O Orçamento da Assembleia da República (AR) para 2013 mantém as verbas destinadas à Associação de ex- -Deputados e ao Grupo Desportivo que, entre os eventos deste ano, organizaram um torneio de golfe na Quinta da Marinha. Em 2012, estas rubricas custaram 57 mil euros.



O CM sabe que o documento estará concluído ainda esta semana e, apesar dos "cortes significativos" de que será alvo – conforme garantiu ao CM fonte do Conselho de Administração (CA) –, as dotações para a Associação de ex--Deputados (que recebeu 42,5 mil euros em 2012) e o Grupo Desportivo Parlamentar (que recebeu 15,2 mil euros) não sofrem alterações. Embora desconhecidas de muitos portugueses, as duas entidades "são associações privadas sem fins lucrativos, que beneficiam de instalações cedidas pela AR e de apoio financeiro para as suas actividades", disse fonte da secretária--geral da AR.

Na elaboração do orçamento, a preocupação do CA para a redução de verbas incidiu sobretudo nas dotações com "números grandes". Ainda assim, o corte está longe da redução de 27% ocorrida em 2012 relativamente ao orçamento de 2011, dado que as eleições autárquicas tornam a margem de manobra reduzida.

cm