• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Actualização de Mapas nos Navegadores iGO8

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156


Abaixo ficam algumas perguntas e respostas sobre actualização de mapas nos navegadores iGO8


Navegador IGO8.3

P- O que é actualização de um mapa no GPS com navegador iGO8.3?
R- Actualização de um mapa consiste em substituir o mapa existente no GPS, por um outro mais novo.

P- Como sei se o meu GPS que tem o navegador iGO8.3, precisa desta actualização?
R- O primeiro passo é descobrir qual a versão está instalada no GPS, para se saber isto deve-se entrar em Menu depois em Opções depois em Sobre e finalmente em Mapas, aparecerão duas barras, uma Basemap xxxx e outra Iberia xxxx, anotar a data que está na barra Iberia no formato aaaa/mm/dd, se esta data for igual ou superior a data do mapa que se pretende instalar, não há necessidade de actualização.

Navegador iGO8.4 Amigo

P- O que é actualizar um mapa no GPS com navegador iGO8.4 Amigo?
R- Actualizar um mapa consiste em substituir o mapa existente no GPS, por um outro mais novo.

P- Como sei se o meu GPS que tem o navegador iGO8.4 Amigo, precisa desta actualização?
R- O primeiro passo é descobrir qual a versão está instalada no GPS, para se saber isto deve-se entrar em Menu depois em Ferramentas em Conteúdo e finalmente em Mapas, aparecerão duas barras, uma Iberia xxxx, e outra Mapa base xxxx, anotar a data que está na barra Iberia no formato aaaa/mm/dd, se esta data for igual ou superior a data do mapa que se pretende instalar, não há necessidade de actualização.

Navegador iGO8.5 Primo

P- O que é actualizar um mapa no GPS com navegador iGO8.5 Primo?
R- Actualizar um mapa consiste em substituir o mapa existente no GPS, por um outro mais novo.

P - Como sei se o meu GPS que tem o navegador iGO8.5 Primo, precisa desta actualização?
R- O primeiro passo é descobrir qual a versão está instalada no GPS, para se saber isto deve-se entrar em Mais depois em Ajuda depois em Mais em Conteúdo e finalmente em Mapas, aparecerão duas barras, uma Iberia xxxx, e outra Mapa base xxxx, anotar a data que está na barra Iberia no formato aaaa/mm/dd, se esta data for igual ou superior a data do mapa que se pretende instalar, não há necessidade de actualização.

Válido para todos os navegadores da família iGO

P- Posso colocar qualquer mapa no meu GPS?
R- Não, à priori só se pode colocar nos navegadores iGO mapas com a terminação .fbl

P- Posso usar qualquer mapa da família iGO, no meu GPS que usa o navegador iGOxxxx?
R- Sim os mapas dos navegadores iGO, 8, Primo e Amigo são iguais, podendo ser usados indistintamente em qualquer navegador da família iGO.

P- Se eu não gostar do novo mapa, posso voltar o mapa antigo?
R- Sim, basta substituir o mapa novo pelo antigo, e pronto.

P- Ouvi dizer que existem dois mapas diferentes o TA da Tele Atlas e o NT da Navteq, qual deles devo instalar no meu GPS?
R- A princípio são mapas iguais, mas dependendo da região existem muitas diferenças na cartografia, é interessante testar os dois e escolher o que melhor se adaptar às tuas necessidades.

P- Se eu actualizar o mapa do GPS, preciso actualizar o navegador também?
R- Não, são duas coisas distintas o mapa é apenas um item dentro do navegador.

P- Tenho vária rotas gravadas no meu GPS, se eu trocar o mapa perco estas rotas?
R- Não, a troca do mapa não altera as rotas, as rotas estão guardadas na pasta Save/Routes.

P- Se eu trocar o mapa perco os POIs?
R- Não, o mapa não interfere nos POIs.

P- Existe a possibilidade de um novo mapa causar danos no meu GPS?
R- Não, de maneira nenhuma o troca de mapas não causa danos ao GPS.

P- Posso ter dois mapas no meu GPS, e usar um o outro quando eu quiser?
R- Sim, é possível ter dois ou mais mapas instalados no mesmo GPS, e altera-los indistintamente usando o MapChanger, mas isto implica em várias alterações no navegador.

P- Como faço para colocar o novo mapa no meu GPS?
R- A colocação do novo mapa no GPS é bastante simples, mas exige alguns cuidados a saber:
inicialmente é preciso conectar o GPS ao computador, o que normalmente é feito através de uma porta USB (Universal Serial Buss) e antes de mais nada deve-se fazer uma cópia de todos os dados do GPS para algum lugar dentro do computador, criar uma nova pasta com um nome que possa ser identificado com facilidade por ex.... Meu GPS, criada a nova pasta, verificar se a opção de mostrar arquivos ocultos está habilitada no computador, antes de efetuar a cópia observar que alguns GPS tem dois diretórios ou seja duas pastas distintas o que são facilmente identificáveis ao instalar o GPS na porta USB, e se por ventura aparecerem dois novos dispositivos no Meu Computador o GPS tem duas pastas, neste caso deve- se criar duas sub-pastas dentro da primeira e depois copiar os dados do GPS separadamente para cada uma das novas sub-pastas, [ se tiveres dificuldade ou te sentires inseguro quanto a este procedimento solicita ajuda a alguém mais experiente ].
Em seguida pode-se copiar o novo mapa para o GPS, com o auxilio do Windows Explorer localiza a pasta Content e dentro dela a pasta Map localizar o novo mapa dentro do computador e arrastar ou copiar para dentro da pasta Map na pasta Content do GPS, desconectar o GPS do PC e efectuar os testes.

Obs.. Cabe aqui lembrar que alguns GPS’s tem o mapa vínculado a uma licença, onde o navegador não reconhece um outro mapa mesmo que igual, nestes casos para a actualização do mapa também se faz necessário a troca do navegador, este processo também é conhecido como desbloqueio do GPS .
 

prpz

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 21, 2008
Mensagens
95
Gostos Recebidos
0
os ficheiros HNr ficam junto com os mapas FBL ou noutra pasta ???
 

pancadas

GF Ouro
Entrou
Out 2, 2006
Mensagens
5,098
Gostos Recebidos
1
. .fbl Mapas ..\content\map
. .fpa Alertas de Proximidade ..\content\map
. .fda Cuidados e Alertas para o motorista ..\content\map
. .fsp Perfis de Trânsito (velocidade) ..\content\map
. .ftr Informações e Restrições para Caminhões ..\content\map
. .hnr Rotas Programadas em Estradas ..\content\map
. .poi Pontos de Interesse ..\content\poi
. .3dc Edifícios 3D ..\content\building
. .3dl Marcos 3D ..\content\building
. .dem Elevações, representa a superfície da Terra ..\content\dem
. .hsp Trânsito: Velocidade histórica ..\content\histspeed
. .txt Radares, alertas ..\content\speedcam
. .ph(r) Correções de vozes regionais ..\content\phoneme
. .kml Pontos de Interesse personalizados ..\content\userdata\poi\
 

vicmania

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 21, 2007
Mensagens
35
Gostos Recebidos
0
tentei colocar um mapa mais recente no meu dispositivo, no entanto ele não reconhece o mesmo. penso que será limitações da licença.
alguém me sabe dizer como resolver?

obrigado
 

Artur_Ribeiro

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 26, 2014
Mensagens
11
Gostos Recebidos
0
Onde posso arranjar essa atualizaçao do IGO?
Gostava de atualizar o Radio GPS do meu carro ele tem o IGO Primo 2.2 de 2012-02
 

kAbUkIx

GF Bronze
Entrou
Set 9, 2008
Mensagens
44
Gostos Recebidos
0
. .fbl Mapas ..\content\map
. .fpa Alertas de Proximidade ..\content\map
. .fda Cuidados e Alertas para o motorista ..\content\map
. .fsp Perfis de Trânsito (velocidade) ..\content\map
. .ftr Informações e Restrições para Caminhões ..\content\map
. .hnr Rotas Programadas em Estradas ..\content\map
. .poi Pontos de Interesse ..\content\poi
. .3dc Edifícios 3D ..\content\building
. .3dl Marcos 3D ..\content\building
. .dem Elevações, representa a superfície da Terra ..\content\dem
. .hsp Trânsito: Velocidade histórica ..\content\histspeed
. .txt Radares, alertas ..\content\speedcam
. .ph(r) Correções de vozes regionais ..\content\phoneme
. .kml Pontos de Interesse personalizados ..\content\userdata\poi\

Boas.

Tendo presente o post do pancadas, mas atentando ao tempo que se demora a atualizar os ficheiros na flash e/ou SD, pergunto depois de ter visto na Net uma informação pertinente: com iGo 8.3.2.xxxxx vale a pena atualizar FSP, FDA e FPA?
Li que apenas os Primo conseguem usar essa informação. Como o meu é o 8.3 num MioWalker se não servirem, escuso de estar a copia-los.
Há mapas Western Europe xxx.HNR. Servem-me para alguma coisa?

Obrigado.
 
Topo