Grande parte dos utilizadores do Facebook já não tem de se preocupar ao associarem um número de telemóvel às suas contas. A empresa anunciou que os contactos já não podem ser pesquisados com base nos números.

A nova restrição só se aplica a números usados para «aprovações de login», um recurso de autenticação de dois factores que solicita aos utilizadores a utilização de códigos especiais enviados para os seus telemóveis - além das suas senhas, ao acederem à rede social a partir de um novo dispositivo. O recurso é projectado para evitar o abuso de contas em casos onde a senha tenha sido comprometida.


A restrição não se aplica caso o utilizador tenha adicionado o número de telefone deliberadamente nas suas «Informações de Contacto» do perfil.


O sistema de busca do Facebook fornecia a funcionalidade de pesquisa inversa, que permitia aos utilizadores encontrar outras pessoas no site procurando pelos seus números de telefone ou endereços de e-mail, em vez dos seus nomes.


«Como estamos constantemente a renovar as nossas ferramentas de segurança para melhor proteger os utilizadores, desactivamos a funcionalidade de pesquisa inversa para aqueles que utilizam aprovações de login para se ligrem ao site, até que possamos fornecer novos sistemas para tornar esta funcionalidade opcional», disse um porta-voz do Facebook.

A restrição de busca por números é temporária e a companhia está a trabalhar na implementação de um sistema que permitirá aos utilizadores decidir se querem torná-los pesquisáveis. No entanto, a empresa não esclareceu se o próximo sistema permitirá aos utilizadores evitar que outras pessoas os encontrem com base em qualquer um dos telefones adicionados aos seus perfis.


Fonte: Diário Digital