• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

7.681 Km com 1 watt nos 28MHz

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Mensagens
7,803
Gostos Recebidos
28
Aqui está um belo exemplo.

Do momento em que exista boa propagação, a potência não necessita ser muito alta para se dar volta ao mundo.

Vejam lá este vídeo de um contacto nos 10 metros com apenas 1 watt.


[video=youtube;5XPxIiHDWuU]http://www.youtube.com/watch?v=5XPxIiHDWuU[/video]
 

nunovmsousa

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 26, 2007
Mensagens
46
Gostos Recebidos
0
Acontece às vezes e é espectacular...

Em 1984 estive 1h20 à conversa com um indonésio nos 27MHz com sinais sempre variando entre 5 e 9+ com um equipamento com 8W de saída e uma antena 1/4 denominada comummente "passo-em-frente", desde São Martinho do Porto. Deu-me um gozo tremendo...
 

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Mensagens
7,803
Gostos Recebidos
28
nuno , vocês no litoral ainda têm maior facilidade de conseguir este tipo de contactos. Eu por cá tenho mais sorte para o continente Americano.

Já agora está lembrado da altura do dia que foi?

Indonésio, suponho que tenha sido da parte da manhã!?
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Já reparei que gostam de comunicações, aconselho a fazerem exame de radioamador que para voces não deve ser dificil, e quase em todos os dias na banda de 20 metros se consegue fazer o mundo inteiro
 

nunovmsousa

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 26, 2007
Mensagens
46
Gostos Recebidos
0
Eu sou radioamador desde os 20 anos... Mas fiz muito CB antes, sobretudo em São Martinho do Porto, em casa dos meus avós, pois a casa estava isolada e não interferia com TVs... Confirmei 107 países nos 11m! Contactei 115 países!!! Era um desafio... Ainda guardo esse equipamento!
Em 1983, andava no 9º ano e tinha um colega de turma que também tinha um CB. De noite, quando acabava a TV, transmitia-mos um para o outro em RTTY utilizando os CBs ligados a uns PCs ZX-Spectrum 48k... Não creio que tenhamos sido pioneiros em coisa alguma, mas era-mos uns garotos muito inventivos!
Esse meu colega fez-se amador ainda antes de mim, mas há uns 15 anos foi para a Alemanha e acho que deixou caducar o indicativo. O pai dele havia sido radiotelegrafista na tropa e treinou-nos no indispensável CW para podermos obter a classe A no início dos anos 90.

Quanto ao contacto com o indonésio, tenho-o bem presente sem ser necessário ir procurar a QSL em casa dos meus pais: foi nas férias da Páscoa, cerca das 11 da manhã.
Ao fim de 1h20 a falar inglês o tipo despediu-se em português!!! Questionei-o e disse-me que tinha servido em Timor. Coronel do Exército durante a 2ª invasão...!!!

Actualmente faço muito pouco rádio, sobretudo 6m no verão... Perdi aquela pica de fazer contactos de meio minuto!
Mas por vezes escuto o pessoal tuga nos 40 e nos 80 e gosto sempre de dar uma espreitadinha aos 18m.
 

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Mensagens
7,803
Gostos Recebidos
28
Já reparei que gostam de comunicações, aconselho a fazerem exame de radioamador que para voces não deve ser dificil, e quase em todos os dias na banda de 20 metros se consegue fazer o mundo inteiro


Já ponderei isso amigo pincas, mas com todas as burocracias impostas pela ANACON, não tenho disposição para ir fazer o exame de radiomador.

Enquanto isso, vou andando pelos 27Mhz e diga-se de passagem... Bons momentos por lá tenho passado.
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Já ponderei isso amigo pincas, mas com todas as burocracias impostas pela ANACON, não tenho disposição para ir fazer o exame de radiomador.

Enquanto isso, vou andando pelos 27Mhz e diga-se de passagem... Bons momentos por lá tenho passado.

Tens toda a razão, principalmente esse 2 anos de espera é inpensável isso ser assim, mas olha os o exame não é dificil e o nem muito caro e o tempo tambem vai passando
 
Topo