Mais três caixas multibanco (ATM) foram assaltadas à bomba ontem de madrugada, na zona de Lisboa, em apenas meia hora. Quase em simultâneo, na zona do Porto, outros tantos ATM foram roubados com rebarbadora. Os gangs roubaram dinheiro em cinco dos seis assaltos praticados.



Segundo dados divulgados ontem pela SIBS, registou--se um aumento dos ataques a multibancos de Janeiro a Setembro deste ano (138), face aos 113 do período homólogo de 2011 (ver caixa).

Na área de Lisboa, o primeiro crime ocorreu pelas 03h30, nas bombas da Repsol de Lousa, na A8, sentido norte-sul. Três encapuzados partiram o vidro da loja da bomba de gasolina à marretada e ameaçaram o funcionário com uma pistola. A vítima viu o trio a injectar o ATM com gás, explodindo-o. O grupo fugiu num BMW, com dinheiro.

Pelas 03h50, a mesma viatura estacionou junto às bombas da Galp da 2ª Circular, em Lisboa, junto ao Aeroporto, sentido norte-sul. A porta das bombas foi partida à marretada. Um funcionário não conseguiu impedir a explosão do ATM e o roubo de duas malas da caixa.

Pelas 04h00, um BMW de matrículas diferentes atacou as bombas da Galp na calçada de Carriche, no sentido Odivelas-Lisboa. A caixa ATM foi, de novo, rebentada à bomba e todo o dinheiro levado.

Entretanto, a norte, a vaga de três crimes começou às 04h00, no Banif de Arcozelo, Gaia. Quatro homens serraram o ATM e levaram dinheiro. Às 05h00, foi atacado o multibanco da Junta de Freguesia de Carvalhosa, em Paços de Ferreira. O gang partiu janelas e paredes até chegar ao ATM e retirou o dinheiro.

O único dos seis assaltos a ATM falhado ocorreu às 05h30, na Caixa Agrícola de Mindelo, Vila do Conde, pelo mesmo gang de Gaia. Dois homens partiram a máquina, fugindo sem nada.

SÓ UM EM CADA QUATRO ROUBOS TEM SUCESSO

Apesar de o número de roubos a multibancos (ATM) ter subido de Janeiro a Setembro deste ano face ao mesmo período de 2011, a taxa de sucesso dos crimes baixou. Segundo a SIBS (entidade que gere os ATM), apenas 36 dos roubos feitos neste ano tiveram sucesso (um em cada quatro), face aos 37 de 2011.