"Sr. Patriarca, preocupe-se com a sua igreja, que nós preocupamo-nos com a nossa luta". A frase acompanha uma fotomontagem do Cardeal-patriarca D. José Policarpo despido, colocada ontem no site do Patriarcado de Lisboa por um grupo de piratas informáticos – ou hackers – autointitulados ‘Sidekingdom 12-Portugal’.



O grupo está ligado às manifestações contra a troika em Portugal e a mensagem publicada contesta as declarações proferidas a 12 de Outubro por D. José Policarpo, em Fátima, quando defendeu que os problemas do País não se resolvem com manifestações.

A imagem do Cardeal quase todo nu, parcialmente tapado por uma faixa onde se lê ‘Censurado', acabou por ser retirada e, ao final da tarde de ontem, já o site do Patriarcado tinha voltado à normalidade. Mas o CM encontrou a fotomontagem em vários fóruns de conversação na internet acompanhados da mensagem "site do patriarcado de lisboa defaced" - "defacement" ou "deface" é um termo de origem inglesa para o acto de modificar ou danificar a superfície ou a aparência de um site.

cm