1. #1
    Avatar de florindo
    Registo
    Oct 2006
    Posts
    38.090

    Padrão Nacionalização do BPN custa 3,4 mil milhões aos contribuintes



    A proposta de conclusões da Comissão Parlamentar de Inquérito sobre o Banco Português de Negócios (BPN) estima que o encargo líquido para os contribuintes será de 3,4 mil milhões de euros até Dezembro deste ano.
    Este valor, que poderá aumentar ainda mais nos próximos anos - e que num plano meramente teórico até poderá atingir um limite de 6,5 mil milhões de euros -, consta no relatório de conclusões elaborado pelo deputado social-democrata Duarte Pacheco, à qual à agência Lusa teve acesso.
    O relatório do deputado do PSD será nos próximos dias apreciado e votado pelos restantes deputados da Comissão Parlamentar de Inquérito sobre a nacionalização e reprivatização do BPN.
    Segundo o cálculo apresentado aos prejuízos do banco, «até Dezembro de 2012, estima-se que o 'caso BPN' representará um encargo líquido de 3.405,2 milhões de euros para os contribuintes portugueses».
    No entanto, os encargos deverão ainda crescer nos próximos anos, não sendo ainda possível quantificar o volume total dos prejuízos.
    «O valor final só pode ser estimado quando o Estado alienar todos os activos que ainda estão na sua posse, podendo no limite atingir 6.509 milhões de euros mais juros e contingências», refere o documento.
    No entanto, de acordo com Duarte Pacheco, estes 6,5 mil milhões euros só seriam atingidos, «se todo o activo assumisse um valor nulo, o que, objectivamente, é impossível, na medida em que activos reais (moedas, obras de arte, imóveis) têm sempre valor superior a zero, em qualquer circunstância».
    No relatório de conclusões que Duarte Pacheco entregou já aos restantes deputados da comissão de inquérito constam também duras críticas à gestão do BPN enquanto esteve nacionalizado.
    O desfecho do BPN «poderia ter sido outro, não fosse o desnorte estratégico do accionista Estado ao longo de dois anos e meio, o qual conduziu à perca de valor do banco e a uma gestão sem horizonte de médio prazo».

    Fonte: Lusa/SOL

  2. #2
    Avatar de zeant
    Registo
    Sep 2006
    Posts
    168
    espectaculo, só aki em portugal,,,, para onde é teria fugido esse dinheiro?????, agora paga povo.

    cps

Tópicos Similares

  1. Respostas: 0
    Último Post: 13-03-2012, 19:38
  2. Respostas: 0
    Último Post: 21-09-2011, 11:48
  3. Respostas: 0
    Último Post: 21-02-2011, 22:51

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  

Conectar

Conectar