpg


v9

Bootloader_v9.jpg
 

Vagueira

GF Ouro
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
905
Gostos Recebidos
0
De DSA eu não sei nada, mas que é fácil mudar o boot isso sei que é .
1 abraço
 

aulavon

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 28, 2011
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
Alguém me pode explicar o que são os "bootloader tomtom" e para que servem, é que disso eu não percebo nada.
 

pancadas

GF Ouro
Entrou
Out 2, 2006
Mensagens
5,098
Gostos Recebidos
1
Tens aqui uma boa explicação, tradução goole translate
Bootloader - OpenTom

bootloader


um programa gerenciador de inicialização é o arranque inicial do dispositivo, e executa funções, tais como:

Inicializa controladores de memória, SD controlador, etc
Implementa o modo USB dispositivo de armazenamento quando conectado ao computador
Cargas ttsystem na memória de armazenamento (sdcard, flash interna ou hdd dependendo do modelo) e dá execução ao kernel do Linux

De forma semelhante às encontradas em máquinas de BIOS de PC, mas implementação diferente.

O carregador de boot é armazenada em um sistema separado boot loader flash, independente do resto do sistema
melhoramento

Atualizando bootloader TomTom é tão simples quanto perigoso. O arquivo "sistema" basicamente contém o código de boot loader. Durante a inicialização, o gerenciador de inicialização ativo verificar a presença de um "sistema" do arquivo na memória (MMC ou SD ou na memória interna) e, se ele existe e é mais recente do que o instalado, atualizar-se. Se nenhum "sistema" arquivo for encontrado, o bootloader continuar a seqüência de inicialização normalmente.

TomTom HOME atualiza automaticamente o carregador de boot, se necessário ao atualizar o software NavCore.

MUITO IMPORTANTE: Note que não é possível fazer downgrade da TomTom carregador de boot. E se o bootloader piscou o dispositivo não funcionará permanentemente qui ser emparedada. Então, ter muito cuidado com as atualizações do bootloader manuais ou quando experimentando com cross-piscar de lançamentos NavCore
Mostrar bootloader versão
Atençao
Se você tem um TomTom com o número de versão boot loader 1,0100 ou 1,0200 nunca deve alterar o bootloder se nao o gps fica sempre a reiniciar.
Se por acaso tiverem esse problema com tomtom com este bootloder digam que existe solução para os porem a rolar novamente
 
Última edição:

emcg

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
50
Gostos Recebidos
0
Duvida:

Coloquei o mapa 895_444 na raiz do pna juntamente com o activador e activei o navcore (original) e o mapa novo.
Deixei o mapa velho
Fiz o arranque e precebi-me que demorou muito a iniciar na primeira. Mas iniciou.
Depois com passar do tempo cada vez estava pior, ora ligava ora reiniciava.....estava muito instavel
Apaguei o mapa velho mas continuava na mesma.
Neste momento liga mas pára no inicio com o fundo a dizer tomtom starter

Já formatei.....instalei tudo pela Home da tomtom.....continua igual..não passa daqui !

Estou á rasca !



Tenho aqui uma duvida;
o Numero da boot loader do pna é diferente desta que está na pasta Tom Tom-Cfg
.....
Pasta =5.5274 / Pna =S5.5274
No PNA tem um "s" antes do numero
........

Será que posso reinstalar a bootloader 5.5274 com a ferramenta DSA?

Obrigado
 

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
Duvida:

Coloquei o mapa 895_444 na raiz do pna juntamente com o activador e activei o navcore (original) e o mapa novo.
Deixei o mapa velho
Fiz o arranque e precebi-me que demorou muito a iniciar na primeira. Mas iniciou.
Depois com passar do tempo cada vez estava pior, ora ligava ora reiniciava.....estava muito instavel
Apaguei o mapa velho mas continuava na mesma.
Neste momento liga mas pára no inicio com o fundo a dizer tomtom starter

Já formatei.....instalei tudo pela Home da tomtom.....continua igual..não passa daqui !

Estou á rasca !



Tenho aqui uma duvida;
o Numero da boot loader do pna é diferente desta que está na pasta Tom Tom-Cfg
.....
Pasta =5.5274 / Pna =S5.5274
No PNA tem um "s" antes do numero
........

Será que posso reinstalar a bootloader 5.5274 com a ferramenta DSA?

Obrigado

por aquilo que dizes há ai uma "incompatibilidade " no boot loader já que este é o gerenciador do arranque/inicialização da máquina [ entre outras coisas mais ]
sim , podes actualizar o boot loader MAS vê se o navcore está a funcionar correctamente porque senão, vais ter novos problemas
espera pela conclusão da actualização [ vai aparecer a inf. que ...foi instalado com êxito ]
durante a instalação não mexas em nada do equipamento nem, interrompas o processo, vê se a bateria está carregada
depois disto já poderás instalar outro navcore e/ou mapas , o que entenderes
 
Última edição:

emcg

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
50
Gostos Recebidos
0
Bom dia amigo billshcot,

Pois eu também achei muito estranho ter números diferentes de bootloader entre a pasta e o pna.
Agora vou fazer assim:
- formatar o pna em fat32
- ligar o pna á Home da tomtom e actualizar tudo de novo
- depois vou correr a ferramenta DSA para tentar reparar a bootloader

Agora preciso de ajuda para correr a DSA pois não sei como fazer

Podes dar uma ajuda ?

- já tenho a DSA de setembro e a bootloader 5.5274

Obrigado
 

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
Bom dia amigo billshcot,

Pois eu também achei muito estranho ter números diferentes de bootloader entre a pasta e o pna.
Agora vou fazer assim:
- formatar o pna em fat32
- ligar o pna á Home da tomtom e actualizar tudo de novo
- depois vou correr a ferramenta DSA para tentar reparar a bootloader

Agora preciso de ajuda para correr a DSA pois não sei como fazer

Podes dar uma ajuda ?

- já tenho a DSA de setembro e a bootloader 5.5274

Obrigado

sobre esse soft. não sei dizer-te nada, porque não o conheço :shy_4_02:
 

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
Bom dia amigo billshcot,

Pois eu também achei muito estranho ter números diferentes de bootloader entre a pasta e o pna.
Agora vou fazer assim:
- formatar o pna em fat32
- ligar o pna á Home da tomtom e actualizar tudo de novo
- depois vou correr a ferramenta DSA para tentar reparar a bootloader

Agora preciso de ajuda para correr a DSA pois não sei como fazer

Podes dar uma ajuda ?

- já tenho a DSA de setembro e a bootloader 5.5274

Obrigado

dá uma vista de olhos a este tutorial - DSA8310 24 - versão última : 24 Setembro 2012 [ traduzido ] :

A ferramenta de download e executar o instalador, em caso de dúvida, execute como administrador!
Verifique se que seu PC está atualizado com Java.

Inicie a ferramenta.
No canto superior direito, você vê a seção do CAB, onde você seleciona o Navcore de sua escolha.
Esteja ciente de que não Navcores todas oferecem todos os recursos que você pode procurar - isto vai especialmente para o modelo low-end Navcores e Navcores para dispositivos "simples".

Faz sentido para se informar sobre as características de um Navcore antes de testá-lo.
Selecione a cabine de sua escolha.
Embaixo do youhave do menu para selecionar as emulações disponíveis.
Você pode selecionar nenhum, que dão todas as emulações possíveis para seu combo de dispositivo/NC ou
Selecione a emulação (s) que você precisa.
Seleções múltiplas são possíveis segurando a tecla CTRL.

Novamente faz sentido para saber o que você realmente precisa de emulação e o que funciona no seu dispositivo.
Exemplo: Selecionando o Navcore caminhão e tentar usá-lo em emulação de piloto em uma XL seria uma escolha muito ruim. Ao usar o 9.004 em 20 X, X 30, 40 ou 50 emulação de um Go720 faz sentido.

O botão para remendar DLL/PND pode ser usado para corrigir Home.
Abaixo lá você encontrará a seleção bootloader - isto só é necessário em casos extremos e deve ser deixado sozinho. Se você tiver um problema com sua transferência USB como taxas de transferência muito lenta ou parando pode ser causado por um bootloader incompatível.
Se você acha que tem esse problema você pode pedir neste tópico para obter instruções adicionais.

Tickboxes:
K50: usado para incorporar o Kernel do 9.205 um Navcore V8, usado para obter o Navcore caminhão trabalhando em um 50 X dispositivo.

MB: útil apenas para Navcores V8. Ele cria um "swapfile" que economiza muita memória ram, tornando possível usar LoquendoTT em dispositivos de 32 mb e desempenho geral improove. Um um v3 com o atual 8.398 eu era capaz de obter 8 mb de ram livre com o trabalho de computervoices e uma rota activa de mais de 1000km. Nenhuma outra ferramenta pode fazê-lo neste bom!
CF: usado para X 10 dispositivos se o HDD embutido é substituído por um CFcard com adaptador.
Tickbox junto à seção BL ativa a janela de log onde é possível o que acontece depois que você pressionar "patch".

O botão Tomtom é usado para localizar um SD/dispositivos em branco para a instalação.

Para instalar um novo Nacore usando a ferramenta é melhor seguir alguns conselhos:
Faça um backup completo usando o Windows Explorer - Home não é capaz de criar um backup completo!

Exclua todas as pastas de arquivos, exceto estes:
ttgo
vozes
LoquendoTTS (se existentes)
regimes de
ephem
Pasta do mapa
Pastas pessoais - como MP3 e assim por diante

Inicie a ferramenta se nt já em execução.
Selecione o Navcore de sua escolha.
Marcar as emulações que você precisa - auto sempre começa o dispositivo na emulação significada para ele.
Marque as caixas que você precisa.
Se seu dispositivo não estiver já selecionado, fazê-lo usando o botão Tomtom.
Marque a caixa ao lado a seção BL.
Bateu o patch e aguarde finlandês.
Quando a instalação estiver concluída, você pode querer excluir o bootloader arquivo sistema na raiz do dispositivo para evitar instalar um bootloader unsuite.

Após o início, você vai encontrar novo itens de menu relacionados com o Navcore DSA, eles estão falando para se eu acho.
"Pele Cooser" no menu seleciona a emulação, o ID de dispositivo interno do modelo é usado para os números.
Você deve concluir a calibração corretamente!
Selecionando a UEM: use as setas quando feitas doubleclick no centro da tela.

Problemas conhecidos:
Às vezes uma emulação selecionada faz com que os dispositivos pendurar ou não para não começar a todos.
Maneira mais fácil de corrigir é re-instalar e não selecionar a emulação problemática para a instalação.
Se seu dispositivo é muito lento e inresponsive primeiro verificar o POI - ter ativa um monte pois no visor do mapa retarda mesmo 65 mb dispositivos até um rastreamento.

Remover itens de menu indesejados:
Utilize o botão de ocultar ou excluir os arquivos. cap correspondente na pasta "sdkregistry".
O primeiro início pode levar alguns minutos, mas se o seu dispositivo ainda "trava" depois de 5 você deve fazer um hard reset e tente novamente. Se não é melhor a escolhidas Navcore/emulação não é adequada para o seu dispositivo!
 
Última edição:
Topo