O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, deverá hoje explicar numa conferência de imprensa as novas medidas de austeridade a incluir na proposta de Orçamento do Estado para 2013.
A conferência terá lugar às 15:00 na sede do Ministério das Finanças, em Lisboa. O ministério escusou-se a confirmar o tema específico da conferência, limitando-se a esclarecer que Gaspar vai falar «sobre o programa de assistência económica e financeira de Portugal».
É no entanto provável que Gaspar anuncie quais serão as alternativas para compensar o abandono da proposta de aumento das contribuições da Segurança Social dos trabalhadores.
Estas medidas foram apresentadas pelo Governo à 'troika' no final da semana passada, segundo o porta-voz para os Assuntos Económicos da Comissão Europeia.
Depois de o Governo recuar na proposta relativa às contribuições para a Segurança Social, o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, sugeriu que as novas medidas poderão passar por um aumento de impostos.
O instituto que gere a dívida pública portuguesa anunciou na terça-feira que irá realizar hoje uma oferta de troca de dívida, de forma a trocar a linha que Portugal tinha de refinanciar em Setembro do próximo ano para Outubro de 2015.

Fonte: Lusa/SOL