• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Televisão (TDT) em moradia no Alentejo

ptmasters

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 16, 2012
Mensagens
8
Gostos Recebidos
0
Boas

Sou novo aqui no forum e vou acompanhando algumas das questões que aqui vão colocando. Chegou agora no entanto a minha vez de estar a enfrentar alguns "problemas".

Acabei recentemente de concluir uma moradia no Alentejo, onde ainda não coloquei antena, pois antes de o fazer, pretendo ler as vossas opiniões em vez de ir gastar para cima duma centena de euros para... ver televisão.

O projecto da casa é de 2009 e segue (supostamente) as normas do ITED. A parte chata, é não conseguir ainda ligar uma televisão.

Hoje experimentei com uma antena indoor da Konig (ANTENA TDT INTERIOR AMPLIFICADA 22DB KONIG ANTENA TDT INTERIOR AMPLIFICADA 22DB KONIG - Tdaudio.com.pt ), tendo colocado-a à janela a escassos metros do local onde deverá vir a ser colocada a antena exterior. A TV, uma Samsung com sintonizador DTV incorporado.

A antena "tentei" direcciona-la para Santiago do Cacém, um dos emissores possíveis (o outro é Beja). Contudo, após lançar o "plug & play" da TV para sintonizar canais, o resultado foi...: 0 canais encontrados.

Dentro de casa, tenho uma caixa / bastidor para todas as tomadas de TV de casa, como poderão ver na imagem abaixo:
20120815_183810.jpg

Para já, o que estou a pensar que necessito é:

1. uma antena exterior relativamente potente
2. um amplificador de mastro

O cabo da antena ao amplificador, do amplificador à caixa da imagem em anexo, deverá ser suficiente em teoria para levar TV a todas as divisões, correcto?

O que me preocupa é não ter conseguido apanhar qualquer canal com a antena interior (à janela).

O que recomendam nesta situação?

Obrigado
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Eu recomendo procurares um técnico (não um "jeitoso" ou um "pendurador de antenas") porque, para além do local poder não ter boa cobertura, uma instalação com ITED requer alguns conhecimentos sobre aquilo que se está a fazer.

DX2
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Acho que já começaste a gastar dinheiro desnecessáriamente, e por conseguinte aconselho-te a contactar alguem que perceba do assunto e com equipamentos de mediçao de sinal
 

ptmasters

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 16, 2012
Mensagens
8
Gostos Recebidos
0
Eu recomendo procurares um técnico (não um "jeitoso" ou um "pendurador de antenas") porque, para além do local poder não ter boa cobertura, uma instalação com ITED requer alguns conhecimentos sobre aquilo que se está a fazer.

DX2

Boas,

Antes de mais, obrigado pela resposta. De facto, o que estou a pensar é "chatear" um qualquer individuo da PT("Blue Store"...) e lá ir ver aquilo, com o mínimo custo possível (próximo de 0....) conjuntamente com reclamação junto da ANACOM se for caso disso.

Algo que para já me estou a recusar, é aderar a qualquer MEO / ZON. Apenas pretendo ter os 4 (+1) canais gratuitamente.

A instalação ITED foi considerada porque a legislação assim o obriga na construção de moradias (e prédios), que tanto quanto sei, agora até já é diferente.

No fundo, procuro saber um pouco mais do assunto e aquilo que tenho, porque não estou para dar 135 € (que foi o que me pediram) para irem lá colocar TV!!!

Depois ainda se diz que por cada TV por divisão que queira colocar, preciso de ter um Kit igual, o que sinceramente não estou para aí virado.

Já que fui obrigado por legislação a fazer aquelas instalações todas (a Câmara assim o obrigava), era mais o que faltava não servir para nada!!! No fundo, até estou disposto a gastar "alguma" coisa na recepção do sinal, mas a distribuição tem de ser feito pelo que existe dentro de casa...

Daí quando coloquei a questão, em termos de equipamentos, já era com a intenção de saber o que anda de mais fiável e recomendável por quem tem a experiência de utilização.

Abraço
 

ptmasters

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 16, 2012
Mensagens
8
Gostos Recebidos
0
Acho que já começaste a gastar dinheiro desnecessáriamente, e por conseguinte aconselho-te a contactar alguem que perceba do assunto e com equipamentos de mediçao de sinal

Boas,

Para já o que gastei, foi o que me "obrigaram" em obra e com a legislação em vigor, à data dos projectos :). A antena que levei para experimentar, foi emprestada. Mas exactamente por achar que a instalação que por lá anda à qual fui obrigado, não terá sido barata, e porque não sou de modas (ao contrário do país), já que lá tenho, quero ver para o que serve!

Tks
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Ninguém está a pôr a instalação em causa, tanto que com apenas 7 tomadas (a 8ª é a que deve estar ao pé da ZAP da sala e que geralmente não é utilizada) não deve ser grande dor de cabeça e não é preciso mexer em nada. Ela serve perfeitamente.
A nossa preocupação, como técnicos, é precisamente tentar evitar que vás gastar dinheiro com experiências a tentar instalar tu a antena (e o resto que eventualmente possa vir a ser preciso), e depois acabes por gastar mais do que seria necessário para pôr as coisas em condições. Isto, claro, falando sem conhecer o sítio in loco. Até pode haver aí bom sinal.
O facto de não conseguires captar nada com uma antena interior não quer dizer que a zona não tenha cobertura mas, a não ser que a pessoa more perto dum emissor, eu não aconselho a fazer auto-instalação. Por muitas ajudas que possamos aqui dar, tudo vai depender das informações que só um medidor pode fornecer e isso não pode ser feito à distância, como é óbvio.
Se nos disseres mais ou menos a tua localização talvez haja aqui alguém que conheça a zona e te possa dar um melhor feedback sobre a cobertura local.

DX2
 
Última edição:

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Não sei o que tens instado no ited mas 135 euros pode ser um preço justo por esse trabalho, não andes a procurar as árvores das patacas porque cada coisa tem o seu valor.
Quanto á opinião dos técnicos que referiste eu não aconselho, concertesa aí na tua zona, como em qualquer outra, deve existir bons tecnicos mas tambem existe os maus
 

ptmasters

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 16, 2012
Mensagens
8
Gostos Recebidos
0
Ninguém está a pôr a instalação em causa, tanto que com apenas 7 tomadas (a 8ª é a que deve estar ao pé da ZAP da sala e que geralmente não é utilizada) não deve ser grande dor de cabeça e não é preciso mexer em nada. Ela serve perfeitamente.
A nossa preocupação, como técnicos, é precisamente tentar evitar que vás gastar dinheiro com experiências a tentar instalar tu a antena (e o resto que eventualmente possa vir a ser preciso), e depois acabes por gastar mais do que seria necessário para pôr as coisas em condições. Isto, claro, falando sem conhecer o sítio in loco. Até pode haver aí bom sinal.
O facto de não conseguires captar nada com uma antena interior não quer dizer que a zona não tenha cobertura mas, a não ser que a pessoa more perto dum emissor, eu não aconselho a fazer auto-instalação. Por muitas ajudas que possamos aqui dar, tudo vai depender das informações que só um medidor pode fornecer e isso não pode ser feito à distância, como é óbvio.
Se nos disseres mais ou menos a tua localização talvez haja aqui alguém que conheça a zona e te possa dar um melhor feedback sobre a cobertura local.

DX2

Boas,

Então estamos em plena sintonia.

Daí não ter comprado nada e estar à procura junto de diversos intervenientes (inclusive ANACOM, já falei com eles ao final da manhã), para ter mais ou menos noção do que necessito, ver os preços de mercado e saber se aquilo que me estão a oferecer por determinado valor, é justo ou não.


A localização em causa fica perto da Aldeia de São Domingos, Concelho de Santiago do Cacém.
As coordenadas GPS mais ou menos são: 37º, 55'06.77'' N e 8º32'36.02'' W

Abraço
 

ptmasters

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 16, 2012
Mensagens
8
Gostos Recebidos
0
Não sei o que tens instado no ited mas 135 euros pode ser um preço justo por esse trabalho, não andes a procurar as árvores das patacas porque cada coisa tem o seu valor.
Quanto á opinião dos técnicos que referiste eu não aconselho, concertesa aí na tua zona, como em qualquer outra, deve existir bons tecnicos mas tambem existe os maus

Boas,

Até pode ser justo, mas à 7 meses não era necessário, e depois é "quase" inconcebível e inqualificável que com tanta norma e lei para se ter uma casa com a 8º maravilha do mundo em termos de infra-estrutura de comunicações (passe o exagero) e o correspondente custo, no fim ainda tenha de pagar algo mais para ter televisão "basic"!!
:D

A única coisa que procuro neste momento, e porque para o bem ou para o mal sei que há algo que vou ter de pagar sempre, é pelo menos quando falar com algum técnico para ir fazer o serviço, me aperceba que não estou a falar com um artista qualquer e que o valor que está a cobrar é de facto justo.

Abraço
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Essa de há 4 meses não era necessario não estou a entender. Para ver tv tens que ter uma antena para receber o sinal, algo que transporte o mesmo atá áo equipamento receptor, e ainda algo para decodificar o sinal e apresentar a imagem e som. É assim em qualquer parte do mundo
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
(...) e depois é "quase" inconcebível e inqualificável que com tanta norma e lei para se ter uma casa com a 8º maravilha do mundo em termos de infra-estrutura de comunicações (passe o exagero) e o correspondente custo, no fim ainda tenha de pagar algo mais para ter televisão "basic"!!
A não ser que a instalação da antena estivesse contemplada no contrato da construção, terias sempre que gastar mais algum dinheiro para a fazer, mas isso nada tem a ver com o facto da habitação ter que ter um projecto ITED que, e aí concordo contigo, é um exagero a nível de custos e a maior parte das vezes não serve nem para TV, nem para IPTV, nem para satélite, nem para retorno de RF e nem para internet. A única coisa para a qual a ITED serve sempre é para as redes de cabo (e é fácil perceber porquê...).
Mas não desesperes. Se o sinal da TDT for razoável aí, não é preciso mexer em nada no ATI. É pena ser um bocado longe, senão até te fazia eu a instalação.

DX2
 
Última edição:

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Já aqui falamos sobre o ited, de facto tem muitas incorreçoes e está mal pensado, mas se o electrecista deixar tubos largos no minimo de 25mm o tecnico que fizer o serviço coloca internet, tv, satelite, cabo, retorno do sinal e outras modernices que ainda poderao vir, agora se o eletrecista poupou nos tubos e outras coisas, entao temos o caldo entornado
 
Última edição:

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Excelente tópico ,bem dito espírito de partilha ,parabens a todos os intervenientes ,continuem ,eu nâo intervenho porque nâo pesco nestum disto
Abraço
 

ptmasters

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 16, 2012
Mensagens
8
Gostos Recebidos
0
Boas,

Apenas para vos fazer um update.

Resultado da conversa com ANACOM + PT e afins, consegui arranjar um técnico para ir lá a casa fazer um relatório para aferir:

1. Cobertura TDT
2. qualidade do sinal
3. intensidade do sinal
4. análise da infra-estrutura do edificio
5. elaboração de relatório das características dos equipamentos que necessitarei (antena, amplificador,...)

Abraço
 

ptmasters

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 16, 2012
Mensagens
8
Gostos Recebidos
0
Boas,

Apenas para esclarecer aquilo que pode ter ficado como mau entendido.

Naturalmente, que conto que tenho de gastar na antena (seja TDT ou fosse analógica).
Como "extra", lá aceito que possa ter de haver amplificador (pois também não seria garantido que em analógico a qualidade do sinal fosse boa)

O que classifiquei de inqualificável / inconcebível, é a probabilidade (ou não) de ter que gastar para dentro de casa, seja o que for, para poder levar televisão seja a qual for a divisão da casa. E isto, foi o que me referia que à 8 meses não seria necessário, já dando de desconto que qualquer TV em causa terá o descodificador DTV interno, depois de tanta norma e projecto técnico acerca de infra-estruturas de comunicações, e isso não estar salvaguardado!

Acho que já deu para perceber onde nos leva gastar dinheiro à toa, e isto é mais um exemplo, já para não falar de todas as outras normas totalmente desproporcionadas para o país em que vivemos e até para as necessidades que temos.

Abraço
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
O que classifiquei de inqualificável / inconcebível, é a probabilidade (ou não) de ter que gastar para dentro de casa, seja o que for, para poder levar televisão seja a qual for a divisão da casa. E isto, foi o que me referia que à 8 meses não seria necessário, já dando de desconto que qualquer TV em causa terá o descodificador DTV interno, depois de tanta norma e projecto técnico acerca de infra-estruturas de comunicações, e isso não estar salvaguardado!
Agora sou eu que não percebo. Se as tomadas vão ficar, em princípio, todas ligadas, porque é que não podes levar televisão para qualquer divisão da casa? O que é que não ficou salvaguardado?

DX2
 

ptmasters

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 16, 2012
Mensagens
8
Gostos Recebidos
0
Agora sou eu que não percebo. Se as tomadas vão ficar, em princípio, todas ligadas, porque é que não podes levar televisão para qualquer divisão da casa? O que é que não ficou salvaguardado?

DX2

Porque o primeiro "artista" que foi lá a casa para colocar a antena (o tal dos 135 €) quando os meus pais lá estavam, começou a dizer que "aquilo" (toda a parte do ITED) já não servia para nada, e que para cada divisão / TV teria de comprar uma "box", ao que eu disse aos meus pais então, para lhe transmitir que ninguém instala nada até eu perceber o que lá está e o que é preciso, porque cheirava-me a maluquice...

Abraço
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Neste post, quanto mais leio, mais confuso fico
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Porque o primeiro "artista" que foi lá a casa para colocar a antena (o tal dos 135 €) quando os meus pais lá estavam, começou a dizer que "aquilo" (toda a parte do ITED) já não servia para nada, e que para cada divisão / TV teria de comprar uma "box", ao que eu disse aos meus pais então, para lhe transmitir que ninguém instala nada até eu perceber o que lá está e o que é preciso, porque cheirava-me a maluquice...

Abraço
Ele há com cada um...
Fizeste bem em não mandar fazer nada a esse gajo porque, para dizer alarvidades como essa, é porque não percebe nada do assunto.

O ATI é sempre preciso, quanto mais não seja porque toda a distribuição de TV está centralizada lá. Agora se fica como está ou não, só um técnico a sério pode dizer, mediante o sinal disponível para distribuir.
As normas ITED podem ter muitas "burrices", em termos de regras de distribuição de sinais de televisão, mas ainda assim a sua obrigatoriedade veio trazer mais benefícios do que desvantagens para o utilizador.

DX2
 
Topo