Os moradores do bairro dos Navegadores, em Porto Salvo, exigem que a Câmara de Oeiras cancele a construção de um canil a quinze metros das casas. "Em dois dias, recolhemos 600 assinaturas que entregámos à Câmara, num abaixo-assinado onde os moradores recusam o canil", disse Rui Ferreira, residente no bairro



"Não queremos a instalação do CROAMO – Centro de Recolha Oficial de Animais do Município de Oeiras – pelo ruído que os cães fazem e pelos maus cheiros", acrescentou José Varela.

Em reunião com os moradores, a vereadora Madalena Castro reconheceu que o canil implica mais ruído, mas garantiu que serão criadas barreiras acústicas para atenuar o barulho. "Foi-nos dito que as instalações só comportam 32 animais, mas nada impede de colocar mais animais nas celas", acrescentou Rui Ferreira. Os moradores reclamam para o local um jardim, um centro social, uma igreja ou mais habitações. "Comprámos estas casas com muito sacrifício, ficarão desvalorizadas. Quem é que vai querer comprar uma casa junto de um edifício onde vão abater e congelar os animais que são abandonados no concelho?"

cm