• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

HD Não reconhecido pela BIOS - como actualizar firmware...

ThanosDeviR

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 22, 2011
Mensagens
16
Gostos Recebidos
0
Boas.

Tenho um disco Hitachi que depois de um "ecran azul" deixou de ser reconhecido pela BIOS.
Já tentei colocar numa caixa USB, mas não é reconhecido pelo sistema.

Ao ligar o disco via USB fico com a ideia de que ele "gira", ou seja, pressuponho que o "actuador" não esta danificado.

Ja usei o BOOT da marca, que permite fazer os low level format etc, mas como a BIOS não o reconhece, o software também não conseguiu fazer nada...

Pensei em trocar a PCB. Pedem muito $ por uma... não compensa em relação ao custo de um disco novo.

Deparei-me, num site que vende PCB's a seguinte frase:

" If your drive is spinning and not being detected by the BIOS you most likely have a firmware issue, not a PCB problem. "

Com esta frase em conta, gostaria de saber se alguem me pode ajudar a determinar a forma de aceder ao firmware do disco. Como ele não é reconhecido pela BIOS não estou bem a ver a forma de o fazer... mas fico com a ideia de que é possivel "refazer" o firmware...

Gostava muito que alguem com os conhecimentos necessários me podesse dar uma dica de procedimento...

Trata-se de um Hitachi 5k500 B-320 HTS545032B9A300

Obrigado.
 

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Mensagens
7,803
Gostos Recebidos
28
Ele não é reconhecido no setup da BIOS?

Diz "Not Detect"?

Esse pc já o reconheceu alguma vez?
 

ThanosDeviR

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 22, 2011
Mensagens
16
Gostos Recebidos
0
Boas maar3amt.

Sim, era o disco que eu usava com sistema operativo...

A informação que perdi não é o mais grave... mas tenho pena que seja tão dificil recuperar certos problemas nos HD... enfim... é o mercado...

Pelo que tenho andado a ler, poderia tentar trocar a placa lógica do HD, mas são caras e "dizem eles" têm de ser muito especificas, os dados da PCB e do HD têm de ser iguais... excepto o nr de serie como é obvio...
mas o preço pedido por uma PCB não compensa...

Depois li a tal info que não reconhecido pela BIOS pode ser falta de firmware...

Em relação ao que diz na BIOS, creio que não diz "Not detect"... simplesmente diz o mesmo que nos "campos" vazios.

É um disco de um PC portátil, portanto não há cabos nem jumpers... e ja tenho um velho ATA a desenrascar...

Nem era tanto pela informação... mas um disco é sempre um disco.... 320Gb pro lixo :(

A informação que tenho visto, desde preço de equipamentos para recuperação de dados aos custos pedidos para o repor o firmware, só compensava se eu tivesse dados de valor elevadissimo....

Existe por ai uns tópicos relativos a problemas de firmware com os Seagate... e alguem colocou umas informações sobre a recuperação que passava por usar um cabo usb, cortar o cabo, e ligar o TX RX e GRD ao disco e depois executar uns procedimentos. Engraçado (não procurei ainda o porque) é que este disco não tem os 4 pinos ao lado da ligação SATA, como os que vi nas imagens do Seagate...

Ou seja, mesmo que eu me desse ao trabalho de fazer experiencias malucas com o disco, não estou a ver como...

Creio ter um disco igual em outro portátil, mas n vou arriscar remover a PCB de um disco a funcionar, só para ver se consigo recuperar a info do avariado... lol, ainda ficava com dois tijolos.

Exceptuado problemas de cabos e jumpers, creio que o nao reconhecimento pela BIOS do meu disco, é problemas do próprio disco...

Ainda não testei colocar os parametros do disco de forma manual, em vez da detecção automatica... dado que se n me parece q seja essa a solução...

Seja como for, nenhuma solução "simples" me salva o disco por um preço que compense em relação à compra de um novo...

Ainda não testei em outro pc, apenas testei colocar numa caixa USB e nepia...

De qualquer das formas, se achas que tens dicas uteis agradeço ;)

Abraço
 
Topo