A Portucel registou um lucro de 160,2 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, o que corresponde a um aumento de 11% face a igual período do ano passado.


O resultado líquido da Portucel de 160,2 milhões de euros compara com os 144,1 milhões de euros registados nos primeiros nove meses de 2011, de acordo com o comunicado emitido para a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
“Este crescimento foi sustentado num aumento do volume de produção e vendas de papel fino de impressão e escrita não revestido (UWF) e no bom desempenho operacional da área de energia”, diz a empresa no mesmo comunicado.

No período em análise, as receitas da empresa cresceram 1,2% para 1,1 mil milhões de euros, enquanto o EBITDA caiu 1,8% para 282,8 milhões de euros.

“Os resultados operacionais situaram‐se em 213,4 milhões de euros e comparam favoravelmente com o mesmo período de 2011, tendo sido positivamente influenciados pela reversão de provisões de cerca de 9,5 milhões de euros, assim como pelo menor valor de amortizações registado este ano, decorrente do ciclo normal de vida dos activos industriais”, adianta a mesma fonte.

Os resultados financeiros foram de -12,9 milhões de euros, o que representa uma melhoria face aos -15,3 milhões observados em igual período do ano passado. “Esta evolução resulta essencialmente da diminuição da dívida líquida do Grupo, assim como da redução do seu custo médio de financiamento, como consequência da tendência decrescente que os indexantes da dívida têm registado.”


Fonte: Jornal de Negócios