Felix Baumgartner conseguiu bater diversos recordes mundiais com o seu salto em queda livre deste domingo.
Online, o paraquedista austríaco também somou pontos, ao bater o recorde do Youtube para "vídeo em direto com mais visualizações em simultâneo".

Milhões de pessoas assistiram em direto ao salto em queda livre de Felix Baumgartner, este domingo. O paraquedista conseguiu, com o salto histórico, bater alguns dos recordes a que se propunha e, inclusive, ultrapassar a velocidade do som. Felix tornou-se, assim, o primeiro ser humano a fazê-lo fora de um instrumento de aviação e, nem que seja só por isso, já entra para a História.
Não é, por isso, de espantar que os olhos do mundo estivessem virados para a queda livre de quase 40 quilómetros do austríaco. Muitos acompanharam o evento nas televisões, mas a Internet também foi um importante espaço para acompanhar a subida do paraquedista e o consequente salto. O Youtube da marca Red Bull (patrocinadora do evento) foi o local escolhido por muitos para ver o momento mais esperado: o salto de Felix em direção à Terra "colou" os olhos de mais de oito milhões de pessoas ao seu ecrã de computador, batendo o recorde do Youtube de "vídeo em direto com mais visualizações em simultâneo".
Num post publicado no seu blogue oficial, o Youtube adianta os números finais e recorda que o feito representa o culminar de cinco anos de preparação para conseguir quebrar recordes com 50 anos, testando "os limites humanos" e trazendo inovação "à pesquisa científica e médica".
As restantes redes sociais também viveram o evento. No Facebook e no Twitter, milhares de pessoas partilharam links para streamings em direto do evento, bem como fotografias e vídeos da preparação para o momento histórico e mensagens de boa sorte ao paraquedista. A fotografia da chegada a terra firme de Felix, por exemplo, recebeu, na maior rede social do planeta, quase 500 mil "gostos", originando praticamente 15 mil comentários e sendo partilhada 66 mil vezes.
A página oficial de Baumgartner no Facebook, que já conta com quase um milhão de fãs, foi outro dos espaços mais ativos durante e após o evento. O último post do atleta, um vídeo em que agradece aos fãs o apoio, já acumula mais de 134 mil gostos.

Fonte: jornal de Notícias