Olinda Cardoso foi surpreendida, ontem à tarde, por um assaltante quando estava na cozinha da sua casa em Maceda, Ovar. A mulher, de 83 anos, correu assustada para a porta a pedir socorro. Um polícia de folga que mora ao lado ouviu os gritos e foi em auxílio da idosa. O ladrão fugiu, mas o agente da PSP, que presta serviço em Santa Maria da Feira, foi atrás dele e capturou-o.



"Foi uma aflição muito grande. O polícia foi muito corajoso, deveriam dar-lhe uma medalha", contou ao Correio da Manhã Maria Adélia, vizinha da vítima. O assalto ocorreu cerca das 15h00 quando Olinda Cardoso estava sozinha na cozinha.

"Foi um grande susto quando ouvi a porta a abrir e vi aquele homem à minha beira. Corri a pedir socorro e vieram todos os vizinhos", explica a idosa.

O assaltante, de 31 anos, também terá ficado surpreendido pela presença da idosa e com os seus gritos. "Ele saiu a correr, mas já me tinha roubado o telemóvel", acrescenta a vítima.

"O polícia tinha o carro à porta e foi logo atrás dele. Prendeu--o já perto da EN109", acrescenta Maria Adélia.

O assaltante, de 31 anos, foi entregue sob detenção à GNR de Esmoriz. Ficou com Termo de Identidade e Residência e foi libertado. Está notificado para comparecer hoje ao tribunal de Ovar para ser julgado em processo sumário. O ladrão tem um vasto cadastro por assaltos a residências. No dia anterior terá assaltado uma outra casa em Paramos, Espinho.

cm