minha casa foi assaltada no dia 1 de Setembro. A casa de uma pessoa que conheço, num 8º andar na avenida 1º de Maio, também foi assaltada. Há uma grande onda de assaltos", revela Braz Gil, sustentando que "é preciso haver uma discussão pública do que se pode fazer para prevenir os assaltos".



Na cidade das Caldas da Rainha aumentaram os furtos em estabelecimentos comerciais e pavilhões industriais, com recurso a arrombamento, escalamento ou uso de chaves falsas, e os roubos por esticão, mas o maior número de ocorrências continua a ser dominado pelos furtos ao interior de viaturas, seguido do furto em casas.

O segundo-comandante da PSP de Leiria, subintendente Orlindo Freire, disse ao CM que os agentes policiais têm orientado a sua acção "para a solução dos problemas e sua prevenção".

Mas nas últimas semanas os autarcas têm vindo a público dar conta de algumas ocorrências e manifestam alguma preocupação com a segurança. "A situação está a ficar descontrolada, de tal forma que até o Centro Cultural e de Congressos e o Centro da Juventude foram assaltados", lamenta Duarte Nuno, residente na cidade.

DISCURSO DIRECTO
Fernando Costa, Presidente da CM Caldas da Rainha

Correio da Manhã – A falta de segurança preocupa-o?

Fernando Costa – Há alguns fenómenos de insegurança que nos preocupam, mas pode-se andar de dia e de noite sem problemas. Há casos de furtos em estabelecimentos comerciais e em veículos, resultantes da crise económica. Não corre tudo como gostávamos, mas se fizermos comparação com outras cidades é segura e recomenda-se.

– A que se deve isso?

– Temos um rendimento per capita dos mais elevados do Oeste, temos muita gente na classe média e o desemprego está abaixo da média nacional. O trabalho de instituições sociais acaba por contribuir para que os principais problemas sejam acompanhados.

– Entende que o policiamento é insuficiente?

– A PSP tem poucos elementos, mas dou nota positiva pelo trabalho meritório. Alguma criminalidade é praticada por pessoas de fora. As de cá estão controladas pela polícia.

cm