De acordo com um relatório norte-americano, citado esta terça-feira pela AFP, o Irão terá urânio suficiente para produzir uma bomba nuclear dentro de dois a quatro meses, necessitanto depois de mais oito a dez meses para fabricar a arma atómica.

Segundo o relatório, publicado pelo Instituto para a Ciência e a Segurança Internacional, para o Teerão acumular os 25 quilos de urânio altamente enriquecido necessários para montar uma arma nuclear «precisará de entre dois a quatro meses».

Assim que tiver suficiente urânio enriquecido, o Irão deve levar de oito a dez meses para construir uma arma nuclear, disse à AFP David Albright, um dos autores do estudo.

«Uma decisão (do Irão fabricar armamento nuclear) durante o próximo ano não poderá escapar da detecção da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e dos EUA», sublinha ainda o relatório.

Recorde-se que no passado mês de setembro o secretário da Defesa norte-americano, Leon Panetta, afirmou os Estados Unidos teriam cerca de um ano para agir caso o Irão decidisse construir uma arma nuclear.



lusa