• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

10 manobras para ficar sem a carta de condução

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
Vou recordar algumas [ 10 ] das infracções mais comuns e que levam à cassação da carta de condução.

Muitas das infracções que lhes vou falar, já são tão normais, porque acontecem com muita naturalidade. Para além de lhe dizer quais são as contra-ordenações graves e muito graves, também lhes vou fornecer os valores a pagar por cada infracção.

Assim divido já as Contra-Ordenações em, Graves e Muito Graves.

Nas contra-ordenações muito graves temos :

1. Excesso de Velocidade - a coima prevista para esta contra-ordenação muito grave será de um valor mínimo 300€ e um máximo de 1500€.

2. Não parar no sinal de semáforo vermelho - a coima prevista para esta contra-ordenação muito grave é de um valor mínimo 500€ e um valor máximo de 2500€.

3. Conduzir sob a efeito do álcool - a coima prevista para esta contra-ordenação muito grave é de um valor mínimo 250€ e um valor máximo de 2500€

4. Pisar uma linha contínua - a coima prevista para esta contra-ordenação muito grave é de um valor mínimo 120€ e um valor máximo de 600€.

5. Não para num sinal de STOP - a cima prevista para esta contra-ordenação muito grave é de um valor mínimo 120€ e um valor máximo de 600€.

Para as contra-ordenações graves temos :

6. Não para na passadeira para piões - a coima prevista para esta contra-ordenação grave é de 120€.

7. Transportar crianças sem sistemas de retenção homologados - a coima prevista para esta contra-ordenação grave é de um valor mínimo 120€ e um valor máximo de 600€.

8. Usar telemovel a conduzir - a coima prevista para esta contra-ordenação grave é de um valor mínimo 120€ e um valor máximo de 600€.

9. Parar ou estacionar na auto-estrada ou via equiparada - a coima prevista para esta contra-ordenação grave é de um valor mínimo 120€ e um valor máximo de 600€

10. Não ter seguro obrigatório - a coima prevista para esta contra-ordenação grave é de um valor mínimo 500€ e um valor máximo de 2500€.

Contudo há aqui algo mais a explicar, pois temos a inibição de condução e a cassação da carta de condução.

Assim , temos inibição de condução sempre que um condutor cometa uma contra-ordenação grave e muito grave.
A inibição aplicada a um condutor que cometa uma contra-ordenação grave poderá ficar inibido entre 1 mês até 12 meses, o condutor que comete uma contra-ordenação muito grave fica inibido de conduzir entre 2 meses e 24 meses.
 

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Muito bem deves ser agente de autoridade suponho, mesmo assim devo dizer que nem sempre nas contra-ordenações muito graves temos a carta presa, pessolamente e infelizmente fui apanhado a 90kms num local onde podia apenas circular a 50 ou 60 e passaram-me uma coima de 300€ que me deixou a tremer mas quanto à carta nada a assinalar.
cumprimentos


Mas é sempre bom saber pois são infrações que todos vamos cometendo no dia a dia, a sorte por vezes é escapar
 

maradona2

GF Prata
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
369
Gostos Recebidos
0
Parar ou estacionar na auto-estrada ou via equiparada - a coima prevista para esta contra-ordenação grave é de um valor mínimo 120€ e um valor máximo de 600€
nesta se tens um furo ou problemas com o carro como fazes nao podes parar metes fogo ao carro lolol
 

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
Muito bem deves ser agente de autoridade suponho, mesmo assim devo dizer que nem sempre nas contra-ordenações muito graves temos a carta presa, pessolamente e infelizmente fui apanhado a 90kms num local onde podia apenas circular a 50 ou 60 e passaram-me uma coima de 300€ que me deixou a tremer mas quanto à carta nada a assinalar.
cumprimentos


Mas é sempre bom saber pois são infrações que todos vamos cometendo no dia a dia, a sorte por vezes é escapar

usaram de benevolência !
 

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
Parar ou estacionar na auto-estrada ou via equiparada - a coima prevista para esta contra-ordenação grave é de um valor mínimo 120€ e um valor máximo de 600€
nesta se tens um furo ou problemas com o carro como fazes nao podes parar metes fogo ao carro lolol

todas as paragem imprevistas [ forçadas ] nas AE , tais como as motivadas por avaria, por ex. não geram processo contra-ordenacional, como é óbvio
 

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156

Não creio, essa é uma competencia do juiz e tem a ver com o historial do condutor

obviamente que tem a ver com o historial do condutor, para isso há o RIC , geralmente nas muito graves quando da 1ª. vez é reduzido para metade a inibição de conduzir , por vezes mesmo sem recurso do condutor , mas também depende da gravidade da infracção [ local e modo ]
 

boogieman

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2013
Mensagens
11
Gostos Recebidos
0
Pisei uma linha continua e a policia municipal passou-me multa de 50€!! apenas por pisar para me desviar de uma lomba!!pisei apenas com um pneu, nada de ultrapassagens! e ainda me arrisco a ficar sem carta.... ;(
 

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,471
Gostos Recebidos
9
Pisei uma linha continua e a policia municipal passou-me multa de 50€!! apenas por pisar para me desviar de uma lomba!!pisei apenas com um pneu, nada de ultrapassagens! e ainda me arrisco a ficar sem carta.... ;(

Só tens de pagar... contra factos não há argumentos.:Hee:

P.S.: Contra a autoridade da Polícia Municipal, nada a fazer.
 

boogieman

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2013
Mensagens
11
Gostos Recebidos
0
Caça à multa é o que é! Mas ainda se fossem só os 50€... a questão é ficar sem carta por me desviar de uma lomba e ter pisado a linha! Nem passei "para o outro lado da faixa" FDP
 

yz.™

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jul 22, 2008
Mensagens
2,266
Gostos Recebidos
0
Pisei uma linha continua e a policia municipal passou-me multa de 50€!! apenas por pisar para me desviar de uma lomba!!pisei apenas com um pneu, nada de ultrapassagens! e ainda me arrisco a ficar sem carta.... ;(
Poi...a sorte é escapar!

Eu penso que o principal motivo para as constantes alterações ao código da estrada é angariação de utentes para as autoestradas e fundos para as autoridades fiscalizadoras.
Se não vejam: Um ciclista a 10km hora numa extensão de 10km com uma faixa escapatória e uma ciclovia ao lado. Por detráz uma fila de automóveis e camiões em marcha lenta a queimar combustível desnecessariamente.
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Poi...a sorte é escapar!

Eu penso que o principal motivo para as constantes alterações ao código da estrada é angariação de utentes para as autoestradas e fundos para as autoridades fiscalizadoras.
Se não vejam: Um ciclista a 10km hora numa extensão de 10km com uma faixa escapatória e uma ciclovia ao lado. Por detráz uma fila de automóveis e camiões em marcha lenta a queimar combustível desnecessariamente.

O importante é o veículo sem motor, que não polui, mesmo que atrás deste venham meia dúzia de "charroncas" a poluir! É a imagem!

É como esta última alteração ao CE, no que concerne ao álcool: 0.2g por litro de sangue nos condutores profissionais. Pergunto se a maioria dos acidentes tem a ver com o álcool e, adicionando a este itém, se provêem dos condutores profissionais?

Sou profissional do volante há mais de 20 anos (do levantamento do copo isso serão mais outros tantos), até hoje nunca tive um acidente digno desse nome... um espelho, um toque numa manobra isso acontece. O meu seguro nunca foi accionado!

Ainda hoje, a chover que "Deus a dava", aceleras não faltavam!

Esta das rotundas (só agora é norma/lei) há muito que já a sabia... mas nunca a pratiquei por segurança. Se temos que circular o mais à direita possível, como é que numa rotunda (quando possível) temos que efectuar o inverso?

A das "cadeirinhas" sofreu (ainda bem) um "afrouxar" da rigidez estúpida até agora existente! Os tipos estão lá sentados a obrar leis... deviam, antes de mais, trabalharem ao lado de quem anda nisto há muito para terem uma noção da realidade...

Enfim, a caça à multa continua! O verdadeiro problema está a montante: a educação!
 

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,471
Gostos Recebidos
9
Infelizmente, é a caça à multa. Em vez de divulgar a prevenção e a educação rodoviária através da publicidade, e começando acima de tudo nas escolas, preferem usar da hipocrisia e a ignorância das pessoas, com a desculpa de passar multas como forma de reduzir a sinastralidade nas estradas.

Tudo isto resuma-se apenas ao LUCRO.:Espi63:
 

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
Seria muito mais correcto se em vez de caça à multa partir para a educação não só nas escolas mas, também para quem quer tirar (não comprar!!!) a carta de condução. Fala-se muito em exames psicológicos mas não têem aplicação prática pelo menos eu não os vi.
Depois é ver-mos os exemplos que nos são dados pelas próprias autoridades (menbros do Governo incluidos) em que sempre estão em marcha de urgência, uma vez fui mandado encostar por megafone por uma viatura da gnr a 500 metros do quartel só porque os senhores agentes esvam atrazados para sair de serviço e tinham pressa de lá chegar. Exemplo de civismo e DEMOCRACIA é dado pela Inglaterra onde até a Rainha é multada. E não venham dizer que se descuidaram ou que tiveram azar quando são apanhados ( eu também já fui) e acho, para terminar o testamento, que, se as regras existem, são para serem cumpridas por muito que discorde de algumas.
Quem tem pressa (hora de chegada) programa e sai mais cedo de casa.
 

TuCa_21

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Fev 28, 2008
Mensagens
159
Gostos Recebidos
0
não penso que muitas destas leis sejam caça à multa, são normas pensadas muitas vezes de forma utópica sim, e não o deveria ser. Mas no final, normas são necessárias...

considero caça à multa quando se vê carros não identificados das autoridades escondidos no meio do mato, tentar passar despercebidos atras de rails etc, para controlar a velocidade por exemplo.
quando o que deveriam fazer era rondas nas estradas com carros caracterizados.. as pessoas quando se apercebem de um carro das autoridades ao longe abrandam, conduzem de outra forma logo... isto seria trabalho preventivo, evitava altas velocidades em muitos locais, evitavam acidentes, mortes, etc.

com os carros descaracterizados escondidos e o radar na frente ..... temos altas velocidades na mesma, acidentes, mortes, etc ... mas ao menos os cofres la vão recebendo qualquer coisa .. e isso é que interessa!!

peço desculpa pelo offtopic...


btw. acho o assunto to topico muito interessante, pois as vezes coisas que fazemos de forma involuntária já, coisas consideradas "normais" por muitos, podem transformar-se em problemas graves em termos financeiros ou mesmo relativamente à posse da carta!!
é sempre bom recordar.
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Caça à multa é o que é! Mas ainda se fossem só os 50€... a questão é ficar sem carta por me desviar de uma lomba e ter pisado a linha! Nem passei "para o outro lado da faixa" FDP
A lomba está lá por alguma coisa. Armaste-te em "esperto" ao querer passar ao lado e vê no que deu.

DX2
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Esta das rotundas (só agora é norma/lei) há muito que já a sabia... mas nunca a pratiquei por segurança.
A única alteração que a circulação nas rotundas sofreu é que passou a ser proibido circular na faixa da direita dentro da rotunda excepto para que pretende sair na 1ª saída. Antes era permitido mas mesmo assim só se houvesse mais do que uma faixa de circulação nas saídas. Se elas tivessem só uma faixa, quem entrasse na faixa da direita na rotunda tinha que sair na mesma na 1ª saída. Eu aprendi assim quando fiz o código em 1989 e sempre conduzi assim.
"Andar às voltas" na faixa exterior das rotundas a cortar a saída a quem circula correctamente é muito mais perigoso e dá origem a muito mais acidentes, por isso acho muito bem que tenha passado a ser proibido aos ligeiros e motociclos.
Quanto às excepções, no que diz respeito aos ciclomotores e aos veículos de tracção animal concordo, porque são mais lentos e ficam mais protegidos se circularem na faixa exterior mas atenção que a nova redacção diz que eles não têm prioridade, sendo que têm que permitir a saída da rotunda dos veículos que o pretendem fazer. Já para os pesados, permitir esta excepção é um absurdo e extremamente perigoso. Estás a ver um pesado que circule na faixa da direita e que não queira sair na 1ª saída a dar prioridade aos veículos que queiram sair? Eu não. Para além disso, a desculpa de serem grandes e de ser difícil contornar as rotundas pela faixa interior não serve porque eu vejo-os (os bons profissionais) todos os dias a fazer isso, inclusive em rotundas bem "apertadas". Os outros têm é preguiça.

Se temos que circular o mais à direita possível, como é que numa rotunda (quando possível) temos que efectuar o inverso?
Esse princípio só se aplica às ruas e estradas. As rotundas não são uma coisa nem a outra, daí terem regras próprias.

DX2
 

maradona2

GF Prata
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
369
Gostos Recebidos
0
fazemos como o mario soares mandamos a factura pera o estado eles que paguem ehehhehheheehhehehehehe.
 

nidoram2cs

GF Bronze
Entrou
Fev 24, 2012
Mensagens
11
Gostos Recebidos
0
O mais grave é as bicicletas serem equiparadas aos carros na estrada, podendo circular lado a lado e os carros terem que as ultrapassar deixando uma margem de 1,5m. Assim vão 2 ciclistas em amena cavaqueira e os carros atrás a aguentar, além de ser extremamente perigoso, se só um já é perigoso então 2 lado a lado ainda é mais. Com estas regalias todas para as bicicletas que tal um seguruzito para as mesmas, é só euros a entrar.
 

TuCa_21

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Fev 28, 2008
Mensagens
159
Gostos Recebidos
0
O mais grave é as bicicletas serem equiparadas aos carros na estrada, podendo circular lado a lado e os carros terem que as ultrapassar deixando uma margem de 1,5m. Assim vão 2 ciclistas em amena cavaqueira e os carros atrás a aguentar, além de ser extremamente perigoso, se só um já é perigoso então 2 lado a lado ainda é mais. Com estas regalias todas para as bicicletas que tal um seguruzito para as mesmas, é só euros a entrar.

até posso estar enganado, mas se bem me lembro:
isso continua a ser proibido, o que mudou é que eles já não são obrigados a conduzir o mais a direita possível (praticamente pela berma), agora podem conduzir com uma distancia à linha da berma considerada margem de segurança, e sim, para os ultrapassar temos que dar 1.5m .

cumprimentos
 
Topo