O Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais da Madeira (Iasaude) anunciou esta quarta-feira que estão confirmados até ao momento 52 casos de dengue na região, estando cinco utentes internados no hospital do Funchal.



Em comunicado, o Iasaude informa que o número de casos prováveis de pessoas infectadas ascende a 404 e que o total cumulativo de doentes internados é de 40.

A actualização anterior de dados feita pelo instituto, na quarta-feira passada, dava conta de 37 casos confirmados, seis pessoas internadas e 262 casos a aguardar confirmação laboratorial.

O organismo volta a alertar para as atitudes a adoptar na prevenção, eliminando as condições favoráveis à criação do mosquito 'Aedes aegypti', o principal vetor da dengue, e insiste para que, caso se manifestem sintomas da dengue, o utente procure o serviço de urgências das unidades de saúde da região.

O mosquito 'Aedes aegypti', considerado o principal vector da dengue, foi detectado na Madeira em 2005, mas os dois primeiros casos da doença surgiram apenas no início de Outubro deste ano.

cm