A polícia brasileira iniciou hoje de manhã uma operação de ocupação de duas favelas no Brasil, Jacarezinho e Manginhos, as mais violentas do Rio de Janeiro e controladas por tranficantes de drogas.

Pouco antes das 05:00 (08:00 de Lisboa), 800 polícias fazendo-se acompanhar de 13 blindados da marinha, entraram a pé nas ruelas das duas favelas, conhecidas também por serem centros de consumo de "crack", informou a agência noticiosa francesa AFP, presente no terreno.

Na favela de Jacarezinho, uma jornalista da AFP ouviu tiros, enquanto que a imprensa local disse que na operação em Manginhos se desenvolve sem que, por enquanto, se tenham entregado narcotraficantes.

A operação mobilizou 170 fuzileiros da marinha, utilizando blindados e 1.300 polícias, dos quais 500 estão a cercar as favelas.

Pequenas equipas da polícia foram também enviadas para outras favelas com o objetivo de vigiarem e controlarem as movimentações dos traficantes de droga.

As autoridades brasileiras estão a tentar controlar as zonas mais perigosas do país, antes de se iniciar o Campeonato Mundial de Futebol em 2014 e dos Jogos Olímpicos em 2016.



lusa