Homem de 28 anos
Espanhol usa consola de videojogos para abusar de 50 crianças


A Espanha está em estado de choque: um espanhol de 28 anos, identificado pelas autoridades como Ismael GP, é suspeito de abusar de pelo menos 50 crianças, além de várias ameaças e coacções.

Para concretizar os crimes, o espanhol, que reside perto de Sevilha, utilizava uma consola de videojogos, aproveitando-se de um programa de conversação (chat) para conhecer as potenciais vítimas, refere o jornal ’20 Minutos’.

Depois de meter conversa com elas online, guardava dados pessoais e introduzia assuntos ligados à sexualidade. Sob ameaças, que incluíram telefonemas e SMS, as crianças eram forçadas a despirem-se e a masturbarem-se frente a uma webcam – este tipo de abuso sexual é reconhecido a nível europeu pela denominação de ‘grooming’.

Caso se negassem a fazê-lo, o homem dizia que pirateava as consolas dos menores, revelando para a posteridade detalhes de índole sexual.

As autoridades policiais tiveram conhecimento do caso no início do ano, depois de dois menores, um de Lleida e outro de Barcelona, terem apresentado queixa.

Nos contactos feitos através de um X-Box, o abusador utilizava uma identidade falsa, a de ‘Joselito9218’, e pedia para as vítimas se despirem em troca de códigos de jogos online.

Para apanhar o culpado, que já tinha antecedentes por crimes semelhantes, foram captadas diversas gravações que mostram conversas do suspeito com alguns menores.

Ainda segundo o ’20 Minutos’, o homem assume-se como “o maior e mais famoso pedófilo de toda a Europa” em diversas páginas de internet.

C. da Manha