O Banco de Portugal (BdP) lançou hoje uma 'área de empresa' no seu sítio na Internet, visando ajudar as empresas a cumprir as suas obrigações de reporte estatístico e a obter informações relevantes para a sua actividade. «Precisamos de melhorar a caixa de ferramentas da balança de pagamentos, um instrumento vital para o acompanhamento da economia portuguesa», disse hoje o governador do Banco, Carlos Costa, na apresentação do serviço.
A área de empresa será um «canal privilegiado» para a comunicação entre as empresas e o BdP, acrescentou Costa.
Actualmente, há 42 mil empresas com operações com exterior que cumprem as suas obrigações de reporte através dos bancos, e apenas 700 «declarantes directos», disse na apresentação do novo serviço João Cadete de Matos, do departamento de estatística do Banco de Portugal.
Simultaneamente, a área de empresa (disponível no sítio do BdP, em Banco de Portugal) vai também oferecer dados da Central de Responsabilidades de Crédito e outras informações.
Até ao final do ano, o BdP vai realizar acções de formação sobre o novo sistema. O reporte através da Internet começará no primeiro trimestre de 2013.

Lusa/SOL